Como Organizar Uma Cozinha: 7 Dicas Para Colocar A Mão Na Massa

Tempo de leitura: 6 minutos

A cozinha tem boas razões para “ser exigente” com a organização. Ela é o coração da casa. Ponto final? Não, ponto e vírgula; é o local de preparação dos alimentos e, por isso, precisa estar sempre limpa. Também deve estar sempre organizada para tornar prática a hora de cozinhar e de fazer as refeições, com todos os utensílios nos seus devidos lugares. Como o nosso tempo é escasso, tudo o que facilitar a rotina dentro de casa deve ser levado em conta, não é mesmo? Então, confira as dicas de como organizar uma cozinha. É mais simples do que você imagina!

Como você sabe, a cozinha é como coração de mãe, sempre cabe mais um. Mas o fato é que as cozinhas atuais estão ficando cada vez menores. A sala pode ser ampla, mas é muito raro, principalmente em apartamentos, a cozinha também ser grande. Essa já é uma boa razão para pensar nas melhores soluções de como organizar uma cozinha. Vamos lá!

como organizar uma cozinha

Dica 1 – Armários

Os armários têm um papel muito importante dentro dessa missão. São os responsáveis por guardar e acomodar louças, panelas, talheres e utensílios, além dos mantimentos.

O ideal é que a cozinha tenha um espaço próprio para guardar os mantimentos (latas, vidros, compotas, potes, leite, suco em caixa, entre outros), a famosa despensa, porém, a maioria de nós não tem esse privilégio. Mas não se preocupe, porque é possível organizar a sua cozinha sem esse espaço dos sonhos.

  • Primeiramente, não abra mão dos armários planejados. É a única forma de aproveitar, da melhor forma possível, todos os espaços da sua cozinha.

como organizar uma cozinha

  • Cuidando para não poluir o visual do ambiente, faça armários em todos os lugares que for possível. E para não ficar tão pesado, coloque portas de vidro em alguns deles, deixando à mostra as suas melhores louças, aquelas herdadas de família, por exemplo.

  • Nos cantinhos onde não cabe um armário, coloque prateleiras. Elas comportam alguns objetos, principalmente os de decoração. Hoje em dia, deixar as louças expostas em prateleiras está em alta, principalmente para quem tem um apego especial pelas peças. O único “porém” é a necessidade maior de limpeza no local, por ser aberto. A grande vantagem é a praticidade de ter tudo à disposição.

como organizar uma cozinha

  • Para as panelas, opte por aqueles gavetões onde cabem várias delas em um único local. É prático também para pegá-las e guardá-las. Mas se quiser, pode deixar as mais bonitas expostas.

como organizar uma cozinha

  • Para os mantimentos, o desafio é ter um lugar que facilite o manuseio. Uma dica são os aramados, que dividem o espaço e deixam os mantimentos todos à vista e de fácil acesso.

como organizar uma cozinha

  • Para as louças, o ideal é ter uma cristaleira ou armário na sala de jantar, onde você possa guardar e expor os seus objetos mais bonitos e de maior apreço. Se você não tiver esse lugar, deixe essas louças expostas em prateleiras ou em um cantinho da bancada.

Dica 2 – Fogão

Deixe sobre o fogão uma chaleira e uma panela que você usa diariamente. Isso facilita o dia-a-dia e ainda deixa o seu fogão cheio de vida. O ideal é que esses objetos sejam parte da decoração, então, cuide para que sejam bonitos e que combinem com o restante da cozinha.

como organizar uma cozinha

Na tampa do forno, deixe à mostra um pano de prato bem bonito, com detalhes em crochê ou pintado á mão. Objetos como esse enfeitam e deixam a sua cozinha ainda mais acolhedora.

Dica 3 – Pia

A pia acumula louças, sujeira e está sempre sendo utilizada para lavar, preparar e muitas outras tarefas. Por isso, ela deve ganhar uma atenção especial quando o assunto é como organizar uma cozinha.

  • Use suportes aramados na frente da pia para guardar papel toalha, tesoura, colheres grandes, óleo de cozinha, sal e outras coisas que você sempre utiliza na preparação das refeições. Dessa forma, fica mais prático cozinhar e você ganha espaço nos armários.

como organizar uma cozinha

  • Não abra mão de um organizador de detergente e esponja. Existem opções lindas e práticas disponíveis nas lojas. Isso evita que fique tudo espalhado na pia, sem um local próprio para esses produtos.
  • Outros dois objetos importantes são o porta-talheres e o secador de louças. Escolha materiais que não enferrujam e que sejam de fácil limpeza.
  • Lembre-se de trocar regularmente o pano e a esponja da pia, para não cumular sujeiras e bactérias. É uma questão de saúde.

Dica 4 – Bancada

Dentro das dicas de como organizar uma cozinha, a bancada, por ser um local multiuso, também merece destaque.

  • Deixe ela o mais livre possível para preparar os alimentos e até para você e sua família fazerem lanches rápidos nela. Dê preferência por deixar na bancada aqueles objetos maiores que não cabem nos armários e que sejam úteis no dia-a-dia da família.

como organizar uma cozinha

  • Uma dica bacana é deixar exposto ali uma pequena hortinha com os temperos mais utilizados. Pode ser em vazinhos pequenos. Além de organizada, a sua cozinha vai ficar bem cheirosa!

Dica 5 – Lixeiras

Tenha 2 lixeiras, uma para o lixo orgânico e uma para o lixo reciclável. Para o lixo orgânico, o ideal é uma lixeira pequena embutida na própria bancada, para não tirar espaço de algum armário. A outra lixeira pode deixar mais escondida, na lavanderia, se possível. Lembre-se que a tarefa de separar o lixo não deve ser encarada como uma opção, mas sim, como uma missão de todos nós.

Dica 6 – Mesa de jantar

Mesmo que você tenha uma mesa grande e a use para outras coisas além de fazer as refeições, não caia na tentação de fazer dela uma prateleira. Deixe a mesa sempre limpa e organizada, com no máximo um enfeite ou vaso de flor.

como organizar uma cozinha
Na Foto: Cadeira Carina

Dica das dicas – Mas como manter a cozinha organizada na correria do dia-a-dia???

Não é uma tarefa simples, mas tudo é questão de hábito. Faça um esforço para não espalhar coisas de outras partes da casa ou objetos pessoais nesse local. A cozinha deve ser o mais limpa e organizada possível, ter livre acesso, ser arejada e aconchegante.

Se a sua cozinha dividir o mesmo espaço da área de serviço ou for perto dela, cuide para não deixar o varal e produtos de limpeza na cozinha. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, são departamentos diferentes que não devem se se misturar, certo? Faça o possível para separar esses dois ambientes.

como organizar uma cozinha

Então, gostou das nossas dicas de como organizar uma cozinha? Simples, não é? Mãos à obra e boa sorte!

Um abraço e até a próxima!

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *