Diferenças entre Polipropileno e ABS

Tempo de leitura: 3 minutos

Móveis de DesignOlá,
Tudo bem?

Quando for comprar uma cadeira de design, não fique inseguro em relação a diferenças de materias. A seguir uma matéria esclarecedora sobre a diferença entre esses materiais que são disparados os mais utilizados para fabricação de cadeiras de design, são eles o “Prolipropileno” e “ABS’.

Diferenças entre Polipropileno e ABS
Diferenças entre Polipropileno e ABS

Diferenças entre Polipropileno e ABS

Quando se tratam de móveis, submetido a testes, o Prolipropileno e o ABS são idênticos a quesitos como durabilidade e conforto. Visualmente a diferença é no brilho das cores, enquanto o Prolipropileno já é moldado com pigmentação na cor que o objeto deverá ficar, o ABS ganha pintura depois de moldado, por isso o brilho maior da cadeira à direita.

Como tudo na vida há vantagens e desvantagens, não posso deixar de citar algumas delas. Enquanto os móveis em ABS brilham por ganharem pintura pós fabricação, a mesma precisa de maior cuidado contra batidas e possíveis arranhões, podendo assim danificar a pintura e estética da peça.

Porém os móveis em prolipropileno, levam o que chamamos de semi-brilho, pois não possuem uma pintura pós fabricação, a mesma vem com a cor natural pigmentada, sendo assim, tornando-se quase que impossível o dano a pintura.

Os dois materiais permitem reciclagem e isso é muito bom para nosso meio ambiente.

Características do Polipropileno

  • Alta Tenacidade
  • Facilidade de pigmentação (semi-brilho)
  • Excelente resistência química
  • Resistência a detergentes e agentes de limpeza
  • Resistência ao suor, mofo e intempéries
  • Baixa absorção de umidade
  • Permite reciclagem
  • Material leve

Características do ABS (Acrilonitrila butadieno estireno)

  • Alta Tenacidade
  • Pintura com brilho
  • Excelente resistência química
  • Permite reciclagem
  • Material leve
  • Boa elasticidade sem rompimento

Além de móveis, onde esse materiais são aplicados?

  • O ABS é utilizado muitas vezes em janelas de micro-ondas, máquinas de lavar, carcaças de computadores, freios de carros
  • O Polipropileno é utilizada em peças de máquinas de lavar, brinquedos, saca-rolhas, para-choques, ventiladores, materiais aquáticos, etc.

Em resumo, nota-se que são materiais bem semelhantes. Claro que para determinados fins, o ABS é melhor que o Polipropileno e vice-versa. Para mobília, esses materiais quase não se distinguem, sendo assim, fique tranquilo na hora de adquirir sua mobília, seja ela em ABS ou Polipropileno.

Fica a dica

Sempre que for comprar móveis feitos nos materiais citados acima, observe bem a peça, seja por meio de foto (compras via e-commerce) ou pessoalmente. Como são materiais moldados, os moldes podem deixar as peças tortas e consequentemente fora de ergonomia, prejudicando a sua saúde.

Conclusão

Outubro Rosa

No teste de “conforto” que realizei com as duas cadeiras acima, pude perceber que os dois materiais são idênticos, não há diferenças entre polipropileno e abs, ao sentar a coluna se alinha perfeitamente ao espaldar, dando sensação total de estabilidade, conforto e segurança.

Quem quiser se aprofundar mais a esses tipos de materiais, abaixo coloquei os links de referências que usei para montar esse artigo. Aqueles que tenham sugestões ou dúvidas, ficarei feliz por comentar. Para aqueles que gostaram das cadeiras, pode-se adquirir na loja virtual da Essência Móveis de Design, são elas: Cadeira DSR e Cadeira Saarinen.

Aqui minha sugestão para uma nova leitura no blog, Cadeiras de Design!

Abraço e até a próxima!

Referências:

Comentários

20 Comentários



  1. Ótimo post Eder!
    Só uma dúvida, no caso de cadeiras transparentes os materiais apresentam diferença no brilho?

    Responder

  2. Prezado Eder,
    Agradeço suas dicas sobre os polímeros, me ajudou.
    Mas para colaborar, queria esclarecer, sobre os exemplos, que o material ABS que é um plástico de engenharia não tem nada haver com o “freio ABS” que é um sistema de frenagem anti-bloqueio. Valeu!
    Abraço.

    Responder


  3. estou vendo as famosas cadeiras de acrilico para comprar… e sempre encontro o material policarbonato ou polipropileno. A alguma diferenca em relacao a durabilidade e resistencia de ambos?

    Responder

    1. Olá Renata, tudo bem?
      A diferença é o que policarbonato é sempre transparente, já o polipropileno é sem transparência. 🙂
      Abraço.

      Eder Prado

      Responder

  4. Éder, adorei o esclarecimento e estou procurando uma cadeira com material de Prolipropileno, em especial a que está na imagem do seu post.
    Você disse que fez o teste e disse que a coluna fica bem alinhada.
    Mas me reside uma uma dúvida: ao sentar na cadeira você percebe que o encosto é firme ou ele “cede” curvando-se um pouco para trás?

    Responder

    1. Tatiana,
      Tudo bem?

      Obrigado por seu comentário. 🙂 O encosto é sim firme, porém se você realmente forçar sua costas para trás ela vai se curvar um pouco sim. Sentada normalmente na cadeira ela não vai ceder.

      O que posso garantir que o espaldar da cadeira é bem confortável e dá sim pra passar horas nela, diferentemente de uma cadeira com fibra de vidro que não tem qualquer tipo de “curvatura”, essa sim você pode ser “jogar” que ela não vai ceder.

      Espero ter ajudado. 🙂
      Tenha um ótimo sábado.

      Eder

      Responder

  5. Boa tarde.
    As diferenças entre o PP e o ABS são:
    – ABS é um material com melhor resistência mecânica, o que leva a que suporte mais tensão nas cadeias sem se deformar, quando comparado com o PP;
    – O tipo de acabamento das cadeiras depende do acabamento da cavidade do molde usado para fabricar cada cadeira, se a cavidade tiver sido polida, a cadeira também será polida, se for texturada, a cadeira será texturada;
    – O ABS custa 2 a 3 vezes mais do que o PP, e como metade do preço das cadeiras se deve ao tipo de polímero, a cadeira em PP será à partida, mais barata;
    – Em suma, opte sempre por uma cadeira em ABS (se o preço compensar em relação ao PP).

    Se tiver mais questões sobre plásticos pode perguntar.

    Responder

  6. Olá Eder gostaria de saber se tem outro metodo de saber a diferença de polipropileno e abs ? Agradeço a atenção

    Responder

  7. Ola adorei sua materia, esclareceu bem minha duvida! Estou montando uma Clínica e estou pensando em usar longarinas de Poliproleno, porém fiquei na duvida em questão do conforto ! O que você acha de usar esse material para uma Clínica médica?

    Responder

    1. Olá Amanda,
      Tudo bem?

      Para uma clínica médica eu não recomendaria. Geralmente o tempo de espera é longo e emergências podem acontecer, sendo assim o tempo de espera dos pacientes pode se estender. Certo? O polipropileno é um material duro e pode não ser tão confortável para os pacientes como um material estofado.

      Em resumo, tudo vai depender do conforto que você quer dar aos seus pacientes.

      Eu recomendaria uma longarina para você uma longarina estofada, como a do link abaixo.
      >> http://www.essenciamoveis.com.br/longarina-esteirinha

      Temos outros modelos e tamanho. 🙂
      Conte conosco no que precisar.

      Um Abraço.
      Eder Prado

      Responder

  8. Eu estou procurando a compra duma mala e precisava conhecer qual material era mais resistente

    Responder

  9. Bom dia, estava com uma enorme duvida sobre qualidade das banquetas em ABS, este texto ajudou sanar todas as minhas duvidas, muito obrigado. Agora encontrar uma boa promoção.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *