Classic Blue – Como usar a cor do ano na decoração

Tempo de leitura: 5 minutos

2020 é o ano do azul, mais especificamente o Classic Blue, que foi escolhido pela empresa Pantone como a tendência do ano.

A empresa americana que possui grande prestígio na área gráfica escolhe anualmente a cor que seguirá pelos próximos 12 meses como a mais influente em moda e design.

Pantone classic blue
Postagem oficial da Pantone sobre a escolha da cor do ano de 2020. Você pode ver o vídeo clicando na foto.

Para 2020, a ideia foi trazer algo mais sutil, que simbolize a natureza. Então, para que você deixe sua decoração bem moderna com Classic Blue, fizemos esse artigo para dar algumas dicas.

Classic Blue

Classic Blue é uma cor de tom mais escuro, inspirado no visual do céu ao entardecer, ou seja, é uma cor profunda que traz sensação de paz.

céu Classic Blue
Nesta foto onde há uma barraca de acampar abaixo de um céu azul, percebe-se que a cor do céu é semelhante à escolhida pela Pantone.

Além disso, seu aspecto acolhedor é ótimo para ser aplicado dentro de casa. Para usar as palavras da empresa, a Pantone declarou que: “trata-se de uma tonalidade atemporal e duradoura, elegante em sua simplicidade. Traz sensação de paz e tranquilidade para o espírito humano, oferecendo refúgio. Ajuda na concentração, trazendo a percepção de clareza”

Utilizando Classic Blue em diferentes ambiente da casa

Cozinha

No caso da cozinha, estamos falando de um ambiente bem harmônico, ou seja, até os talheres precisam estar combinando com a decoração ao seu redor.

Neste caso, o Classic Blue pode ser combinado com uma paleta de tons neutros composta por preto, cinza, bege e branco.

Veja abaixo alguns exemplos de uso dessas cores na cozinha. A ambientação fará uso do Classic Blue para ganhar um toque vívido.

classic blue cozinha
Cozinha com decoração Classic Blue.
cozinha classic blue imagem 2
Em caso de cômodos grandes, evitar o exagero aplicando a cor do ano somente em alguns móveis.

Design mais ao estilo clean ou com toque praiano também se adaptam tranquilamente com a nova cor do ano.

classic blue cozinha clean
Cozinha com decoração clean utilizando Classic Blue.

Portanto, recomendamos que o uso do Classic Blue na cozinha seja mais focado nos componentes dela do que nas paredes. Em outras palavras, utilize este tom nas bancadas, armários, cadeiras e até mesmo nos talheres.

Para os móveis, tons como caramelo e metal completam o conjunto mantendo a elegância.

banqueta warren platner
Banqueta Warren Platner.

Sala de jantar

Agora, caso possua em sua casa uma sala de jantar, esse é um lugar onde o tom de azul na parede ficará lindo.

Você perceberá que o tom da cor mudará ao longo do dia conforme a iluminação natural do sol rebate nas paredes. Isso transforma o ambiente, tornando-o único a cada período do dia.

sala de jantar cadeira daw
Sala de jantar com parede na cor Classic Blue. Na imagem: Mesa Saarinen de Jantar Oval e Cadeiras DAW brancas.

Mas, o uso do Classic Blue somente nos móveis não é dispensado, caso você considere a pintura das paredes algo muito exagerado.

cadeiras saarinen revestimento azul
Nesse exemplo, as paredes são cinzas enquanto o Classic Blue é utilizado no revestimento das Cadeiras Saarinen.

Quartos

Nos quartos você pode pintar somente uma das paredes com o Classic Blue para criar uma decoração minimalista. Inclusive, essa parede destacada poderá servir como orientação para a cabeceira, delimitando o local onde ficará a cama.

quarto casal
Quarto com cama de casal.

Mas, se você estiver apaixonada(o) pela cor, faça uso da tinta em todas as paredes, depois foque em utilizar móveis e itens de decoração de outras cores mais claras, que combinem com Classic Blue.

quarto paredes azuis
Quarto com todas as paredes em Classic Blue.

Ainda, se nenhuma das opções for a sua cara, basta fazer com que a cor esteja presente nos móveis.

Detalhes nos móveis é uma estratégia muito usada para compor a paleta de cores de um quarto.

quarto vermelho móveis e decoração em azul
Neste quarto, cabeceira, tapete e cortinas usam a cor Classic Blue.

Objetos decorativos, como as roupas de cama, cortinas e tapete, podem usar Classic Blue e, mesmo não sendo a cor predominante no cômodo, ainda irá chamar a atenção, de uma forma positiva.

Por último, para compor um quarto de bebê, a cor de 2020 também é altamente recomendada, pois a sensação de conforto e calma trazida por ela é tudo que os pais desejam aos filhos.

Quarto de bebê.

Sala de estar

A sala de estar é o lugar onde você terá o maior número de possíveis objetos decorativos para abusar dessa cor.

Sala de estar.

No caso de haver pouca iluminação no ambiente, mesmo não sendo possível trazer aquele efeito com mudanças de tom que foi mencionado antes, o espaço não perderá a personalidade.

sala com sofá azul
Nesta imagem, o sofá azul se destaca trazendo um ponto de referência para a decoração.

Escritório

Chegando agora ao home office, que se tornou o local de trabalho oficial de muitos, mas que também precisa lembrar a sensação de tranquilidade, além da organização.

Afinal, até mesmo a cor predominante do ambiente de trabalho pode ajudar na concentração durante a execução de suas tarefas do dia, para que haja uma maior produtividade.

escritorio
Escritório.

A concentração se dá pela sobriedade da cor, que também é capaz de estimular a criatividade. Além disso, ela desperta confiança, inteligência e sabedoria para que você entregue os melhores resultados!

Classic Blue em banheiros

Em banheiros, é possível utilizar uma diversidade de itens com a cor do ano como, por exemplo, toalhas, azulejos ou as cores das paredes.

banheiro toalha azul
Banheiro.

Sua decoração precisa fazer sentido

Para usar a cor oficial de 2020, é preciso lembrar da definição da Pantone sobre ela: paz e tranquilidade. Portanto, reflita sobre quais os melhores cômodos na sua casa para carregarem o significado dessa cor.

Do contrário, sua decoração ficará sem sentido e perderá parte de sua beleza.

Gostou do artigo?

Fique à vontade para comentar aqui embaixo. Logo responderemos você!

Clique aqui e conheça o catálogo da Essência e todas as opções de móveis que temos disponíveis. Planeje a nova decoração de sua casa com os melhores móveis de design, ficaremos felizes em te atender.

Até o próximo post.

Um Abraço!

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *