Ideias INCRÍVEIS para uma decoração usando Patchwork

Tempo de leitura: 2 minutos

Decoração usando Patchwork

A decoração usando patchwork, pra quem não sabe, é uma definição dada quando se usam peças diferentes, como se fossem pequenos retalhos com várias cores ou tipos de tecidos diferentes pra fazer uma colcha, ou cortina ou até mesmo montar um azulejo dessa forma. Pela definição do Wikipédia : “É uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados. O patchwork é a parte superior ou topo do trabalho, já o trabalho completo é o acolchoado, formado pelo topo mais a manta acrílica e o tecido fundo, tudo preso por uma técnica conhecida como quilting ou acolchoamento”

Neste post, procurei um pouco mais desse trabalho tão amplo e que praticamente nunca sai de moda. Sempre está se renovando e trazendo mais e mais novidades. Costureiras, artesãs e tapeceiros criativos, sempre trazem novidades. Vejam os que eu selecionei para vocês :

1. Em sofás e poltronas

No sofá, a ideia foi manter um colorido bem interessante. Nesta foto do sofá as cores fortes foram o destaque. Para este tipo de sofá, o ideal é que ele seja o ponto focal e as demais peças sejam com cores mais sólidas pra que o ambiente não ficar sobrecarregado.

Patchwork no sofá

Patchwork no sofá

 

Patchwork em poltronas
Patchwork em poltronas

 

2. Patchwork em banheiros

Para os banheiros temos algumas opções também. Existem a opção de colocar como azulejo. Vejam:

Patchwork no azulejo do banheiro
Patchwork no azulejo do banheiro

 

3. Patchwork em almofadas e puffs

As ideias para montar um patchwork realmente são infinitas. Se você juntar alguns retalhos e espuma, dá pra montar uma almofada. Com mais espumas, mais almofadas do tipo redondas, por exemplo. No exemplo abaixo montaram alguns tipos de almofadas que ficaram muito boas, não ?

Patchwork para almofadas ou puffs
Patchwork para almofadas ou puffs

 

Almofadas de patchwork - Font: Elo7

Almofadas de patchwork – Fonte: Elo7

 

4. Para usos diversos

Nas cabeceiras, já vi de duas formas: a primeira usaram varões e mediram o tamanho da cama para dar o tamanho correto. A segunda, revestiram uma cabeira completa, vejam nos exemplos logo abaixo.  No caso das cômodas, usaram vários tipos: uns parecem adesivados, outros parecem retalhos de tecidos mesmo e até de malhas.  Já repararam que fizeram uma moldura para um espelho ? Dá pra ver logo abaixo também ? Está na última linha.

Patchwork diversos
Patchwork diversos

 

E você ? O que faria ou compraria em patchwork ? Nos conte ! 🙂

Veja também :  4 ideias fáceis de reutilizar rolha de vinho e mais 1 video explicativo

 

Bjs,

Até a próxima ! 🙂

Fabiola

instaFabi faceFabi emailfabi

Credenciada pela ABD sob nº : 15670 – Categoria: Profissional – São Paulo – SP

 

3 Comentários


  1. Fabi, parabéns pelo post!
    É incrível como é possível criar artes tão lindas com retalhos de tecido.
    Vejo no patchwork uma forma encantadora de reaproveitamento, que além de dar detalhes encantadores ao nosso lar, ainda faz um bem danado para o meio ambiente!!
    Adoro seus posts.
    Beijos
    Carol

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *