Decoração: Sala Perfeita em 10 Passos

Tempo de leitura: 10 minutos

Ter uma Sala Perfeita pode parecer algo que apenas as revistas de decoração conseguem, mas seguindo alguns passos, “Sala Perfeita em 10 Passos”, você pode sim chegar à perfeição!

A sala é uma parte importante da casa, pois ela serve para receber seus convidados e amigos, passar um tempo em família, descansando ou assistindo televisão. Enquanto a cozinha é o coração da casa, a sala é a cabeça. Assim trazendo todas as características de seus moradores e tornando cada instante passado ali, em momentos super agradáveis, aconchegantes e muitas vezes marcantes.

Para que a decoração ocorra de forma prática, detalhamos as 10 principais dicas para se ter a sala perfeita.

Decoração: Sala Perfeita em 10 Passos

#1 Espaço

O espaço de cada ambiente deve ser estudado sempre antes de se começar a decoração. Tirar as medidas de sua sala vai facilitar muito na escolha dos móveis, afinal não correrá o risco de comprar algum item que não caiba dentro do cômodo ou que deixe seu ambiente muito apertado.

Decoração: Sala com espaço de circulação
Decoração: Sala com espaço de circulação

É necessário se pensar nos espaços vazios da sala, sim, eles precisam existir! Esse espaço vazio faz com que consigamos transitar livremente e também nos deixa com a sensação visual de amplitude, assim sentimos liberdade e não aprisionamento.

Mais detalhes sobre os espaços, todas as medidas que precisamos para ter um ambiente lindo e agradável você encontra neste vídeo aqui.

#2 Personalidade na Medida Certa

A sala é o cartão de visitas da casa, assim ela deve conter todas as características que os moradores querem passar. Sua personalidade deve estar presente nos detalhes, porém não deverá ser posta de forma agressiva, transformando o ambiente em algo extremamente impessoal para os convidados.

A personalidade pode estar nas cores e os objetos decorativos, assim como nas formas de sofás e poltronas. Uma ótima opção para não errar é manter uma base neutra, com formas simples e deixar sua personalidade a mostra em pontos focais bem distribuídos no ambiente.

Decoração: Sala Perfeita em 10 Passos
Decoração: Sala Perfeita em 10 Passos

Exemplificando, se você é apaixonado por “quadrinhos”, sua sala não deve parecer uma cena de historia em quadrinhos, mas sim conter em seus detalhes o tema.

Colocar quadros e pôsteres com os seus personagens favoritos, almofadas temáticas e até mesmo “ToyArte” nas prateleiras e centros de mesa, já fazem a sala entrar no clima, mas sem perder a elegância e o aconchego necessários para que todos se sintam confortáveis.

#3 Assento Ideal

Cada sala pede um tipo de assentos, para as sala de visitas o principal é um sofá confortável mais no qual a pessoa não fique muito “jogada”, e sim acomodada de forma elegante. Já na sala de TV, o primordial é um assento para se passar horas e horas, muito aconchegante e extremamente confortável, aqueles sofá onde você pode deitar e tirar uma sonequinha.

As poltronas também devem seguir a mesma linha de pensamento dos sofás. As poltronas sem braço são ótimas para salas mais dinâmicas, onde conversar e interagir é o foco principal.

Já as poltronas super estofadas e macias, e até mesmo o famoso modelo “poltrona do papai”, é ideal para salas mais intimas, onde o que se deseja é passar momentos relaxantes e mais particulares.

Decoração: Sofá Ideal para Sua Sala
Decoração: Sofá Ideal para Sua Sala

Se você tem dúvida na hora de escolher o melhor sofá, leia este artigo.

Mas, para ter um sala perfeita, você deve levar em conta seu uso e suas necessidades.

Para isso elegemos o puff como um objeto coringa, pois ele serve de apoio para quem está no sofá, substituindo a mesinha lateral, e também é super útil em momentos em que irão existir muitas pessoas na sala, assim pode ser utilizado como assento sem ocupar muito espaço no cotidiano da decoração.

E além disso pode ser um centro de mesa ou apoio para os pés super estiloso.

Utilizar a criatividade com bom gosto faz com que a sala tenha multifuncionalidade e praticidade. Para facilitar sua forma de escolher os assentos de suas salas, assista aos videos: Tipos de Assentos – Sala de Televisão e Tipos de Assentos – Sala de estar.

#4 Tapetes

Os tapetes são um ponto muito importante da sala, pois um erro em sua escolha pode destruir toda decoração.

Decoração: Sala com tapete utilizado corretamente
Decoração: Sala com tapete utilizado corretamente

Algumas regrinhas são básicas para iniciar a escolha e a colocação do tapete:

  • Sala grande, tapete grande, (vice-versa).
  • Tapetes entrando embaixo do sofá, aproximadamente 20cm, (no caso da sala grande).
  • Tapetes distante do sofá, aproximadamente 5cm, (no caso de sala pequena).
  • Casa de idosos devem ter os tapetes presos por fita adesiva, (evitando quedas).
  • Casa com cachorros, tapetes escuros e mais grosseiros, (para não sujarem ou serem destruídos).
  • Casa de alérgicos, tapete sintético.
  • Decoração colorida, tapete neutro, (vice-versa).
  • O tapete nunca deve cobrir todo o piso.
  • Salas com carpete não recebem tapetes.

#5 Cortinas

Uma bela cortina valoriza e destaca a sala, fazendo com que ganhe um charme extra. Porém a colocação de forma errada pode diminuir sua sala, ou até mesmo fazer com que ela fique escura e quente.

Para ter a sala perfeita, e nunca errar com suas cortinas, você deve levar em conta a altura de sua sala e a luminosidade que entra nela.

Uma sala mais escura e com pouca luz natural deve ter cortinas leves, deixando toda luz entrar. A sala com excesso de luminosidade pode receber uma cortina blecaute sob a cortina decorativa, assim em momentos em que se deseje um ambiente mais escuro, é só fechar a cortina.

Decoração: Sala com lindas cortinas
Decoração: Sala com lindas cortinas

Podemos trocar as cortinas em épocas do ano, no inverno cortinas mais pesadas e com cores quentes e no verão utilizar tecido voil e transparente, deixando toda alegria do calor entrar.

Outro ponto crucial das amadas cortinas é a colocação do varão da cortina. O seu posicionamento pode destruir a beleza da sala, então siga as regras:

  • Sala Baixa, varão colocado alto.
  • Sala pé direto alto, varão colocado um pouco mais baixo.
  • Sempre centralizar o varão na janela ou porta.
  • Nunca deixar a cortina encostar ao chão.

Explicação detalhada de como colocar o varão de cortina neste vídeo.

#6 Plantas na Sala

As plantas trazem vida para a sua sala, porém não devem ser colocadas em excesso. Muitas plantas podem fazer sua sala parecer um jardim, sendo que as extremamente perfumadas podem causar alergias e desconfortos aos seus familiares e convidados.

Decoração: Sala decorada com plantas
Decoração: Sala decorada com plantas

Algumas das melhores flores para se utilizar na sala são:

  • Orquídeas
  • Lirio da paz
  • Violetas
  • Bromélias
  • Begônias

Sempre lembrando que existem plantas que não se adaptam aos ambientes internos, estas devem ser excluídas da decoração de sua sala!

#7 Luz ideal e Ventilação

Existe coisa mais desconfortável que um ambiente escuro e abafado? Não!!!

Para evitar que sua sala fique com estas características e ainda economizar energia na sua decoração, o ideal é deixar espaço para a circulação do vento, evitando aglomeração de objetos, principalmente perto das portas e janelas.

Decoração: Sala com luz e ventilação
Decoração: Sala com luz e ventilação

A luz natural é a melhor forma de iluminar sua sala, economiza e deixa o ambiente muito especial. Caso tenha apenas uma janela, a colocação de espelhos pode ajudar a multiplicar esta luz, e as cortinas devem ser claras, trazendo a alegria do Sol para sua casa.

Mais detalhes sobre luz e ventilação no Ebook Primeiros Passos da Decoração

#8 Obras de Arte

Uma bela obra de arte faz com que uma sala sem graça ganhe glamour. Escolher a obra de arte depende muito do seu espaço, ela pode ser uma bela tela, uma escultura, ou até mesmo um móvel especial.

Decoração: Sala com obras de arte em foco
Decoração: Sala com obras de arte em foco

Para destacar uma tela algumas dicas são essenciais, o ideal é que a moldura seja contrastante ao tom da parede.

Além disso, assim como a escultura ou o móvel desejado, pode estar sob o foco de uma luz, assim se tornando o ponto focal da decoração, dando um mega Up em sua sala.

#9 Televisão

Assistir um filme, ver seu programa de TV favorito, pode ser um momento muito mais agradável se você seguir algumas pequenas regras.

  • Aparelho de TV em destaque (nenhum objeto deve estar extremamente próximo)
  • Nada de luz frontal (a TV deve estar longe das janelas, para que o reflexo não atrapalhe a tela)
  • Centralizar a TV na parede
  • Manter distância do sofá
  • Sala pequena pede um Aparelho de TV pequeno
Decoração: Sala de Televisão
Decoração: Sala de Televisão

Seguindo estas regrinhas simples, seus momentos em frente a TV serão ainda mais confortáveis, e sua sala ainda mais linda.

#10 Feng Shui

Algumas dicas do Feng Shui são super divertidas e agradáveis, mesmo para quem não acredita na energia vinda da disposição dos móveis, utilizar essas dicas faz com que a sala fique ainda mais bonita e bem planejada, renovando a energia de sua casa.

Decoração: Sala Alto Astral
Decoração: Sala Alto Astral

Nunca colocar o sofá de costas para quem entra na sala.

Sofás dispostos em forma de “U” fazem os convidados se sentirem acolhidos.

Espelhos em logo na entrada refletem qualquer energia negativa, e também deixa com que todos possam dar uma olhada no visual assim que adentrar em sua casa.

Resumão:

  • Espaço – Estude o espaço antes de comprar os móveis.
  • Personalidade na medida certa – Deixe a sala com a sua cara, sem incomodar as visitas.
  • Assento Ideal – Cada tipo de sala pede um tipo de estofado.
  • Tapetes – Tapete deve acompanhar o espaço, e sempre de forma segura.
  • Cortinas – Escuras aquecem, claras e leves clareiam. Aprenda a colocar o varão.
  • Plantas – Plantas caseiras valorizam e trazem vida ao ambiente.
  • Ventilação e iluminação – Ambiente bem ventilado e com luz natural faz toda diferença.
  • Obras de Arte – Devem ser destacadas e colocadas na medida certa.
  • Televisão – Não deve ter objetos que dispersem seu foco.
  • Feng Shui – Trazer bem estar e aconchego é sempre bom.

Seguindo as dicas do “Sala Perfeita em 10 passos”, é impossível errar na decoração. Seu gosto sempre deve prevalecer e o seu design de interiores deve levar em conta seu bem-estar e o acolhimento de seus convidados.

Um Abraço! 😉

4 Comentários


  1. adorei as dicas mas ainda tenho uma duvida meu sofá fica na parede da janela então preciso de orientação quanto a cortina

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *