Decoração com gesso: 9 ideias para se inspirar

Tempo de leitura: 7 minutos

Algumas pessoas chegam a pensar que não existe possibilidade de uma boa decoração sem um alto investimento. Porém a decoração com gesso está se mostrando uma alternativa linda e bem acessível.

Gesso é um material de baixo custo e que pode ser utilizado em basicamente qualquer cômodo da sua casa sem causar estranheza.

Dentre as alternativas você pode: Rebaixar o teto; criar divisões de ambientes; decorar paredes; entre outras.

banheiro com parede de gesso
Banheiro com decoração em gesso

E por que o gesso se tornou uma alternativa muito interessante na área de decoração?

Porque não só pelo belíssimo acabamento que ele possui, o gesso também intensifica a sua criatividade e te dá liberdade para criar algo único para o seu lar, de forma que fique com a sua cara.

Você pode utilizar cores diversas para compor a figura dos espaços, por exemplo.

Pensando nessa escolha diferenciada de decoração, vamos trazer para você aqui algumas ideias que irão te estimular a fazer uma decoração com gesso na sua casa.

Mas antes de seguirmos é importante deixar claro que é preciso que a aplicação seja feita por um profissional.

Isso porque o gesso exige um manuseio de bastante cuidados específicos para não estragar a decoração. Se quer quer seja decorado de forma perfeita, procure contratar profissionais que conheçam bem sobre o assunto.

Então aproveite para usufruir das diferentes ideias aqui do post e começar a pensar em como aplicar as peças em gesso em seu lar para dar uma renovada no visual com muito mais charme!

Decoração com gesso no teto

O teto de gesso é uma opção clássica de arquitetos e decoradores para compor o ambiente.

Isso acontece devido ao fato de que o gesso ajuda a disfarçar imperfeições, a rebaixar mais o teto, e a embutir iluminação e cortinas.

Para aqueles que desejam fazer mudanças na iluminação de um ambiente, seja para melhorá-la ou mesmo por questões estéticas, fazer um forro de gesso rebaixado é altamente recomendado.

Simplesmente porque os fios, eletrodutos e conduítes ficam escondidos sobre a estrutura.

Então é bem prático para evitar contratempos com a fiação aparente ou duto de ar condicionado. Olha só

Quarto de casal com decoração em gesso

Aqui acima temos um modelo para quarto de casal. Neste modelo a ideia foi utilizar iluminação embutida com spots de lâmpadas em led para causar um realça das outras luzes vindas do abajures, mas sem exagerar na intensidade de iluminação, já que se trata de um ambiente para descanso.

Para alinhar as lâmpadas com o teto, bastou embutir toda a fiação da iluminação no forro de gesso acartonado.

Ainda neste modelo, houve o complemento com um trilho de spots logo acima da cama com suas luzes voltadas para os quadros, para que assim as artes sejam destacadas no ambiente.

Outro benefício da utilização do teto de gesso está em esconder o varão das cortinas.

Sala de estar utilizando teto de gesso para esconder o varão das cortinas

Essa técnica faz com que a cortina se unifique com o teto, de forma a dar a impressão de que ela sai direto da parede, mas não é estática, você consegue movê-la livremente.

Decoração com gesso nas paredes

Quando entramos no assunto de gesso aplicado às paredes, entra um adicional muito lindo. O gesso 3D.

Por mais que o gesso comum possa ser plenamente usado como decoração, existem pessoas que não gostam de ter só paredes lisas em casa. Então é para esse perfil que vamos comentar aqui como driblar essa dificuldade de paredes lisas e brancas.

A busca pelo gesso 3D acontece basicamente porque existe uma demanda por mais personalidade aos lares. As pessoas procuram sempre por cores, revestimentos ou quadros que sejam a cara delas e vão querer usar todo material possível para transformar o ambiente.

São vários modelos diferentes de gesso 3D disponíveis no mercado que vão suprir essa necessidade.

Eles causam um impacto muito positivo na decoração, inclusive maior do que decorações com pinturas. E além disso são ideais para modernizar o cômodo. Dá uma olhada:

gesso 3D eames DAW
Decoração de parede com gesso 3D. Na imagem: Cadeira Eames DAW
Decoração de parede com Gesso 3D. Na imagem: Cadeira Eames DSR
Quarto de casal com decoração de gesso 3D
Quarto de casal com decoração de gesso 3D na parede do fundo

Aplicação do gesso 3D

Nessas últimas imagens trouxemos algumas ideias fazendo uso de paredes de gesso 3D coloridas.

Fazer a aplicação do gesso 3D nas paredes é rápido não faz muita sujeira. Aplica-se o gesso 3D prendendo a placa com cola para gesso ou argamassa.

E da mesma forma que é bem simples a aplicação, a manutenção também é, porque as peças podem ser substituídas individualmente e são facilmente limpas com um aspirador, um pano seco ou um espanador.

Agora veja algumas ideias de parede de gesso 3D com o branco convencional. Repare que mesmo sendo a cor padrão, já causa um impacto visual agradável.

Todos os modelos foram aplicados na decoração de uma sala de estar. Começando por aplicação de placas de gesso 3D cobrindo toda a parede do ambiente.

Sala de estar revestida de gesso 3D nas paredes

Também existe a alternativa de decorar só um ponto do cômodo, inclusive somente uma parcela desse ponto, como é feito na imagem abaixo. Aqui, o gesso 3D foi complementado com um revestimento de madeira.

Sala de estar com decoração em gesso 3D e complemento amadeirado

Voltando a falar do teto de gesso, aqui embaixo foi pensada uma decoração com diferentes níveis. Foi feita uma borda curva na parte mais baixa para criar um contraste bonito e bem simples.

Decoração com gesso no teto usando alto relevo

Quando for usar essas decorações, lembre-se disso

Por conta de termos avisado que o melhor é contratar um profissional para trabalhar com o gesso, ficou claro para você que essa decoração não é uma das tarefas mais fáceis, ainda mais para quem tem intenção de reformar a casa.

Então para sermos justos, vamos colocar aqui algumas desvantagens de lidar com decoração em gesso:

  • No caso do teto de gesso, em relação ao forro de PVC convencional, gera-se um custo maior. Não só pelo material, mas também pela necessidade de acabamento com massa corrida;
  • Para deixá-lo em condições apresentáveis com modelos bem feitos, a sua obra terá um tempo de instalação e manutenção longo;
  • E as manutenções precisam ser regulares, afim de evitar problemas como aparecimento de goteiras;

Entretanto, quando você olha o resultado final, é extremamente surpreendente e gratificante o seu esforço!

E se você está planejando sua casa agora do zero, indicamos que já inclua a etapa de decoração em meio a obra, afinal o gesso exige espaço e faz sujeira.

Tanto o gesso comum quanto o 3D tem muitos pontos positivos nos quesitos praticidade e estética.

É uma ótima opção para quem busca algo simples, ao mesmo tempo que quer um visual bem diferente do convencional para o seu lar.

E aí, gostou dessas dicas? Nos envie o seu feedback ou dúvida.

Será um prazer interagir com você.

Aproveite esses conhecimentos para renovar o visual da sua casa. Boa sorte!

Um abraço e até a próxima!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *