Cores da sua sala: como escolher?

Tempo de leitura: 4 minutos

Na hora de escolher as cores da sua sala, tenha em mente qual é o seu objetivo com este ambiente. Você pode optar por passar uma sensação de amplitude, de descontração, de sofisticação ou de aconchego, por exemplo.

As cores das paredes e dos móveis vão influenciar diretamente no clima criado para este cômodo. Confira abaixo dicas incríveis e faça a sua escolha.

Cores claras

cores da sua sala
Imagem: arquidicas.com.br

As cores claras como os tradicionais branco neve, branco gelo ou marfim dão uma sensação de amplitude quando utilizadas nas paredes. São uma boa pedida para salas pequenas.

Para seguir uma linha mais minimalista, opte por móveis também de cores claras e objetos de decoração em tons escuros. Por exemplo, escolha luminárias na cor preta e almofadas em tons mostarda ou com estampas gráficas, em preto e branco.

Já os tons de cinza claro podem ser utilizados nas paredes para dar um efeito mais elegante e sóbrio. Além das luzes tradicionais no teto, luminárias estrategicamente localizadas no canto do sofá ou perto da mesa de jantar criam uma atmosfera mais aconchegante.

Com as paredes em tons de cinza, escolha móveis que criem um contraste interessante como sofá preto e cadeiras em branco. Utilize também as variações de branco, preto, marrom e marfim para os acessórios da sala, como as almofadas, tapete e mesa de centro. Assim, você conjuga itens de decoração criando um espaço harmonioso.

cores da sua sala
Imagem: Pixabay

Seguindo a linha de tons pastéis, você pode optar por paredes e móveis bem claros, mas ousar na cor do teto. Neste exemplo da foto, o tom de rosa escuro cria um efeito diferenciado e tem tudo a ver com um estilo jovem e despojado. Uma ideia a mais na hora de escolher as cores da sua sala.

cores da sua sala
Imagem: dcorevoce.com.br

Cores escuras

Utilizar cores escuras na sala de estar pode ser ótimo para criar um ambiente diferente. Mas avalie bem o espaço como um todo antes de pintar as paredes, pois cores escuras quando mal utilizadas tornam o ambiente cansativo.

Pintar somente uma parede de cor mais fechada como o cinza escuro ou o esverdeado contribui para modernizar a sala de estar. Você pode deixar o branco nas demais paredes. Nos móveis próximos às paredes, como racks e estantes, prefira cores claras.

Uma cor mais quente como o caramelo, ocre ou tons de terra destacará o jogo de estofados dos demais objetos da sala. Nesse caso, um sofá bem confortável e amplo será um convite para relaxar ou conversar com os amigos.

cores da sala
Imagem: Pixabay

Mas se a sua ideia é ousar um pouco, saiba que móveis de cores diferentes estão em alta. Um sofá revestido com tecido na técnica capitonê e na cor verde, por exemplo, é muito aconchegante.

Combine com uma parede em tons de azul escuro (ou variações de azul royal ou marinho), que é uma cor profunda e calmante. O sofá na cor vermelha escura também ficaria bem neste conjunto. Elegância total nas cores da sua sala.

cores da sala
Imagem: arquidicas.com.br Na foto: Poltrona Platner

Cores vibrantes

cores da sala
Imagem: lopes.com.br

As cores vibrantes como o vermelho, laranja e amarelo levantam o astral. Elas são uma boa opção se você costuma receber amigos e parentes em sua sala de estar.

O segredo para usar cores vibrantes na sala sem ser cansativo é criar uma composição com cores mais claras. Por exemplo, ao optar por uma parede vermelha, prefira um sofá em tons de areia ou branco.

No outro exemplo abaixo, o vermelho vibrante ficou por conta do sofá, dos detalhes no teto e nos quadros. No resto do ambiente foram usados tons de cinza, branco e marrom para equilibrar. O papel de parede com estampa sóbria ajudou a sair do óbvio e a contrastar com a parede branca.

cores da sala
Imagem: Pixabay

Caso a sua sala possua dois ambientes, escolha um deles para pintar as paredes com cor vibrante. A sala de jantar em laranja funciona bem para aumentar o apetite e promover mais descontração nas reuniões de família. Considere mais esta opção ao pensar sobre as cores da sua sala.

meninadeatitude
Imagem: meninadeatitude.com.br

E então, já escolheu as cores para a sua sala? Clique aqui e confira as opções da Essência Móveis para sala de estar. Com certeza, você encontrará lindas opções para compor o ambiente dos seus sonhos.

4 Comentários


  1. Bom dia, vcs me dariam uma opinião?
    Minha casa tem cômodos muito grandes,
    Ela é toda pintada de branco.
    Em uma sala (ambiente) o teto e piramidal de madeira é muito vidro em grandes janelas e portas. Queria pintar apenas uma parede de cor diferente nesta sala. Pensei no ocre, me ajudem?
    Outra sala , tenho uma parede em curva enorme (15 a 20m), teto em laje branca, sofás em couro marrom e tapete marrom também. Gostaria de pintar essa parede com um tom quente, pensei no vinho fechado?
    Me ajudem

    Responder

    1. Olá, Márcia!
      Tudo bem?

      Como seu espaço é grande, você pode pintar apenas uma parede.
      É interessante optar por cores que combinem também com seus móveis. 😉

      Atenciosamente,
      Equipe Essência Móveis de Design
      Central de Atendimento: (11) 2189-9333
      WhatsApp: (11) 99711-3126

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *