Decoração com quadros e molduras: Dicas para não errar

Tempo de leitura: 2 minutos

Decoração com quadros e molduras: Dicas para não errar
AVALIE O ARTIGO!

A decoração das paredes é uma das maneiras de tornar os ambientes mais interessantes e elaborados: você pode e deve usar quadros e molduras como aliados. Mas, cuidado para não exagerar.

Off-white com quadros

Criatividade e bom senso na disposição dos quadros

Usar a criatividade e conhecer muito bem suas preferências são fatores importantes. Usar elementos com os quais você se identifique – e que tenham harmonia com o estilo de arquitetura da sua casa – é um ponto essencial. Há algumas dicas e orientações para ajudar você a compor a decoração com quadros.

Os corredores e o hall de entrada, por exemplo, ficam ótimos com quadros um pouco maiores; usar fotografias também é uma boa ideia, já que elas contam um pouco da sua história para quem vem visitar você. Nas escadas, procure organizar a disposição dos quadros (o melhor é utilizar aqueles um pouco menores) acompanhando o alinhamento dos degraus. 

Moldura Colagem
Moldura Colagem

Integre estilos e molduras

Algumas indicações gerais sobre a utilização de quadros:

  • Caso a obra seja famosa, deixe que ela seja o destaque do ambiente;
  • Quadros grandes podem revestir toda uma parede sem problemas; já os menores ficam mais bonitos quando agrupados.
  • Sobre a altura, procure manter 1,60m de distância do chão até a metade do quadro, e quando o quadro ficar acima de um sofá, deixe cerca de 25 centímetros de distância; já com relação a aparadores, 20 centímetros são suficientes.
Moldura com cortiça e espelho
Moldura com cortiça e espelho

Sobre o tamanho dos quadros, também é preciso unir o seu estilo com o bom senso e a harmonia do ambiente. Espaços mais compactos ficam melhores com quadros pequenos; o contrário vale para cômodos mais espaçosos.

Poltrona e Puff Charles Eames

Já em relação às cores e o conteúdo do quadro, procure levar em conta o estilo arquitetônico dos cômodos. Escolher quadros que se harmonizem com as cores dos móveis é uma ótima dica; em ambientes mais modernos, obras que tragam textura ajudam a complementar o ar inovador.

Molduras de Crochê
Molduras de Crochê

As molduras também são importantíssimas na decoração. Aqui também é preciso buscar a harmonia. Ou seja, o tom e a forma da moldura devem acompanhar o conteúdo do quadro em si – e, por consequência, do estilo do cômodo. Por exemplo, uma obra simples e “leve” fica melhor com uma moldura reta e pequena.

Molduras em Crochê
Molduras em Crochê

Seguindo essas orientações e usando e abusando da sua criatividade, você conseguirá utilizar quadros e molduras para incorporar o seu estilo e a sua personalidade na decoração de qualquer ambiente.

Um abraço!

Poltrona Shell

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *