Aprenda a Renovar as Energias da Sua Casa

Tempo de leitura: 6 minutos

No post Consciência Ecológica e o Desapego Sustentável, falamos sobre a importância da sustentabilidade “reciclar, reutilizar, doar” e de como se desfazer do que não precisa mais, criando um ciclo de renovação na sua casa e na sua vida. Aprenda a Renovar as Energias da Sua Casa!

Aprenda a renovar as energias da sua casa
Aprenda a renovar as energias da sua casa

Quando falamos em acumuladores, logo pensamos naqueles programas americanos que mostram a vida de pessoas que perderam suas casas para objetos diversos. Sim, existem casos graves, que precisam de apoio médico e ajuda da família.

Mas será que você não está, de alguma forma, se tornando um acumulador?

Aprenda a Renovar as Energias da Sua Casa

Entenda que, temos por hábito, guardar objetos e itens por questões emocionais: herança, presente de alguém que amamos, ou que já morreu, lembranças de viagens…

Além disso, alguns de nós acumulam peças que “no futuro” serão reformadas ou podem ser úteis, coisa que normalmente não acontece. Ou ainda guardamos com medo de precisar e não ter e usamos desculpas como: “ah um dia vou usar esses vestido, em alguma festa que vai aparecer!”

Se apegar a coisas que não são usadas há algum tempo ou que lá no fundo, sabemos que não vamos usar, é bobagem! Estamos diariamente nos iludindo com promessas falsas de aquilo é útil, sabendo que não é verdade.

Feng Shui: Aprenda a renovar as energias da sua casa
Feng Shui: Aprenda a renovar as energias da sua casa
Feng Shui: Aprenda a renovar as energias da sua casa
Feng Shui: Aprenda a renovar as energias da sua casa
Feng Shui: Aprenda a renovar as energias da sua casa
Feng Shui: Aprenda a renovar as energias da sua casa

Ninguém precisa ser um expert em arrumação para saber quando coisa está ruim. Quando entramos em um local cheio de itens sem uso, sentimos uma energia pesada, um clima tenso, um desconforto. Para que isso não aconteça, precisamos organizar.

Hoje no mercado temos muitas opções de profissionais preparados para te ajudar nessa tarefa, portanto se tiver dificuldades, contrate um Personal Organizer, que estará preparado para te orientar e dará dicas para facilitar a tarefa. No site OZ Organize, além de contratar um profissional você pode aprender a organizar.

Aprenda agora a renovar as energias da sua casa

O livro A Mágica da Arrumação” de Marie Kondo, se tornou um ícone para os organizados de plantão. E claro, para os desesperados em aprender a técnica da arrumação! Aqui o princípio básico é se livrar de tudo que não te traz alegria.

Isso mesmo! Não importa se foi um presente, se custou caro… se você analisar bem e não se sentir feliz com o item em questão, deve descartá-lo. Marie associa a organização da casa com a organização da vida e vice-versa.

O princípio básico do método KonMari é: escolha com consciência o que será mantido e depois defina um lugar específico para cada coisa. Ela garante que “o espaço onde você mora afeta seu corpo”.

“Meu objetivo é fazer com que as pessoas como eu compreendam quanta força podem receber do ambiente em que vivemos. É por isso que dedico meu tempo ensinando-as a organizar suas casas”. Marie K.

Maria Kondo - A Mágica da Arrumação
Maria Kondo – A Mágica da Arrumação

Livro disponível no Amazon, Clique Aqui para Acessar.

A técnica chinesa do Feng Shui, voltada para harmonizar os ambientes também tem como princípio básico a organização. Para conseguir o equilíbrio e atrair boas energias ao local, primeiro precisamos tirar tudo o que não está sendo usado.

Depois disso, fazer uma boa limpeza, arrumar o que ficou e aí sim, começar a aplicar a técnica, com a escolha das cores, móveis e disposição dos itens de decoração. Para conhecer mais sobre o Feng Shui, conheça o trabalho do arquiteto Sergio Carillo.

Os chineses utilizam a harmonização através do Feng Shui em locais diversos, como empresas, comércios e residências. Eles sabem da importância de se manter o ambiente saudável para atrair a prosperidade e viver bem!

Feng Shui
Feng Shui

Então, por onde começar? Deixo aqui uma lista com algumas dicas que aprendi com as técnicas de Feng Shui e cursos sobre arrumação. Com isso você vai renovar as energias ao seu redor e ficará mais fácil se organizar.

  • Se você tem dificuldade em desapegar, comece organizando sua bolsa, carteira, o carro… tire TUDO o que não usa, limpe e arrume, será um bom exercício para treinar o desapego.
  • O guarda roupa é o próximo, faça a arrumação de uma única vez e tente ser objetivo. O que você não usa a mais de um ano, vai usar? Provavelmente não. Também vale para as promessas de emagrecer ou engordar, fique com o que vai usar e doe o resto, tem muita gente precisando.
  • Na cozinha, aplique a arrumação na geladeira e armários.
  • No escritório, guarde apenas documentos importantes, lembre-se de deixar espaço para o novo: clientes, pedidos… Separe os papéis em pastas organizadoras, com etiquetas identificadoras.
  • As lembranças de amigos e entes queridos que já se foram estarão sempre com você, no coração e na cabeça, não precisa guardar coisas materiais, elas não significam amor e nem curam a saudade.
  • Depois de organizar, limpe tudo.
  • A partir de agora crie um novo hábito, quando chegar em casa, tenha um local específico para deixar a bolsa, carteira, sapato…
  • Se vai sair, escolha a roupa com antecedência, assim pode deixar tudo arrumado de volta no lugar antes do compromisso.
  • IMPORTANTE: compre com consciência! Nada de sair por aí acumulando coisas que não precisa ou que não tem certeza que vai usar depois, ou seja, nada de compras por impulso.

Antes e Depois

Aprenda agora a renovar as energias da sua casa

Pode ser uma tarefa difícil no começo, mas aproveite essa etapa como um exercício de autoconhecimento.

A cada objeto, foto ou roupa escolhido, deixe sua memória trabalhar as lembranças (boas ou ruins) relacionadas ao item. E então, com consciência, desapegue o que não faz mais parte da sua vida.

Crie um ritual, uma comemoração para quando conseguir finalizar sua tarefa de organização: acenda velas aromáticas, incensos, compre flores, um prêmio de incentivo.

Agora aproveite o clima e faça isso também com os sentimentos! Renove e sinta a incrível mudança energética que pode acontecer na sua vida!

Leia Também: Feng Shui na Decoração e os Segredos para Prosperar na Vida

Espero que você tenha gostado.
Um Abraço! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *