Cadeira Tulipa (Saarinen)

Tempo de leitura: 2 minutos

Da série Cinquenta Cadeiras que Mudaram o Mundo: Cadeira Tulipa (Saarinen)

Cadeira Tulipa (Saarinen)
Cadeira Tulipa (Saarinen)

Com a ameça da Guerra Fria no ar, um futuro brilhante e transparente estava se tornando o presente. Em um arremesso de meteorito no estilo de ficção científica da década de 1960, o finlandês-americano Eero Saarinen (1910-1961) criou a Cadeira Tulipa (Saarinen), onde os modelos com roupas especiais de André Courrèges viriam a se sentar.

Cadeira Tulipa (Saarinen) com braços
Cadeira Tulipa (Saarinen) com braços

A Cadeira Tulipa (Saarinen) é uma afirmação ímpar em plástico branco, que parece brotar do chão, como se fosse uma flor, para se abrir em uma taça que acolhe o corpo. Apesar de sua imagem orgânica, no entanto, não há nada feito à mão nesse desenho. A cadeira surgiu cientificamente, através de moldagens e alterações químicas, para nascer em um ansioso mundo novo, profundamente ambivalente quanto a novas tecnologias.

Na imagem: Cadeira e Mesa Saarinen – Imagem: wauw.be

Filho do famoso arquiteto finlândes Eliel Saarinen, Eero foi um talentoso arquiteto e designer. Seus projetos arquitetônicos incluem o Centro de Aviação TWA (agora Centro de Aviação JetBlues) no aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, que, como muitos de casal Eames e de Harry Bertoia e compartilhou seu entusiasmo em criar formas fluido-orgânicos, usando métodos de fabricação os mais concisos possíveis.

A cadeira Tulipa (Saarinen) tornou-se uma celebridade na cultura popular ao ser usada na série de ficção científica Jornada nas estrelas (1966-1969).

Cadeira Tulipa (Saarinen) no filme Jornada das Estrelas
Cadeira Tulipa (Saarinen) no filme Jornada das Estrelas – Imagem: Pinterest

Esse texto foi retirado do livro Cinquenta Cadeiras que Mudaram o Mundo, no qual você pode adquirir na Livraria Saraiva.

Em breve mais textos da série Cinquenta Cadeiras que Mudaram o Mundo.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *