Decoração Urbana: Inspire-se e Decore

Tempo de leitura: 3 minutos

Conhecida por reunir influências que refletem o estilo de vida de quem mora em grandes cidades, a decoração urbana é uma tendência que conquista especialmente quem vive em apartamentos. Isso acontece porque o urbano é um visual simples de compor e envolve elementos que são facilmente encontrados em lojas ou até mesmo dentro de casa.

Da onde veio o estilo urbano na decoração

Assim como o estilo industrial, o urbano nasceu em Nova York, quando áreas industriais e comerciais começaram a ser transformadas em residências. Por isso, os dois gêneros têm muito em comum.  Quem gosta de ambientes descolados e originais, com certeza vai se identificar com o urbano. Confira algumas dicas de como produzir esse efeito no seu imóvel.

A Cidade dentro do apartamento

Comece trazendo a cidade para dentro do seu lar, ou seja, envolva-o com peças que remetem ao universo cosmopolita. Adesivos, fotos ou pôsteres de cartões postais famosos que representam o agito local, além de figuras como prédios, pontes, viadutos e ruas, são perfeitos para compor um clima boêmio.

E não precisa focar apenas em imagens do lugar em que vive, monte um cenário explorando megalópoles famosas como Nova Iorque, Tóquio, Amsterdã, Paris, entre outras.

decoração urbana dentro do apartamento
Foto: Pinterest

Cores sóbrias para uma decoração mais leve

Quem gosta de equilíbrio pode optar por uma decoração levemente urbana. Para tal, basta investir em cores sóbrias, especialmente branco e cinza – que tem tudo a ver com esse universo. Se quiser dar um toque de elegância ao espaço, escolha uma das paredes e pinte de preto.

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

A parte colorida pode ficar por conta de objetos complementares, como almofadas, cadeiras, puffs, jogos de mesa, cama e banho, entre outros. As cores mais indicadas para esses itens são laranja, amarelo e diferentes tonalidades de azul.

                              Foto do apartamento decorado do Vibe República

Estilo rebelde: ouse e divirta-se

Mas se quiser ser mais radical, e se a estrutura do seu apartamento permitir, deixe parte dos materiais aparentes. Paredes descamadas, tijolos à mostra e reboco em estado bruto são algumas sugestões que vão deixar o imóvel com uma estética urbana/industrial bastante original. Artigos com aspecto enferrujado e objetos de metal também fazem toda diferença.

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

Eletrodomésticos ajudam na decoração? A resposta é: Com certeza!

Outro detalhe são os eletrodomésticos. Dê preferência a modelos pouco convencionais, ou seja, troque os tradicionais brancos e cromados por coloridos ou pretos. Você vai notar que essa iniciativa vai acrescentar modernidade e deixar o local descolado.

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

Fitness + Decoração: A combinação perfeita

Agora que a bicicleta está fazendo sucesso nas grandes cidades, que tal incluí-la na decoração? Assim você vai unir o útil ao agradável: guardar a bike em um lugar prático e acessível e ainda dar um efeito urbano ao apartamento

Foto: Pinterest

Arte é pedida da vez

Obras de arte são a cara do estilo. Pinturas, esculturas, grafite, entre outras expressões artísticas destacam ainda mais o visual.

Foto: Pinterest

Reaproveite e reutilize

Apostar no reaproveitamento de móveis é uma maneira de trazer contemporaneidade a elementos antigos, característica que representa o perfil estético urbano. Portanto, em vez de trocar toda a mobília, use a criatividade e personalize.

Foto: Pinterest

Agora que você já sabe como se basear na cultura urbana para decorar o apartamento, é só escolher qual vai ser o visual: levemente urbano ou urbano mesclado com industrial?

Esse post foi uma colaboração da Fernanda Dutra da Tibério Construtora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *