Cimento Queimado – Guia completo da famosa técnica

Tempo de leitura: 6 minutos

Uma decoração fácil de adaptar e que também não prejudica o meio ambiente, o cimento queimado tem sido cada vez mais usado por conta de suas várias aplicações, que vão de pisos e paredes até bancadas e vasos decorativos.

Ambos os tons, natural ou tingido, tornam ele uma opção cheia de possibilidades para o visual da sua casa. Veja a seguir o guia completo de como usá-lo na decoração.

cimento queimado escritorio
Decoração de escritório utilizando cimento queimado

O que é o cimento queimado?

O nome está mais relacionado a aparência do cimento do que seu processo de fabricação. Trata-se de uma técnica feita a partir da mistura de cimento, areia e água, onde esses três componentes formam uma argamassa que pode ser utilizada em vários ambientes de uma casa.

cimento queimado apartamento
Apartamento com paredes revestidas de cimento queimado.

Depois, ao jogar pó de cimento sobre essa argamassa de cimento e areia ainda mole e úmida, é onde o efeito surge, trazendo um aspecto bem liso e nivelado.

É um revestimento extremamente durável, porque possui grande resistência à abrasão, tornando-o difícil de ser quebrado. Também é fácil de limpar e de manter, fazendo com que ele seja uma opção bastante prática.

Além disso, por ser monolítico faz com que a superfície seja como uma peça única.

Ou seja, é como se sua parede ou piso fosse todo feito de um grande pedaço de rocha.

Usando na decoração

A recomendação é que essa técnica seja aplicada por quem gosta do estilo mais voltado para o industrial e urbano.

Essa técnica combina com tons de cobre, famosos em instalações aparentes. Além disso, o tom acinzentado do cimento combina também com outros elementos neutros, seja branco, cinza ou preto.

Piso

O piso dá um estilo clean ao ambiente. Ao usar o cimento queimado no chão, será necessário fazer um contraste com os móveis, para que eles criem pontos de destaque deem vida ao cômodo.

Com cimento queimado utilizado no chão, recomenda-se paredes em branco ou tons coloridos.

No caso da cozinha, é onde a técnica será melhor aproveitada, porque a facilidade de limpeza ajudará muito nesse cômodo.

cozinha cimento
Cozinha com piso de cimento queimado.

Caso você opte por utilizar cimento queimado em apenas uma área da casa, é importante ter atenção ao revestimento de piso para que ele não seja muito diferente dos tons do cimento. Se isso acontecer, ficará parecendo que a área com cimento queimado é simplesmente um lugar onde o revestimento não foi colocado ainda.

piso revestimento e cimento
Piso com detalhes de revestimento.

Paredes e teto

Nas paredes e no teto a técnica também funcionará bem para compor o visual, inclusive é mais econômico.

Texturas, gesso ou papel de parede acabam sendo mais caros, o que torna o cimento queimado mais amigável ao bolso e uma forma de inovar o realce das paredes.

sala de estar cimento queimado
Sala de estar.

Cimento queimado colorido

Se você deseja usar o material, mas quer quebrar o tom cinzento, é possível utilizar pigmentos coloridos no preparo do cimento queimado, criando diferentes cores conforme o que você deseja para sua decoração.

Para alterar a tonalidade é preciso misturar um pó específico da cor desejada no cimento antes de aplicá-lo sobre o piso.

cozinha piso vermelho
Cozinha com cimento queimado vermelho no piso.

Além disso, dentro do próprio cinza do cimento queimado, existem diversos tons, variando de acordo com o número de demãos. Quanto maior o número de demãos, mais escura será a tonalidade.

quarto parede escura
Cimento queimado escuro na parede.

Aplicação

Para realizar a aplicação do efeito de cimento queimado, basta seguir esses passos:

  • Limpe o contrapiso ou parede onde vai aplicar o cimento, removendo gorduras, produtos químicos e poeira.
  • Aplique argamassa com uma espessura média de 3 cm sobre o contrapiso.
  • Jogue o pó de cimento sobre a argamassa ainda mole e úmida.
  • Desempene a superfície da parede ou chão com uma desempenadeira de aço, buscando o melhor nivelamento possível.
  • A espessura do acabamento que vai por cima da argamassa não deve sair da faixa de 2 a 3 cm.
  • Durante quatro dias, a superfície deve ser umedecida a cada 8 horas.
  • Após a secagem, está pronto o cimento queimado, com um aspecto bem liso e nivelado.

Cuidados para manter a boa aparência da decoração

Como nos primeiros dias o material ainda está secando, ele pode se dilatar e/ou contrair, o que pode fazer com que trincas apareçam. Para evitar isso, é preciso tomar alguns cuidados

O principal é aplicar na base juntas de dilatação para piso, formando pequenas seções quadradas com dimensões entre 1,5 a 3 mm.

Juntas de dilatação são dispositivos que absorvem a variação volumétrica dos materiais, ou seja, ajudam a prevenir que efeitos como da vibração danifiquem uma estrutura.

Junta de dilatação
Junta de dilatação.

Outro cuidado mais prático para garantir um bom resultado é não aplicar o cimento queimado quando o clima estiver mais úmido.

Para garantir a durabilidade da técnica, aplicá-la em dias com a umidade relativa do ar mais baixas garante um melhor resultado após a secagem.

Onde não aplicar o cimento queimado

Devido às características do cimento queimado, também haverão certas situações onde ele não é indicado, por exemplo, nos quartos.

Quarto
Quarto com paredes de cimento queimado.

Cimento queimado pode fazer com que o ambiente fique mais frio, portanto, no inverno a sensação de frio iria aumentar mais ainda. Caso você viva em regiões mais quentes, como no nordeste, centro-oeste e norte, talvez não seja tão afetado, mas mesmo assim é algo a se pensar antes de aplicar a técnica.

Agora, um cômodo em que é melhor evitar o cimento queimado é o banheiro, principalmente por questões de segurança.

Nos banheiros, o material pode se tornar escorregadio, podendo causar acidentes. Além disso, o contato constante com produtos líquidos como xampus, sabonetes etc. podem danificá-lo, assim como a própria umidade.

Inovando de forma barata e simples

Como você pôde ver, essa é uma decoração bastante versátil, que pode ser usada de maneiras bastante criativas, como em pisos, paredes, móveis e bancadas.

Além dessa variedade, usar o cimento ainda tornará a sua decoração mais moderna sem a necessidade de grandes mudanças no visual da sua casa.

Sala de estar
Sala de estar.

Gostou do artigo?

Fique à vontade para comentar aqui embaixo. Logo responderemos você!

Clique aqui e conheça o catálogo da Essência e todas as opções de móveis que temos disponíveis. Planeje a nova decoração de sua casa com os melhores móveis de design, ficaremos felizes em te atender.

Até o próximo post.

Um Abraço!

8 Comentários




  1. olá..adoro cimento queimado , é uma tecnica bem antiga e acho muito boa . Tinhamos em quase todos os cômodos da casa qdo eramos pequenos. rsrs. Minhanducida é; Pode misturar o cimento branco c o cimento cinza p criar um efeito + claro?

    Responder

    1. Olá, Renata! Tudo bem?

      O cimento queimado é realmente uma técnica antiga e que voltou contudo para a decoração dos ambientes.

      Muito interessante a sua dúvida! Você pode utilizar o cimento branco para o piso e o cimento cinza claro para a parede, por exemplo!
      Ambos cimentos ficarão em harmonia no ambiente!

      Obrigada pelo contato!

      Atenciosamente,
      Equipe Essência Móveis de Design
      Central de Atendimento: (11) 2189-9333
      WhatsApp: (11) 99711-3126

      Responder

  2. Estou me mudando para uma casa antiga onde alguns cômodos possui o chão de cimento queimado vermelho (famoso vermelhão).. Gostaria de mudar esses ambientes, qual tipo de tipo poderia estar utilizando para essa mudança?

    Responder

    1. Olá, Raphaela! Tudo bem?

      Você pode utilizar o piso vinílico para a mudança desses ambientes, ele é de fácil instalação e não tem todo aquele quebra quebra de uma obra normal.
      Atente-se apenas se este ambiente é uma área molhada, como uma cozinha por exemplo. Se for, busque algum profissional em sua cidade para analisar se é possível a instalação do vinílico.

      Agora se a casa for passar por uma reforma em geral, você pode utilizar um porcelanato acetinado ou polido e até mesmo um cimento queimado cinza.
      Basta analisar qual será a melhor escolha para o ambiente.😉

      Atenciosamente,
      Equipe Essência Móveis de Design
      Central de Atendimento: (11) 2189-9333
      WhatsApp: (11) 99711-3126

      Responder

  3. Olá! Amei o artigo. O piso queimado aqui de casa é dos antigos vermelhos, lindo, mas quero mudar para o branco. O que vc indica? Ainda não achei essa transição de cores em nenhum lugar.

    Responder

    1. Olá, Allana! Tudo bem?

      Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo! 🥰

      O cimento queimado branco trará modernidade e amplitude para o espaço! Acreditamos que ficará bem clean e elegante! ❤❤

      Atenciosamente,
      Equipe Essência Móveis de Design
      Central de Atendimento: (11) 2189-9333
      WhatsApp: (11) 99711-3126

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *