Decoração Egípcia, Sua Casa Brasileira no tipo exportação

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Decoração Egípcia, Sua Casa Brasileira no tipo exportação
5 (100%) 1 Voto

Impossível falar de decoração egípcia sem mencionar as obras arquitetônicas que fizeram história e encantam turistas do mundo todo até hoje. Os aspectos históricos são muito fortes e ainda presentes no jeito de construir e decorar as casas no Egito. As famosas pirâmides são exemplos de que os egípcios não brincam em serviço e que dão um show em matéria de arquitetura.

Antigo Egito
Antigo Egito

Mas vamos ser mais específicos. As cores da decoração egípcia não costumam variar muito, nem mesmo nas áreas nobres. Predominam os tons terrosos, além da combinação bastante comum do preto e dourado, sugerindo sofisticação, porém, sem perder a simplicidade.

Cleópatra
Cleópatra

Nesse tipo de decoração, a leveza dos véus e cortinas esvoaçantes se faz bastante presente, não somente nas janelas, mas também ao redor das camas, nas portas, colunas e varandas. Falando em varandas, elas são muito valorizadas na decoração egípcia. Mesmo em apartamentos, as varandas existem e ocupam um espaço importante na residência. É um costume egípcio ficar na varanda observando o movimento, principalmente no calor intenso.

Outra característica importante e sempre presente na decoração egípcia são os tapetes. Uma casa sem tapetes com certeza não é uma casa egípcia! Geralmente coloridos, eles enfeitam e aconchegam os ambientes, dando boas vindas aos convidados e conforto aos moradores.

Tapetes Egípcios
Tapetes Egípcios

Almofadas e almofadões completam o conforto da casa egípcia. Aliás, esses são objetos cada vez mais utilizados para compor ambientes personalizados, acolhedores e alegres, uma vez que as almofadas estão livres para serem coloridas e diferentes umas das outras, inclusive no mesmo sofá.

Decoração Egípcia
Decoração Egípcia

Nas casas egípcias, a iluminação é sempre importante e intensificada através de lustres e luminárias sofisticados e imponentes. Os espelhos, geralmente grandes e emoldurados, dão ainda mais brilho para a decoração, além de ampliarem os ambientes como um passe de mágica.

casasul.com.br - Fotógrafo Diego Pisante
casasul.com.br – Fotógrafo Diego Pisante

No Egito, mais de 90% da população mora em prédios, baixos e grudados uns aos outros. Ao contrário dos templos do antigo Egito, nas casas do Egito atual, a economia de espaço é quase uma lei, por isso, não existe área de serviço nas residências. A máquina de lavar fica no banheiro e as roupas são estendidas na varanda ou em varais nas janelas.

Sofá Cama Bit

POLTRONA CHARLES EAMES

Mesmo assim, a estrutura da maioria das casas e apartamentos preserva a varanda, além de duas salas, uma para visitas e uma de estar, mesmo em pequenas residências e apartamentos. Inclusive, nas casas antigas mais modestas, existia apenas um quarto para toda a família, mas permaneciam as duas salas. Isso traduz, entre outros aspectos culturais, a importância que os egípcios dão aos convidados que recebem em suas casas.

É importante salientar que a decoração egípcia nada lembra os desertos, pelo contrário, os ambientes são compostos por muitos detalhes como papel de paredes, quadros, espelhos, tapetes e muitos móveis. À primeira vista, a decoração egípcia pode parecer um tanto pesada, por isso, a sugestão é incorporar na sua casa alguns elementos típicos desse tipo de decoração, mas não necessariamente todos eles juntos.

Decoração no Egito
Decoração no Egito

Se você quer começar aos poucos a decorar a sua casa inspirada nessa decoração, comece escolhendo alguns quadros com papiros, hieróglifos ou paisagens egípcias. Quando você se der conta, terá um verdadeiro oásis dentro de casa, ou seja, um ambiente bonito, aconchegante e convidativo.

MESA SAARINEN DE JANTAR

ترحيب
(Bem vinda!)

Comentários

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *