Decoração de casa pequena com estilo

Tempo de leitura: 3 minutos

O estilo e o bom gosto na decoração de uma casa não estão diretamente ligados ao tamanho dela. Ou seja, se você mora em uma casa ou apartamento pequeno pode tornar o ambiente agradável e funcional. Quer saber como? Confira as dicas abaixo para decoração de casa pequena.

Prefira cores claras

Comece pelo básico: cores claras nas paredes sempre ajudam a tornar o espaço mais amplo. Mas você não precisa ficar apenas no branco, tente tons pastéis de suas cores preferidas.

Deixe as cores fortes para os objetos de decoração menores. Uma luminária ou um vaso de plantas podem ficar bem em tons de cinza, mostarda ou vermelho caso a sua sala tenha predominância de branco ou areia nas paredes.

decoração de casa pequena
Imagem: fotosdecoracao.net

Planeje bem a disposição dos móveis

Uma das coisas mais importantes para decoração de casa pequena é aproveitar ao máximo todos os espaços. Por isso, antes de sair comprando qualquer móvel apenas porque você gostou muito, meça bem todos os cômodos.

Com a metragem correta (incluindo detalhes como a distância entre uma porta e outra, da janela até o final da parede, etc) você consegue planejar bem melhor seus espaços. Quando chegar à uma loja de móveis certifique-se de que aquele sofá maravilhoso cabe nas medidas da sua sala. É uma recomendação simples, mas que poupa tempo e dor de cabeça.

decoração de casa pequena
Imagem: ceramicaburguina.com.br

Ambientes integrados

Se o espaço é reduzido, a pior coisa é querer demarcar muito a divisão entre os cômodos. Na medida do possível, prefira ambientes integrados. Isso aumentará a circulação entre os ambientes e dará a sensação de muito mais espaço.

Por exemplo, integre a cozinha com a sala de jantar ou mesmo a de estar. Você terá um ambiente mais despojado e muito funcional. Essa integração também pode ser feita entre a sala e um escritório, por exemplo.

Valorize a iluminação

Quanto mais claro o ambiente, mais impressão de espaço disponível. Deixe a iluminação natural entrar em todos os cômodos. Para facilitar, opte por cortinas de cores claras ou persianas que podem facilmente ser usadas entreabertas.

Nos móveis de canto, encontre um lugar para colocar abajures ou luminárias de mesa. Esses simples objetos de decoração também vão cumprir a função de levar mais amplitude ao espaço.

Organização já!

Muitas vezes, até uma casa muito grande pode não comportar todos os móveis, equipamentos e objetos de uma pessoa. Enquanto uma casa pequena pode conseguir guardar tudo de forma adequada e harmoniosa. Mas como isso acontece?

A questão crucial está em organizar bem o que você tem em casa. Aproveite cada pequeno espaço para colocar organizadores multiuso. Eles podem ficar dentro de armários, atrás das portas ou até naquela parede do corredor que parecia inutilizável. O importante é dar um destino organizado para cada objeto em sua casa e não deixar nada espalhado. Seu espaço vai dobrar de tamanho e ficará muito mais fácil de encontrar suas coisas.

decoração de casa pequena
Imagem: catacralivre.com

Espelhos: usar ou não?

A utilização de espelhos consiste em um dos truques mais simples para ampliar os ambientes e contribuirá para a decoração de casa pequena. Eles podem e devem ser utilizados, mas sempre com parcimônia. Não vale exagerar e colocar espelhos em todos os cômodos.

decoração de casa pequena
Imagem: personare.com.br

Na parede em frente à mesa de jantar, um espelho pode compor muito bem a decoração e ainda ajudar a aumentar a percepção do espaço na sala.

Então, gostou das dicas? Agora basta você escolher os móveis que mais combinam com a sua casa. A Essência Móveis de Design tem muitas opções, clique e confira.

3 Comentários


  1. Boa tarde moro em apartamento e para aproveitar todo o espaço disponível fiz os meu moveis sob medida e ganhei uma boa dinâmica no dia a dia

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *