Cozinha Decorada e suas Medidas Perfeitas

Tempo de leitura: 13 minutos

A Cozinha Ideal. Você sabe a importância que tem esse ambiente em sua casa?

Cozinha Ideal – Medidas

Ela além de muito importante, por ser onde passamos muitos momentos, é nela que preparamos nossos alimentos. A cozinha ideal é conhecida por ser o coração da casa, afinal, cozinhar é um ato de amor!

Decoração em Cozinhas
Cozinha Ideal – Decoração em Cozinhas

Cozinha, O Coração da Casa

A cozinha por ser o coração da casa, deve ser decorada e pensada com todo amor.

A cozinha é o coração da casa.

Cozinha é o Coração da Casa.
Cozinha Ideal – Cozinha é o Coração da Casa.

Afinal os momentos ali devem ser de grande satisfação, pois se você não ama cozinhar, pelo menos ama comer as delícias preparadas neste ambiente, nem que seja para roubar um lanchinho da geladeira durante a madrugada.

Por isso a decoração da cozinha é tão importante, ela deve ser ideal para cada estilo de vida e cada tipo de cotidiano.

Como Ter Uma Cozinha Ideal

A cozinha ideal não é a mais bonita, nem a mais bem decorada com móveis, objetos caros ou utensílios diferenciados, mas sim a que se adapta as suas necessidades.

E quanto mais nós temos um ambiente agradável, mais teremos uma vida feliz.

A decoração transforma nossas vidas.

Cozinhas ideais para cada estilo
Cozinha Ideal – Cozinhas ideais para cada estilo

Alegra pelo fato de que em um ambiente bonito nossa mente se sente mais confortável. E a beleza em união com uma ergonomia bem pensada, para cada tipo de ambiente, faz toda diferença.

Beleza + Ergonomia = Ambiente Perfeito

O que é Ergonomia

Ergonomia é o estudo científico das relações entre homem e máquina, visando uma segurança e eficiência ideais no modo como um e outra interagem.

Otimização das condições de trabalho humano, por meio de métodos da tecnologia e do desenho industrial.

Ergonomia é um termo que deriva do grego “ergon”, que significa “trabalho” e “nomos”, que significa “leis ou normas”.

Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas.

Utilizar soluções ergonômicas nos ambientes é uma iniciativa que pode aumentar significativamente os níveis de satisfação, eficácia e eficiência do cotidiano.

Outubro Rosa

Ergonomia na Cozinha

Para se ter uma cozinha ideal, é necessário aplicar a ergonomia em sua construção. A Ergonomia ajuda a melhorar seus momentos no local.

Espaços Ergonômicos e Bonitos
Cozinha Ideal – Espaços Ergonômicos e Bonitos

Uma cozinha sem ergonomia adequada pode se transformar em uma grande dor de cabeça, provocando dores físicas em quem passa muito tempo ali, tanto cozinhando quanto lavando a louça.

A Ergonomia Ajuda em…

…três pontos importantíssimos da nossa vida:

  1. Prevenir dores físicas
  2. Ajuda na agilidade do local
  3. Deixa os momentos passados ali mais confortáveis

E Para se ter a ergonomia ideal para a cozinha, alguns detalhes são essenciais no ambiente:

  • Altura
  • Largura
  • Comprimento
  • Espaço entre os moveis

Essas medidas, pensadas da forma correta, fazem toda a diferença.

Medidas Ideais de Uma Cozinha

Cada ambiente pede uma medida de móveis e espaços diferentes, afinal cada um é designado para uma área do cotidiano.

E para se ter uma Cozinha ideal, é extremamente necessário que adaptemos todos os móveis, e estes móveis devem ser fabricados, ou escolhidos, levando em conta nossas próprias medidas.

Como Assim?

Exemplificando: Em uma casa onde os moradores são pessoas tem a estatura mais baica, a altura da pia da cozinha, assim como a mesa de apoio, deve ter uma altura menor do que a pia ou mesa de uma casa onde os moradores são mais altos.

A Ergonomia faz com que cada ambiente tenha uma medida diferente para cada indivíduo.

Já pensou como seria desconfortável preparar uma refeição em uma bancada bem mais baixa que você? Da até para sentir aquela dor na coluna, que iremos sentir depois de uma hora curvado sob a bancada.

Pior ainda se for a hora de lavar a louça, segurar um peso, com as costas curvadas, durante um curto ou longo período de tempo, diariamente pode te causar problemas sérios de coluna.

Então é muito mais prático construir uma cozinha onde as medidas são perfeitas, do que ter que consertar futuros problemas de saúde causados pela falta de ergonomia no ambiente.

Para te ajudar em ter a sua Cozinha Ideal, preparamos uma tabela com a média das medidas de bancada necessárias para cada altura.

Abaixo, na tabela, Altura da Pessoa X Plataforma de Trabalho, separamos um conjunto de alturas, e as medidas proporcionais a elas, com pequenas variações que não irão prejudicar a sua coluna.

Podendo assim, garantir momentos felizes e agradáveis em sua cozinha.

Altura da Pessoa x Plataforma de Trabalho

Tabela de Medidas - Altura da Pessoa X Plataforma de Trabalho
Cozinha Ideal – Tabela de Medidas – Altura da Pessoa X Plataforma de Trabalho

#1 Na tabela nós verificamos que as pessoas que tem a estatura entre 1,50 metros e 1,60 metros, devem utilizar plataformas de trabalho que tem a altura entre 0,70 metros até 0,85 metros.

#2 As pessoas com estatura entre 1,60 metros e 1,70 metros, devem utilizar plataformas de trabalho que tem a altura entre 0,85 metros até 0,95 metros.

#3 As pessoas com estatura entre 1,70 metros e 1,80 metros, devem utilizar plataformas de trabalho que tem a altura entre 0,90 metros até 1,05 metros.

#4 E os mais altos, pessoas com estatura entre 1,80 metros e 1,90 metros, devem utilizar plataformas de trabalho que tem a altura entre 0,95 metros até 1,10 metros.

Ao utilizar estas medidas, teremos bases de trabalho mais confortáveis e ergonômicas. Logicamente que se for possível, faça uma plataforma de trabalho relativa a sua altura.

Mas se lembre sempre, que visitas podem aparecer em sua casa, por isso a utilização da “média” é tão importante, para que a sua cozinha seja confortável para você e seus convidados.

Medidas Importantes

Existem muitas outras medidas que são importantes em uma cozinha, uma delas é o espaço entre os móveis.

Quando pensamos na medida necessária para passagem entre os móveis, o mínimo é a distância de 60 cm, mas como em uma cozinha é necessário abaixar para mexer em uma gaveta, pegar alguma coisa, essa medida mínima passa para 80 cm.

E no local do forno, para que exista uma distância com uma pequena folga, a distância entre o forno e qualquer outro móvel ou bancada, deve ser de 90 cm. E entre dois balcões a distância deve ser de 120 cm até 150 cm.

Isso transforma o fluxo na cozinha muito mais prático e confortável.

Nas cozinhas atualmente, existe a “moda”, muito bem vinda, de ilhas na cozinha (bancada sem paredes em volta). Para ilhas de cozinha os espaços necessários são de 60 cm em toda sua volta, facilitando o trânsito em volta de todos os lados da ilha.

Ilha na Cozinha
Cozinha Ideal – Ilha na Cozinha

E assim como na distancia dos balcões, devemos manter 120 cm entre a ilha e os balcões ou gabinetes paralelos.

Em relação a distancia entre os gabinetes de cozinha e a altura dos armários aéreos, ou superiores, a distancia média está entre 40 cm e 70 cm.

A profundidade dos armários também deve ser levada em conta.

As medidas de profundidade de um armário baixo, vai de 60 cm até 65 cm. Isso porque as medidas seguem a distância que seu braço consegue alcançar.

Para alcançar o fundo de um armário alto, com 40 cm de profundidade, seria necessário a utilização de um escada, então para isso se diminui a medida das profundidades dos armários mais altos.

Nada na Ergonomia é à toa, todas as medidas existem por um motivo muito relevante.

Outra medida que às vezes esquecemos, ou até mesmo não sabemos o porque de sua utilização, é a medida entre o piso e os armários e gabinetes de cozinha.

Armários de cozinha com pés
Cozinha Ideal – Armários de cozinha com pés

Essa também é maravilhosa. Você pode encontrar nas Lojas KD.

Os pés dos armários da cozinha devem ter no mínimo 10 cm de altura, e quando não existe pés, e sim o armário é suspenso, a altura mínima é de 14 cm.

A média desta distância entre o piso e o gabinete vai de 10 cm até 20 cm de altura.

Assim existe mais facilidade para limpeza do piso. E isso é ergonomicamente pensado, pois em um local onde a vassoura não consiga chegar, seria necessário que a pessoa se abaixasse, e assim conseguisse tirar o acumulo de sujeira, algo não muito confortável e absolutamente nada prático.

Todas as medidas da cozinha devem ser pensadas ergonomicamente para ajudar em seu cotidiano.

Altura Ideal do Forno, Forno Elétrico e Microondas

Tudo em nossa cozinha tem uma altura e uma medida ideal, e não poderia ser diferente em relação ao forno-microondas e ao forno elétrico.

O Microondas abre sua porta lateralmente, e por isso deve estar entre 130 cm e 150 cm do chão. O Forno Elétrico pode ser posicionado mais abaixo, 90 cm até 97 cm de altura do chão.

Fogão, Microondas e Forno Elétrico
Cozinha Ideal – Fogão, Microondas e Forno Elétrico

Lembrando que estas alturas são medidas à partir do centro dos eletrodomésticos, nunca em relação a sua base ou teto.

O Fogão, seja tradicional embutido ou cooktop, deve ter uma área livre em volta, por aquecer muito, pode desgastar outros eletrodomésticos. E de preferência, deve estar próximo a pia, e a uma base de trabalho, que vai ser a transferência de panelas quentes e alimentos. Essa distancia deve estar entre 90 cm e 120 cm.

Outra medida muito importante na cozinha, é a altura do exaustor. A altura minima dele deve ser de 50 cm em relação a bancada do fogão, e pode no máximo chegar até 70 cm da mesma.

Pia da Cozinha e Luminosidade

A pia é um dos locais mais importantes de sua cozinha, e por isso ela deve ser muito bem iluminada, de preferencia com iluminação natural.

Colocar a pia em frente a uma boa janela resolve este problema. Isso porque o preparo dos alimentos fica muito mais prático e rápido quando existe uma boa visualização do local, e ainda economiza energia.

Pia de Cozinha bem Iluminada
Cozinha Ideal – Pia de Cozinha bem Iluminada

A cozinha sempre deve ter uma luz clara e branca, nunca uma luz escura e amarelada.

Local para Refeições

As cozinhas que tem espaços reduzidos, devem ter preferencia por não colocação de mesas, e sim pela utilização de bancadas. Nelas podem ser feitas pequenas refeições, e também servem para arrumar os pratos que serão servidos em uma sala de jantar.

Quando forem utilizadas como “mesas de cozinha” devem ter banquetas com medidas de 70 cm até 80 cm de altura, e a altura da bancada deve ser de 100 cm até 110 cm.

Balcão de Cozinha Simples e Prático
Cozinha Ideal – Balcão de Cozinha Simples e Prático

A profundidade desta bancada deve estar entre 45 cm no mínimo, uma medida menor que esta, dificultaria a colocação de pratos ou panelas.

Lembrando sempre que entre o assento que será utilizado e a bancada, deve existir uma distância para colocação das pernas, que em média é de 30 cm.

Triangulo de Trabalho

Triângulo de trabalho é o nome dado ao ciclo de trabalho em uma cozinha, e esse ciclo é formado pela Geladeira, Pia e o Fogão. A boa construção deste “triângulo” facilita o cotidiano pois reduz as movimentações desnecessárias dentro de sua cozinha.

Triangulo de Trabalho na Cozinha
Cozinha Ideal – Triangulo de Trabalho na Cozinha

Na foto acima se encontra a Banqueta Bombo, nas qual você pode encontrar no site oficial da Essência Móveis de Design clicando aqui.

Tudo dentro de um ambiente deve ser pensado para facilitar a vida, ajudando a melhorar seu cotidiano, deixando os dias mais práticos e confortáveis.

Por isso sempre que for decorar ou construir uma cozinha, lembre-se destas medidas, e consiga obter a Cozinha Ideal.

Ideias de modelos de cozinha

Aqui vão algumas inspirações de cozinhas lindas e funcionais.

Além de bonitas, a decoração delas deve ajudar em seu cotidiano. Tenho certeza de que alguma delas pode se encaixar perfeitamente em suas necessidades e no seu gosto.

Decorar, assim como cozinhar é um ato de amor.

Ideias de decoração para cozinha
Cozinha Ideal – Ideias de decoração para cozinha
Ideias de decoração para cozinha
Cozinha Ideal – Ideias de decoração para cozinha.

Na foto acima se encontra a Banqueta Bombo, na qual você pode encontrar no site oficial da Essência Móveis de Design clicando aqui.

Ideias de decoração para cozinha
Cozinha Ideal – Ideias de decoração para cozinha
Ideias de decoração para cozinha
Cozinha Ideal – Ideias de decoração para cozinha
Cozinha Ideal - Ideias de decoração para cozinhas
Cozinha Ideal – Ideias de decoração para cozinha

Todas as formas, todas as cores e todas as medidas, fazem a diferença para se obter a Cozinha Ideal.

Resumão

Para não esquecer de nenhum detalhe, e ter uma Cozinha ideal e linda, revise todos os tópicos que vimos:

  • Cozinha coração da casa
  • Como ter uma cozinha Ideal
  • O que é Ergonomia
  • Ergonomia na cozinha
  • Medidas ideais de uma cozinha
  • Medidas Importantes
  • Altura ideal do Forno, Forno Elétrico e Microondas
  • Pia da Cozinha e Luminosidade
  • Local para Refeições
  • Triangulo de Trabalho
  • Ideias de Modelos de Cozinha

Todas as decorações tem suas necessidades e adaptações, mas levando em conta todas as medidas que demos neste post, você não cometerá nenhum erro ergonômico grave em sua cozinha.

O mais importante em uma decoração não é apenas sua beleza, mas sim seu conforto e praticidade. Nenhum ambiente consegue ser aconchegante se te trouxer dores de cabeça com pequenas dificuldades diárias.

Então coloque nossas dicas em pratica, e consiga obter a cozinha ideal.

Um Grande Abraço!

Comentários

11 Comentários


  1. Gostei muito, vou procurar seguir as orientações para fazer minha decoração.

    Responder

  2. Bom dia! Estou fazendo um projeto de uma casa e estou com dúvida em relação a distância entre os balcões da cozinha que tá com 1.55 ! Essa medida é o suficiente? Ou terei que lamentar?

    Responder

    1. Olá Wemerson,
      Tudo bem?

      Acredito que seja mais do que o suficiente. 🙂
      Na dúvida você pode recorrer a uma consulta rápida com algum arquiteto.

      Um Abraço.
      Eder Prado

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *