Erros mais comuns na decoração (agora não tem mais desculpas)

Tempo de leitura: 5 minutos

Você já deve me conhecer, sou o Eder Prado, trabalho aqui na Essência, vejo móveis de design todo santo dia e mesmo assim eu tenho dúvidas, incertezas em como melhorar a decoração aqui do escritório e da minha própria casa.

Realmente não é fácil decidir quais são as melhores opções para se decorar, por isso, deixo esse trabalho para meus amigos arquitetos e decoradores. Agora, quando a verba fica curta, preciso apelar para meus conhecimentos básicos e minha primeira preocupação é não errar na hora de decorar.

Decoração: 6 erros mais comuns na que você não pode cometer

Havia uma época em que eu não sabia nada sobre decoração, mas nem sempre foi assim, decoração, além de muito estudo, é experiência. Por isso, deixo aqui alguns erros mortais que você não pode cometer na hora de decorar. Não há uma regra exata para decorar, há muito do gosto pessoal nisso tudo, mas nem por isso você vai sair por ai fazendo qualquer coisa. Mantenha sempre o bom senso!

  1. O primeiro erro na decoração é não consultar um profissional. Mas Eder, a grana tá curta, o que fazer? Consulte o Google, ele vai te dar muitas dicas de decoração. Procure na guia de imagem por “decoração com design”, “decoração alegre”, “decoração sóbria”, há uma infinidade de palavras-chave, vá para o caminho que mais te atrai. Existe até o decorador on-line, não há desculpas mais.

    1º Dica de Decoração - Erros mais comuns na Decoração
    O primeiro erro na decoração é não consultar um profissional
  2. Um cômodo de cada vez, não tente fazer tudo hoje e agora. Lembre-se, a pressa é inimiga da perfeição. Deixe a porta do quarto de hóspedes bem trancada, ninguém vai querer ir lá verificar sua bagunça. Faça tudo de forma tranquila, você não é profissional, tenha certeza, nem o profissional mais gabaritado te dará o prazo de máximo de um dia para mudar a sua casa.

    Deixe o quartinho bagunçado - Erros mais comuns na Decoração
    Deixe o quartinho bagunçado
  3. Sair pra comprar móveis sem as medidas de casa e trena! Esse é um dos erros mais comuns na decoração que nunca pode se cometer. Sempre quando for comprar móveis, seja presencialmente ou pela Internet, faça a medição do local que ele irá ocupar. Uma dica bem legal é comprar um rolo de papelão e cortar na medida do móvel que você vai adquirir, assim você terá uma visão bem melhor do espaço que a peça irá ocupar.

    Não saia sem a trena - Erros mais comuns na Decoração
    Não saia sem a trena
  4. Se é pra durar, não vá na onda. Moda é a tendência de consumo da atualidade, ou seja, significa que vai passar. Comprar um móvel porque a estampa ou tecido está na moda não vai te deixar feliz por anos. Imagina aquela roupa, que você comprou há 3 décadas e que você achava linda… pois é. Tocar um sofá, não é como trocar de roupa. Se você for comprar um bem durável, dispense a moda, vá para um lado mais clássico, assim você não vai enjoar rápido.

    Sofá da Moda - Erros mais comuns na Decoração
    Sofá da Moda
  5. Cores em excesso. Deixe as cores fortes para objetos menores e fáceis de trocar, pra confirmar o que eu estou dizendo, imagine um sofá amarelo, um frigobar vermelho e uma parede laranja durante anos, não há como segurar essa decoração por muito tempo. É mais sensato usar cores mais neutras em objetos maiores, como mesas de jantar e sofás. Deixe o tom do ambiente para almofadas, porta-retratos, cabideiros, mesas laterais e combine bem as cores.

    Não exagere nas cores - Erros mais comuns na Decoração
    Não exagere nas cores
  6. Pensar somente na estética. Estética é importante, mas não é tudo. Acima de tudo você precisa ter uma casa confortável, com espaço para as crianças e visitas, abdicar de uma mesa lateral para colocar um sofá maior não vai acabar com o visual do seu ambiente. Pense nisso, design também é conforto.

    Poucos elementos, muito espaço - Erros mais comuns na Decoração
    Poucos elementos, muito espaço

É isso, essas foram dicas sinceras de uma pessoa indecisa. O segredo é saber como não cometer esses erros mais comuns na hora de decorar, o resto a gente corre atrás.

Para não errar mais na hora de decorar, fizemos um Guia Completo sobre Decoração para quem não sabe nada sobre o assunto. Baixe você também o ebook e não fique na dúvida na hora de decorar.

Aqui estão novamente os 6 erros mais comuns na decoração:

  1. Não consultar um profissional
  2. Tentar fazer tudo e agora
  3. Sair para comprar móveis sem trena e medida da casa
  4. Se apegar a modas passageiras
  5. Exagerar nas cores
  6. Pensar somente em estética

Agora é com você!

  • Quais foram os erros que você já cometeu na decoração?
  • Como você pensa em decorar sua nova casa?

Agora que você já sabe como não errar na decoração, acesse o post 6 dicas de decoração de um estilista e deixe sua casa cheia de, claro, estilo!

Um abraço!
Até.

Eder Prado


Guia Primeiros Passos da DecoraçãoPS: Ainda dá tempo de garantir a sua cópia do Guia Primeiros Passos da Decoração: Truques, Dicas e Facilidades

Neste guia, você irá aprender:

  • Design de Interiores: Sentido e Significado
  • Começar a Decorar: Primeiros Passos e Análise do Espaço
  • Cores: Significados e Influências
  • Pisos: Ambientes Grandes e Pequenos
  • Iluminação: Luminotécnica
  • Ventilação: Janelas, Portas e Truques
  • Espaços: Ambientes e Móveis
  • Decoração Atual: Ambientes Pequenos
  • O que NUNCA fazer
  • Truques para Aumentar os Ambientes

Você vai adorar! Leia aqui resumo.

Comentários

23 Comentários





  1. Amei,pena nãoter nmesmocondições falar com um,estou fazendo serviço em casa adoraria opiniões cores de parede stc.

    Responder

  2. Ótimas dicas, Eder!!! São até óbvias e mesmo intuitivas, mas geralmente os leigos apaixonados (como eu!!!) acabam esquecendo… Parabéns pela proposta da loja, interagindo com a gente, independente de comprarmos ou não! Você e a Essência têm sido fontes de inspiração e aumentado minha lista de desejos constantemente!

    Responder

    1. Luisa,
      Fico lisonjeado com suas palavras.
      Amo muito o que faço, por isso faço questão de interagir aqui com vocês.
      Espero atender sempre as expectativas.
      Um grande abraço!

      Responder

  3. A-do-rei! Todas as dicas são muito pertinentes.Intuitivamente, sempre tentei segui-las.Obrigada

    Responder

  4. Amei as dicas Eder Prado! Conheci a Essência Móveis a poucos dias mas estou gostando muito da atenção que venho recebendo. Fiquei fã.

    Responder

  5. Olá Éder, cheguei até vc através do site da essência móveis. Estou tentando dar vida a um pequeno apartamento de praia, porém, gostaria de fugir dos clichês do ratam, palhinha, etc. Me apaixonei por uma cadeira e gostaria de saber qual a sua opinião sobre ela na sala de jantar. É a cadeira allegra preta. Pretendo colocá-la em mesa de vidro quadrada, base preta, com oito cadeira. Já existe lá um móvel, (buffet estilo colonial) em madeira e sofá tb em madeira de almofadas soltas. O que vc acha? Tem chance desta cadeira combinar neste ambiente? Obrigada, Vania.

    Responder

    1. Olá Vania,
      Tudo bem?

      Primeiramente muito obrigado por ter acessado a Essência Móveis.

      Eu sou suspeito pra falar, pois gosto demais desta cadeira. Ela está presente no Programa da Ana Maria Braga nas cores amarelas. Na TV eles colocam móveis neutros e que de ares modernos ao ambiente, assim, a Cadeira Allegra é perfeita para quem busca uma decoração harmoniosa e com design.

      No seu caso, como é Apartamento de Praia, eu recomendo fortemente esta Cadeira. Ela é feita em polipropileno, um plástico super resistente, assim você não tem perigo de arranhar, sentar molhado ou sujeira, passou o pano está limpa.

      Aqui abaixo está um link com a foto da Cadeira Allegra na cor preta, com uma mesa preta. Acho que vai lhe ajudar ainda mais.
      http://www.essenciamoveis.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/04/cadeira-allegra-preta.png

      Conte com a Essência na aquisição destas cadeiras, tenho certeza que você vai adorar.
      Um Abraço!

      Responder

  6. Olá, adoro as matérias e acho os seus comentários sempre muito bons! Preciso muito de ajuda para definir a poltrona ideal para minha sala de TV. Gostaria de algo confortável, neutro, com com design. Uma peça que encaixe bem em um ambiente cinza, prata e branco com nuances de turqueza. Além disso deve contrastar com o meu sofá de captonê. Preciso de sugestões…

    Responder

    1. Responder

  7. minha sala de estar coloquei em uma parede revestimento em porcelanato estampada de flores bege e entre o revestimento coloquei um espelho de 200x 260 e gostaria de saber se posso colocar as cortinas roxo bem escuro e o sofá bege e as paredes pensei no marfim, gosto de cores alegres

    Responder

    1. Olá Erisete,
      Tudo bem contigo?

      Sim, pode sim. Se for um bege claro, o roxo vai contrastar bem com o bege. No sofá, uma vez que você já tem bege, eu colocaria outra cor, por exemplo, um branco ou verde clarinho.

      As paredes eu colocaria algo bem clarinho também. Atente-se para não “fechar” o ambiente.

      Dúvidas? Estou por aqui!
      Um abraço!

      Responder

  8. Parabéns pelas dicas Eder ! Sempre prestativo com todos.Um grande abraço

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *