Móveis em Patchwork

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Olá!

Que o Patchwork já virou paixão para os amantes de decoração, todos já sabem. Mas afinal, o que é esse acabamento tão citado atualmente?

Com aspecto que lembra a famosa colcha de retalho da vovó, a tradução literal de Patchwork é “trabalho com retalho”. É uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados, que  juntos formam belos desenhos.

História do Patchwork

O estouro da Bolsa de Valores dos Estados Unidos causou a Grande Depressão, que durou de 1929 a 1939, fazendo com que precisassem aproveitar todo e qualquer tecido disponível, usando formatos como o Apple Core (miolo de maçã) e os triângulos, que permitiam aproveitamento total dos tecidos. Nessa época surgiram os equipamentos para aplicação e a bonequinha Sunbonnet Sue (Sue com chapéu de sol). (Wikipedia)

A revolução trazida pela Segunda Guerra Mundial e pela liberação feminina, na década de 1960, desvalorizaram um pouco a tradição do Patchwork. Porém, em 1979, a empresa Olfa lançou um sistema inventado pelo Sr. Y. Okada, que utilizava um cortador rotatório, uma placa de base (para não deixar a lâmina perder o fio) e réguas com marcações, permitindo corte mais rápido e com precisão. Era para facilitar o corte da seda, mas adaptava-se tanto ao Patchwork, que revolucionou e agilizou o mundo do Patchwork. Desde então, houve o crescimento no interesse por essa arte.

Além de embelezar qualquer superfície, o Pacthwork ainda conta com a vantagem de ser um material sustentável, afinal, os retalhos de tecido que antes eram descartados, agora se transformam em lindos produtos nas mãos habilidosas dos artesãos.

Bolsa em Patchwork na cor verde
Bolsa em Patchwork na cor verde
As aplicações desse revestimentos são as mais variadas possíveis. Com ele podemos inovar nos tapetes, cortinas, móveis, bolsas, objetos, roupas e até nas paredes!
Parede em Patchwork
Aparador Patchwork, by Carolina Haveroth
Fabricado com retalhos de couro, o aparador Patchwork é uma obra exclusiva da artista Carolina Haveroth.
Sofá Patchwork - Estravagante, não?!
Sofá Patchwork – Estravagante, não?!

Para seguir a tendência, esse mês a Essência Móveis apresenta a Poltrona Susy. A tradicional poltrona agora está sendo confeccionada em Patchwork e foi parar até no cenário do programa “Encontro” da eterna apresentadora do Jornal Nacional, a carioca Fátima Bernardes.

Poltrona e sofá Suzy em Patchwork, cenário no primeiro episódio do programa “Encontro”.
Poltrona e puff Suzy em Patchwork de tecidos Deluxe.

O diferencial do Patchwork apresentado nessa poltrona, é que os retalhos são nada menos do que tecidos da linha Deluxe, que é uma marca tradicional do sul catarinense e desponta cada vez mais no cenário fashion brasileiro por utilizar tecidos modernos e cheios de estilo.

Para você que gosta do estilo “faça-você-mesmo”, porque não produzir seu próprio tecido patchwork com os retalhos de sua preferência e nos enviar para confecção dessa linda poltrona?

Esse vídeo sobre como montar o patchwork com certeza vai ser útil!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=jV5DKO-ziBg[/youtube]

Um abraço!

 

Comentários

4 Comentários


  1. Ola!
    Tenho recebido suas dicas ,estou adorando,mas este do patchwork é sensacional,pois é uma coisa que está nos meus planos para o futuro assim que me aposentar,ameiiii,
    continue mandando.
    um abraço
    sonia.

    Responder

  2. Boa tarde Louise,

    Me mudei P um apartamento pequeno e preciso decorar minha sala. Queria algo moderno porém ja comprei um sofá cinza e tenho uma mesa básica com pedra mármore branco. Porém nao tenho idéias para montar a sala junto com essa mesa, cadeiras e cortina. O mais urgente é a cortina que eu já preciso fazer para sala porém nao tenho idéia do que fazer. Me ajude, por favor!!!!

    Responder

    1. Leidiane,

      Eu apostaria em uma cortina branca, pois é algo que não dá pra ficar trocando sempre, ela combinaria com o tampo da mesa. Mesa com mármore branco pede cadeiras mais sofisticadas, tais como, Cadeira Saarinen, que super indico!

      Abaixo da cortina, você pode colocar um Aparador Buffet Mondrero ou outro que tenha cores, ele trará mais vida ao seu ambiente. Além disso, o Buffet vai servir para você guardar taças e aparelhos de jantar.

      Qualquer dúvida é só chamar,
      Um abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *