Cadeira Tulipa (Saarinen)

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Cadeira Tulipa (Saarinen)
AVALIE O ARTIGO!

Da série Cinquenta Cadeiras que Mudaram o Mundo: Cadeira Tulipa (Saarinen)

Cadeira Tulipa (Saarinen)
Cadeira Tulipa (Saarinen)

Com a ameça da Guerra Fria no ar, um futuro brilhante e transparente estava se tornando o presente. Em um arremesso de meteorito no estilo de ficção científica da década de 1960, o finlandês-americano Eero Saarinen (1910-1961) criou a cadeira Tulipa (Saarinen), onde os modelos com roupas especiais de André Courrèges viriam a se sentar.

A cadeira Tulipa (Saarinen) é uma afirmação ímpar em plástico branco, que parece brotar do chão, como se fosse uma flor, para se abrir em uma taça que acolhe o corpo. Apesar de sua imagem orgânica, no entanto, não há nada feito à mão nesse desenho. A cadeira surgiu cientificamente, através de moldagens e alterações químicas, para nascer em um ansioso mundo novo, profundamente ambivalente quanto a novas tecnologias.

Cadeira Tulipa (Saarinen) com braços
Cadeira Tulipa (Saarinen) com braços

Filho do famoso arquiteto finlândes Eliel Saarinen, Eero foi um talentoso arquiteto e designer. Seus projetos arquitetônicos incluem o Centro de Aviação TWA (agora Centro de Aviação JetBlues) no aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, que, como muitos de casal Eames e de Harry Bertoia e compartilhou seu entusiasmo em criar formas fluido-orgânicos, usando métodos de fabricação os mais concisos possíveis.

A cadeira Tulipa (Saarinen) tornou-se uma celebridade na cultura popular ao ser usada na série de ficção científica Jornada nas estrelas (1966-1969).

Cadeira Tulipa (Saarinen) no filme Jornada das Estrelas
Cadeira Tulipa (Saarinen) no filme Jornada das Estrelas

—-

Esse texto foi retirado do livro Cinquenta Cadeiras que Mudaram o Mundo, no qual você pode adquirir na Livraria Saraiva.

Em breve mais textos da série Cinquenta Cadeiras que Mudaram o Mundo.

Poltrona e Puff Charles Eames

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *