Dicas de como aplicar a iluminação natural e transformar seu ambiente

Tempo de leitura: 9 minutos

Dicas de como aplicar a iluminação natural e transformar seu ambiente
AVALIE O ARTIGO!

A construção de uma casa envolve muitos elementos. Ela pode ser pensada de modo a promover uma maior iluminação natural e ventilação, fazendo com que o imóvel seja mais valorizado por conta dessas características.

Isso porque uma residência que possui grande capacidade de recepcionar a iluminação externa se torna mais aconchegante, além de auxiliar na economia de energia elétrica.

A ventilação também é um ponto importante, já que ela influencia na dinâmica da casa e torna o ambiente mais fresco.

Mas, para que essas características possam ser aplicadas de maneira eficiente em um imóvel, é preciso contar com um projeto desenvolvido por um engenheiro civil, que possui os conhecimentos necessários para realizar o planejamento da construção ideal.

O engenheiro leva em consideração alguns pontos essenciais, que dizem respeito a localização do terreno e de fatores importantes como o nascer e pôr do sol, projetando a construção do imóvel seguindo essas diretrizes.

Desse modo, é possível garantir que a iluminação externa atinja os cômodos de maneira mais eficiente.

Iluminação natural
Iluminação natural

Além disso, durante o período de construção, é preciso contar com serviços de gerenciamento e fiscalização de obras, oferecidos por empresas do setor. Isso porque, apesar do planejamento ser feito de acordo com o gosto do cliente, no momento da execução podem surgir imprevistos e eles precisam ser contornados da melhor maneira possível.

Poltrona e Puff Charles Eames

Dessa maneira, com uma execução apropriada, é possível desfrutar das vantagens colhidas por meio da iluminação natural.

Quais são os benefícios da iluminação natural?

A iluminação natural não é uma simples característica de arquitetura ou decoração dentro de um imóvel.

Na verdade, ela traz diversos benefícios, tais como:

  • Sustentabilidade;
  • Economia energia elétrica;
  • Otimiza a estética do local;
  • Evita sobrecarga da visão;
  • Melhora a saúde e os níveis de vitamina D.

A sustentabilidade está entre um dos principais benefícios oferecidos pela iluminação natural. Isso porque, diminuindo o uso da energia elétrica, além de se obter uma economia financeira, os recursos naturais são poupados, beneficiando também futuras gerações.

Poltrona Shell

Além disso, a iluminação natural embeleza ainda mais o ambiente, pois proporciona um efeito aconchegante, destacando de maneira mais especial as cores e formatos utilizados na decoração de um cômodo.

Iluminação natural
Iluminação natural

Mas, acima de tudo, estão os benefícios oferecidos para a saúde humana. A iluminação natural evita a sobrecarga da visão, que pode ocorrer quando se passa grande período do tempo em atividades.

Sendo assim, já que a luz do sol causa uma iluminação mais natural, esse problema é consideravelmente reduzido.

Outro ponto importante é sobre a produção de vitamina D no organismo. O sol é o grande responsável por estimular a produção desse componente no corpo humano de maneira natural, sendo este responsável por aumentar a imunidade e, por isso, fundamental para a saúde.

Por isso, mais do que uma escolha decorativa, a iluminação natural é importante para qualquer imóvel e, por isso, essa postagem traz dicas de como aplicar a iluminação natural em sua residência.

Invista em janelas e portas

A ação mais comum quando se pretende conseguir maior iluminação natural dentro de um imóvel é com a projeção de um maior número de janelas que, permitem maior entrada de luz.

catalogo-arquiteto-designers

Outra opção pode ser incluir portas de vidro nos cômodos sociais, tais como a sala de estar, cozinha e outros locais que possam dar acesso ao quintal, por exemplo.

De qualquer modo, investir na compra de esquadrias de alumínio SP pode ser uma escolha certa, aumentando o número de janelas em todos os cômodos.

Escolher o tamanho da esquadria também influencia positivamente na entrada de luz em um ambiente. Isso porque uma janela ampla pode deixar um cômodo mais exposto, e permitindo assim que ele receba maior quantidade de iluminação.

Algumas fábricas especializadas no desenvolvimento de esquadrias investem na confecção de modelos de janela com veneziana, que podem ser boas alternativas para cômodos privativos, já que permitem a entrada de iluminação natural durante o dia e impedem a entrada de claridade durante a noite.

Iluminação natural com janelas de vidro

Iluminação com portas de vidro
Iluminação com portas de vidro

2. Opte por elementos de vidro, de cores claras e espelhos para a iluminação natural

Levando em consideração a entrada de luz, é preciso apostar na escolha de objetos de tons claros e também em elementos de vidro dentro do imóvel.

Um desses exemplos pode ser o de um guarda corpo de vidro para escada. Ele permite que a luz irradie de maneira mais abrangente nos cômodos, ao contrário do que seria caso ele fosse fechado e de cores escuras.

Além disso, pintar paredes com cores mais neutras faz com que o cômodo ofereça um maior efeito de amplitude.

Apostar em móveis de tons mais claros também faz com que a iluminação interna se expanda e, por isso, é uma boa opção selecionar esses itens.

Uma outra alternativa muito utilizada, e também indicada por arquitetos, é a realização de um jogo de espelhos, fazendo com que a iluminação natural que entra no cômodo possa ser refletida por meio do uso de espelhos também para outros locais do imóvel.

Todas essas opções são maneiras práticas de expandir a entrada de luz, utilizando elementos simples que podem causar um impacto positivo no resultado.

3. Escolha estruturas adequadas para áreas externas

A escolha de estruturas para compor a área externa de uma residência pode influenciar na entrada de luz.

Isso pode ser visto facilmente em casas que possuem cobertura na garagem, já que essas armações acabam impedindo também a entrada de iluminação pela janela da sala, por exemplo.

Por isso, é preciso investir em estruturas adequadas para áreas externas, como as seguintes:

Pergolados

Uma boa alternativa para solucionar o problema desses ambientes pode ser investir na instalação de um pergolado com cobertura de vidro, para garagem ou quintal. Afinal, as telhas utilizadas para revestir a estrutura permitem que a claridade atinja facilmente os cômodos internos.

Além disso, o material de fabricação do pergolado pode ser escolhido de acordo com a decoração do local, sendo comum os de madeira ou ferro. 

Para complementar uma decoração mais natural, é possível investir em alguns tipos de plantas que se desenvolvem circulando a estrutura do pergolado, de modo a revesti-lo inteiramente.

Nos quintais, por exemplo, que geralmente são áreas de lazer que podem contar com uma churrasqueira pré moldada com fogão, é preciso se atentar justamente para a saída da fumaça durante a utilização do equipamento.

Por isso o pergolado torna-se uma das melhores opções para esse espaço.

Área de lazer com pergolado de vidro

Sacadas

Alguns imóveis que possuem mais de um piso podem contar também com sacada, que são áreas ligadas geralmente a um quarto e dão acesso ao ambiente externo.

Para esses locais também é possível escolher uma estrutura adequada, como o guarda corpo de vidro para sacada, que devido a sua composição, torna a passagem de luz mais fluida. Desse modo, o cômodo interno pode ser bem iluminado.

Apesar de muitos proprietários temerem a instalação de um guarda corpo de vidro, com receio de que ele quebre facilmente, é válido ressaltar que os vidros utilizados na sua composição são temperados, ou seja, caso venham a se romper, eles não estilhaçam.

Além disso, o conserto de sacada de vidro é bastante simples, e pode ser feito em poucas horas, substituindo o vidro quebrado por um novo.

Guarda Corpo de Vidro
Guarda Corpo de Vidro

Portões

Os portões também podem ser escolhidos de maneira a contribuir com uma maior entrada de iluminação natural na residência.

Afinal, existem diferentes tipos de modelos, sendo muito comum encontrar portões de ferro simples composto por pequenas com barras circulares, outros com a estrutura completamente fechada e ainda os que possuem tela otis, que é um tipo de painel vazado.

Sendo assim, tanto o modelo de barra quando o modelo de tela são os mais adequados quando o assunto é a entrada de luz na residência.

Além disso, as telas utilizadas em portões são bastante resistentes, mas caso elas venham a se romper com o uso cotidiano, é possível agendar uma manutenção de portão eletrônico, que substitui a tela da região defeituosa pela aplicação de uma nova, sem prejudicar o funcionamento do portão.

Assim, a garagem pode continuar recebendo maior entrada de luz, beneficiando o imóvel.

Portões de Tela Otis
Portões de Tela Otis



4. Opte por claraboias para obter iluminação natural em locais mais fechados

Muitas vezes, pode ocorrer de um corredor ou algum outro cômodo não conseguir uma boa iluminação, principalmente se ele não conta com uma janela.

Nesses casos, uma solução eficiente para resolver o problema é a claraboia, que pode ser construída em diversos formatos, de modo a proporcionar também uma boa ventilação ao local.

As claraboias ficam posicionadas na parte superior de uma parede ou mesmo no teto, sendo fechadas por vidros, blocos ou telhas transparentes. Assim, permitem maior entrada de luz, tornando o cômodo mais iluminado.

Todas as alternativas mencionadas nesta postagem podem ser maneiras eficientes de proporcionar maior entrada de luz em um imóvel, transformando os ambientes positivamente com sua iluminação natural.

Banheiro com Claraboia
Banheiro com Claraboia

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 




Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *