Decoração: 5 coisas que você precisa saber

Tempo de leitura: 5 minutos

Você acha que decorar é uma coisa difícil, com custo alto e que está longe da sua realidade? Que para deixar sua casa mais confortável precisa quebrar paredes e ter muita dor de cabeça? Então leia esse post e entenda as 5 coisas que você precisa saber sobre decoração para mudar, de uma vez por todas, esse conceito.

Bem mais fácil do que parece, esclarecer alguns pontos pode te mostrar uma nova realidade sobre decoração. Pode ainda proporcionar momentos divertidos em família e com os amigos, e fazer dessa mudança um processo contínuo de renovação do seu lar.

Decoração: 5 coisas que você precisa saber

Acredito que decorar não é uma coisa estática, feita apenas uma vez… é um trabalho diário, afinal nosso gosto pessoal também muda, as tendências nos influenciam, a família cresce, chegam novos filhos peludos, enfim, nossa vida é dinâmica e sua casa deve acompanhar tudo isso.

Esse lance de ter um lar e não só uma casa, é real! Precisamos cada vez mais nos identificar com o nosso canto e nada melhor do que colocar a mão na massa e fazer você mesmo essa mudança para encontrar uma decoração bonita e que funcione no seu dia a dia!

1 – Saber onde quer chegar

Tenha foco e objetivo e vou te ajudar com esse primeiro passo, responda algumas perguntas: Essa decor funciona no seu dia a dia? Atende a necessidade de todos os moradores? É necessário alguma reforma ou conserto antes de começar a decorar? Quanto tenho disponível para investir em decoração.

Lembre-se que além de bonito, o seu lar precisa atender suas necessidades básicas. Tenha em mente o que você quer para cada ambiente, e como isso vai afetar o dia a dia familiar, com isso você evita frustrações no final do processo.

5 coisas que você precisa saber sobre decoração

2 – Definir seu estilo

Aqui entra o famoso mood board, que é mais simples do que parece. Não importa se você vai usar o Pinterest ou recortar revistas. Crie um painel com cores, objetos, móveis e ambientes que você se identifica. Estude o que pode ou não ser adaptado para sua realidade e quando terminar essa tarefa terá o seu estilo definido.

É preciso entender que nem tudo que está na revista funciona pra você e que mais vale uma mistura de tendências do que um ambiente com cara de hospital. Aqui também vale uma conversa com todo mundo que vive no local, para que o resultado final traga conforto e satisfação à todos.

5 coisas que você precisa saber sobre decoração

3 – Começar agora

Isso mesmo, decorar não precisa ser um projeto caro e nem causar um buraco no seu orçamento. As vezes é possível começar com custo zero. Mas como fazer isso? Primeiro faça uma lista de coisas que você já tem, principalmente aquelas que não sabe onde colocar.

Nesse ponto você vai descobrir coisas que nem lembrava mais que tinha, ou identificar móveis que ao mudar de cômodo farão toda a diferença. Entre também para a turma do Faça Você Mesmo, não precisa de grandes habilidades, se quer ideias de como fazer, clique aqui.

Muitas vezes, basta mudar as coisas de lugar para ganhar novos ares. Tem um móvel precisando de reforma? Leia aqui como repaginar e reutilizar. Vale também garimpar a casa de amigos e familiares, todo mundo tem algo que quer doar e pode ser exatamente o que você precisa.

5 coisas que você precisa saber sobre decoração

Gostando do artigo? Então você vai amar saber do ebook “Primeiros Passos da Decoração: Truques, Dicas e Facilidades”. Clique aqui para ler.

4 – Ser autêntico

Muita gente se preocupa com a impressão pessoal que a decoração pode causar quando for receber uma visita. Sabe aquele medo que fica escondido e traz uma série de dúvidas? Começa assim, o que vão achar … de uma coleção de bonecos de filme de terror? de um quadro com mulheres nuas? de objetos religiosos de culturas diferenciadas?

Sua casa, suas regras! Aqui você pode (e deve) estar cercado de coisas que te tragam boas lembranças, não importa o que vão achar, estamos falando do seu universo particular, do seu porto seguro. Pode ser que alguém comente sobre seus gostos pessoais, mas e daí? Seja autêntico, sempre!

5 coisas que você precisa saber sobre decoração

5 – Correr riscos

É o famoso, quem não arrisca… pode ser que você pinte uma parede com tão sonhado azul Tiffany, que você faça o teste antes, entre no site dos fornecedores, coloque fita crepe em todos os cantos e no final, quando estive pronto, fique decepcionado com o resultado final, faz parte!

Talvez você tenha que conviver com essa parede por um tempo, ou você pode comprar uma tinta nova e refazer. Pode até enchê-la de pôsteres para disfarçar… enfim, coragem, se você não tentar, nunca vai saber o quão linda e colorida sua parede podia ter ficado.

5 coisas que você precisa saber sobre decoração

“Você não precisa ser designer de interiores para arrasar na decoração da sua casa, você só precisa pensar como um.” Simone Collet, Meu Estilo Decor

Quer aprender mais sobre como fazer uma decoração de acordo com a sua realidade? Indico op site da Simone Collet, Meu Estilo Decor. Além das dicas incríveis para uma decoração mais autoral, se bater um desespero ela também oferece um atendimento diferenciado.

É claro que se você pode contratar um profissional da área, vale muito a pena! Um arquiteto, um designer de interiores ou decorador podem te ajudar e muito, podem oferecer uma nova visão dos ambientes e de como atingir seus objetivos sem sofrimento.

Um site super legal que fala sobre isso é o Buji. Duas amigas, Ana Viana e Bárbara Ávila resolveram descomplicar essa coisa de decoração e oferecem uma consultoria personalizada, focada no reuso de móveis e espaços e buscando um resultado funcional e sustentável.

4 Comentários


  1. E bora por a mão na massa mulherada, que pensar como designer significa AÇÃO. E ajustes ao longo do caminho. Para decorar você só precisa se arriscar um pouco e se divertir muito. Beijo grande e obrigada Fabi pela honra.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *