Grandes Designers – Eero Saarinen

Tempo de leitura: 5 minutos

Eero Saarinen foi o pioneiro entre os arquitetos a adotar linhas e formas esculturais em seus desenhos que realçavam as características de cada projeto.

Além disso, criou peças de mobiliário, a exemplo de outros arquitetos contemporâneos.

No inicio da década de 40 (1941) ganhou o Prêmio Nacional da Mobília com uma cadeira de madeira compensada e, em 1948, criou uma inovadora cadeira em fibra de vidro.

Eero Saarinen

Eero Saarinen – Imagem: Coleção Folha – Grandes Designers

Filho do famoso arquiteto finlandês e diretor da Cranbrook Academy of Art Eliel Saarinen e artista da loja têxtil Saarinen, Eero Saarinen foi cercado de projetos por toda a sua vida.

Família Saarinen, 1917 (da esquerda para direita: Juho, Eero, Eliel,Loja e Pipsan) – Imagem: Coleção Folha – Grandes Designers

Os ensinamentos e modelo do pai tiveram grande peso na formação de Eero,”Pense sempre em alguma coisa maior”, dizia Eliel Saarinen

Eliel e Eero, ainda criança – Imagem: Coleção Folha – Grandes Designers

Eero se mudou para Paris, onde estudou Artes durante um ano antes de se matricular no curso de arquitetura de Yale.
Mas foi em Cranbrook que Saarinen conheceu Charles Eames.

Os dois jovens, ambos comprometidos na busca de novos materiais e processos, rapidamente se tornaram grandes amigos, incentivando um ao outro de forma criativa, enquanto colaboraram em vários projetos.

Charles e Eero – Imagem: Coleção Folha – Grandes Designers

Em Cranbrook, Saarinen conheceu Florence Knoll, que na época era uma jovem promissora descoberta por Eliel Saarinen.

Florence, a partir de então, passava o seu tempo livre com a família Saarinen, incluindo as férias de verão na Finlândia.

Eero_Saarinen_and_Florence_Knoll_Bassett
Florence e Eero Saarinen – Imagem: Knoll

Além dos pais e amigos, Eero Saarinen também teve mais uma inspiração em sua vida profissional, sua primeira mulher Lily Swann que era escultora.

Eero, seu filho, e sua segunda esposa Aline – Imagem: Knoll

Durante os 15 anos seguintes, Saarinen projetou muitas das peças mais conhecidas da Knoll, incluindo a coleção Womb (1947-1948) e a coleção Pedestal, Composta da Mesa e Cadeira Tulipa (1955-1956).

Além de suas realizações em móveis, Eero Saarinen foi um líder da segunda geração do Modernismo.

Cada objeto, pequeno ou grande, tem uma relação com seu contexto. Talvez a coisa mais importante que aprendi com meu ái seja que em cada problema de projeto deve-se procurar a solução olhando para o mais próximo dentro os elementos de maior grandeza. Se o problema é um cinzeiro, o modo como se relaciona com uma mesa poderá influenciar o seu projeto. (…)” – E. Saarinen, junho/1958

Suas Obras

Entre seus projetos, destacam-se o Aeroporto Internacional de Dulles, em Washington, DC, a Coleção Pedestal, Composta da Mesa Saarinen e cadeira Tulipa Saarinen (1955-1956) entre tantas outras.

Mesa e Cadeiras Tulipa Saarinen – Imagem: wauw.be
Mesa e Cadeiras Tulipa Saarinen – Imagem: wauw.be

Cadeira Saarinen, Sua Obra Prima

Inicialmente chamada de Cadeira Tulipa devido a sua base lembrar a planta tulipa, como algo que brota do chão e abre no assento.

Hoje ela é mais conhecida como Cadeira Saarinen levando apenas o sobrenome do seu criador.

Cadeira e Mesa Saarinen – Imagem: wauw.be

A princípio Saarinen havia prometido de criar uma cadeira com propósito de eliminar o excesso de pernas, a fim de se livrar do que já era encontrado em outras cadeiras e mesas criadas na época.

O objetivo da arquitetura é à habitação e melhorar a vida do homem na Terra e cumprir sua mobilidade crença e sua existência. – Eero Saarinen

Surgiu então a principal característica da série, que seria uma estrutura com uma única haste de apoio central como um copo de vinho, a fim de enfatizar a uniformidade da peça.

Poltrona Womb – Conforto e Beleza

Com sua estrutura de aço tubular dobrado, a Poltrona Womb tinha um assento de fibra de vidro moldada.

Poltrona Womb – Essência Móveis

De proporções generosas e forma orgânica, está poltrona era exatamente confortável. Por esta razão ficou conhecida como a cadeira Womb (útero em inglês).

Eero Saarinen sentado em um protótipo de sua Womb Chair. 1947. Fotografia: Harvey Croze. 
Copyright Arquivos Cranbrook. AA2221-4 – Imagem: Knoll

“Projetei a Womb porque parecia haver necessidade de uma poltrona realmente confortável, que tomasse o lugar da velha poltrona estofada (…) Hoje mais do nunca temos a necessidade de relaxar”. – Eero Saarinen

Poltrona Womb – Essência Móveis

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *