Como decorar uma sala pequena

Tempo de leitura: 3 minutos

Esqueça as aparentes limitações que uma sala pequena pode trazer na hora de decorar. Você merece uma sala linda e com decoração única! Siga estas dicas e saiba como decorar uma sala pequena.

Escolha os móveis certos

Se você acerta na escolha dos móveis, tenha certeza de que isso representa mais da metade do caminho para a sua sala ser um sucesso. Mas como acertar?

A primeira coisa é você saber as medidas exatas da sua sala e a dos móveis que pretende comprar. Lembre-se sempre de deixar espaço entre os móveis e também para a circulação das pessoas.

Imagem: casaeconstrucao.org

A segunda coisa é preferir móveis de linhas retas e de pouca profundidade. Sofás e mesas com pés e base ondulados ou com muitos detalhes requerem mais espaço livre em volta. Os sofás sem braço são ótimas opções.

Além disso, a substituição de um móvel convencional por um mais despojado pode significar muita economia de espaço. Por exemplo, em vez de uma poltrona, opte por um pufe.

Quanto menos, melhor

A sala é pequena, portanto quanto menos móveis e objetos você colocar, mais ela vai ficar bonita, organizada e aconchegante. Não cai na tentação de colocar “só mais uma cadeira” ou de encher o rack da TV de bibelôs.

Podem existir variações, mas aqui vai uma lista básica do que a sua sala pequena deve conter: sofá, rack ou painel de TV, pufe, tapete, cortina, poucos objetos de decoração e aparelho de som. Caso a sua sala não seja tão pequena pode acrescentar uma mesinha de centro.

Imagem: casaeconstrucao.org

Acessórios transparentes

Acessórios transparentes como luminárias, mesinhas de canto ou nichos de parede contribuem para aumentar a percepção do espaço.

Você pode, inclusive, colocar uma mesinha de centro transparente em sua sala. O resultado será um visual bastante moderno.

Painel ou rack de TV?

A resposta para essa pergunta depende muito do tamanho da sua sala. O painel costuma poupar bastante espaço e consegue apoiar TV, DVD, aparelho de som e outros objetos.

Porém, o rack pode ser mais interessante se você não quer ocupar toda a parede com esse objetivo. Assim, você pode ter a parede da TV liberada, o que aumenta a sensação de amplitude do ambiente.

Imagem: casaeconstrucao.org

Estilo das cortinas

Muita gente pensa que cortinas somente até a altura da janela deixam o ambiente mais leve, sendo recomendadas para salas pequenas. Ocorre que cortinas longas, começando rente ao teto e compridas até o chão fazem com que o pé direito pareça ser mais alto. Prefira essas.

Objetos que fazem a diferença

Uma decoração mais funcional não significa sem graça. Pelo contrário, você pode brincar com pequenos objetos que tornarão a sua sala muito especial.

Por exemplo, no rack da TV ou na mesinha de centro, coloque uma bandeja com um par de copos coloridos e uma garrafa da sua bebida preferida. Além de ser um charme, vai ficar fácil agradar aquela visita de última hora.

Imagem: imgrum.net

Porta-retratos de tamanho convencional (10X15cm) também não tomam quase nenhum espaço e ainda são responsáveis por um toque mais personalizado.

A sua marca pessoal precisa estar em sua sala e nada melhor para isso do que fotos suas com amigos e familiares.

Gostou deste artigo? Clique aqui e veja as opções de mobiliário e de objetos decorativos da Essência Móveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *