Dicas para deixar sua área externa moderna e aconchegante

Tempo de leitura: 8 minutos

Dicas para deixar sua área externa moderna e aconchegante
AVALIE O ARTIGO!

A área externa de uma residência pode ter a sua estrutura idealizada para ser um local de maior conforto. Para isso, alguns elementos precisam ser escolhidos de maneira assertiva.

Independentemente do tamanho do espaço, é possível criar os melhores cenários, utilizando técnicas de decoração que fazem do ambiente um local mais aconchegante e atual.

A área externa, independente da finalidade, pode ser facilmente decorada. Nela podem ser utilizados itens modernos que criam harmonia entre si e oferecem um resultado final de excelente gosto.

Apesar de serem locais diferentes, é possível utilizar os mesmos elementos para decorar tanto o quintal quanto a varanda. A escolha de produtos e objetos simples podem desenvolver uma decoração mais inovadora.

Área Externa Decorada
Área Externa Decorada

Por isso, este artigo traz dicas de como aplicar diferentes tipos de objetos e acabamentos que podem ser fundamentais para tornar essas áreas mais especiais.

Dica 01: Investir na aparência das paredes da área externa

O visual das paredes pode ser uma das características mais marcantes do ambiente. Isso porque ela é essencial para criar uma decoração mais leve e requintada no local.

Mesmo que elas possuam uma cerca de arame ovalado, é possível investir de maneira concreta na sua aparência, por meio da:

Poltrona e Puff Charles Eames

  • Criação de uma texturização na superfície;
  • Aplicação de azulejos;
  • Pintura;
  • Estrutura de tijolinhos ou pedras e etc.

A decoração que envolve a texturização de paredes é uma das mais aplicadas em áreas externas. Ela é capaz de criar um ambiente mais moderno e requintado e é uma técnica bastante simples.

A aplicação de azulejos também pode ser uma boa opção, principalmente nas varandas gourmet ou áreas de churrasqueiras. Nesse caso, o azulejo acaba por proteger a superfície, cobrindo-a integralmente.

A pintura também pode ser uma opção. Apesar de ser uma das maneiras mais simples de se decorar um ambiente, traz uma característica mais trabalhada, ou seja, uma superfície bonita e bem finalizada.

Investir em cores claras costuma ser a preferência no momento de decorar a área externa, já que causa a impressão de amplitude.

Poltrona Shell

Para uma decoração mais clássica, é possível usar uma estrutura de tijolinhos. Essa opção é, sem dúvida, uma das mais escolhidas pelos proprietários, pois não demanda cuidados específicos. Além disso, proporciona beleza e aconchego ao ambiente.

Para quem não possui uma parede de tijolos, é possível incluir alguns tipos de pedras na superfície, que oferecem uma decoração mais natural.

Área Gourmet com azulejos decorados
Área Gourmet com azulejos decorados

Dica 02: Personalizando esquadrias

As portas e janelas são parte da decoração das áreas externas, pois são o ponto de entrada e saída desses locais. Por isso, também demandam uma atenção especial.

Se a sua área possui esquadrias de alumínio sob medida, elas também podem ser personalizadas de acordo com o local.

A pintura de esquadrias de alumínio, pode facilitar o trabalho de muitos proprietários, porque ela pode ser feita para que o ambiente possua um toque mais sofisticado.

Isso acontece porque o tipo de procedimento necessário para a pintura de metais é diferente da convencional, além de exigir um tipo de material diferenciado. Para esses casos, existe a pintura a pó, que é também chamada de eletrostática, e pode ser feita em diversas cores.

catalogo-arquiteto-designers

Se a sua residência possui esquadrias de madeira, por exemplo, uma opção pode ser investir na aplicação de vernizes. O verniz deixa o material mais reluzente e com aparência de novo, além de proteger.

Esquadrias em Alumínio para Área Externa
Esquadrias em Alumínio para Área Externa

Dica 03: O teto também é importante

Algumas áreas externas contam com uma parte coberta, que geralmente são destinadas à alimentação ou abrigo de equipamentos. Nas varandas gourmet, isso é uma regra.

Por isso, em quintais que possuam a cobertura fixa, é ideal que o teto também receba um tratamento especial. Isso torna o ambiente mais bonito e personalizado.

Isso pode ser facilmente realizado com a colocação de gesso, que permite desenvolver diferentes tipos de acabamentos.

O gesso, além de ser um elemento neutro que combina com qualquer tipo de decoração, ainda é um material de fácil aplicação, que permite mesclar a utilização de placas de vidro e criar um tipo de lustre embutido.

Isso faz com que o local seja mais valorizado e tenha uma estrutura diferenciada.

Uma outra opção para investir na decoração do teto é com a aplicação de forro mineral. Esse forro é de simples instalação e permite criar um espaço mais naturalizado, com cores claras, que facilitam a ornamentação do local.

Área Externa com Forro de Gesso
Área Externa com Forro de Gesso

Dica 04: Investir em um jardim

A criação de uma jardim, pode ser a escolha mais assertiva para a decoração de uma área externa.

As plantas sempre estiveram presentes em quintais e varandas gourmet, porque são bonitas e trazem mais vida e naturalidade.

Mesmo para áreas menores, é possível investir na estrutura para jardim vertical. Ela é fixada na parede do espaço e comporta pequenos vasos de plantas, tornando o ambiente bastante atrativo.

Já para os quintais maiores, é possível optar por plantas que se desenvolvam melhor na exposição solar e que possuam manutenção mais fácil, de modo a mantê-las sempre bem cuidadas.  

A decoração ainda pode ser complementada com outros elementos, como diferentes modelos de vasos e pedras dos mais diversos tipos.

Escolher os modelos de pedras para jardim e onde comprá-las, pode ser uma boa alternativa, já que as lojas especializadas em jardinagem oferecem diversas opções.

Os jardins também costumam ser uma área que transmite tranquilidade, pois têm uma proximidade maior com elementos naturais, promovendo o bem-estar.

Jardins Verticais
Jardins Verticais

Dica 05: A iluminação é outro recurso interessante para a área externa

Além da luz natural, é muito comum que os proprietários de imóveis invistam também na iluminação artificial de vários cômodos.

Para áreas externas isso também é possível, principalmente porque ela permite a criação de decorações especiais e diferenciadas, que podem ser direcionadas para um determinado objeto, ou mesmo ser posicionadas no chão do local.

Em locais decorados com madeira, por exemplo, a iluminação pode fazer com que os objetos se tornem mais chamativos, de modo a destacá-los de maneira especial no ambiente.

Assim, além de promover maior visibilidade em períodos noturnos, a iluminação ainda ajuda na conservação das plantas, e pode ser feita de maneira a complementar a decoração da área externa.

Área Gourmet Iluminada
Área Gourmet Iluminada

Dica 06: Os móveis compõem uma decoração mais aconchegante

Os móveis escolhidos para as áreas externas são essenciais para compor a decoração de uma varanda gourmet ou de um quintal de maneira mais confortável e elegante.

Os principais tipos de móveis utilizados na ornamentação completa de um espaço externo são:

  • Sofás e poltronas;
  • Mesas e cadeiras;
  • Espreguiçadeiras e bancos;
  • Armários, etc.

Os sofás e as poltronas são móveis indispensáveis para qualquer área externa, tornando o local muito mais aconchegante.

Isso porque eles são fabricados e desenvolvidos utilizando vários tipos de materiais, que vão desde a estrutura interna com espuma laminada para deixar o assento mais confortável, até os revestimentos, que podem ser dos mais diferentes tecidos.

As mesas e cadeiras fazem parte da estrutura de alimentação, oferecendo suporte para esses momentos. Eles podem ser confeccionados em vários materiais, como madeira, ferro, plástico e outros.

Esse conjunto, além de tudo o que falamos aqui, pode ser posicionado facilmente em varandas gourmet e quintais, que muitas vezes costumam contar com equipamentos que realizam a confecção dos alimentos, como as churrasqueiras e os fornos a lenha.

As espreguiçadeiras e os bancos podem compor uma decoração voltada ao lazer e descanso. São normalmente utilizadas em quintais que possuem piscina. Desse modo, tornam o ambiente mais confortável, e permitem com que as pessoas passem mais tempo nele.

Os armários são tidos como objetos auxiliares. Eles facilitam a organização do espaço como um todo, já que armazenam internamente uma grande quantidade de pequenos itens.

Área Externa mobiliada e decorada
Área Externa mobiliada e decorada

Acessórios para decoração de área externa

Muitos dos móveis utilizados para decorar as áreas externas comportam alguns tipos de acessórios complementares, que dão um toque de aconchego.

Além disso, é possível incluir outros itens na decoração, como:

  • Almofadas;
  • Tapetes;
  • Mantas;
  • Capas;
  • Quadros e etc.

Todos esses acessórios podem compor facilmente a organização de uma área externa, auxiliando a complementação desses ambientes.

Por isso, é muito interessante investir na decoração de varandas gourmet e de quintais. Além de valorizar o imóvel, proporciona um local mais agradável para os moradores e seus convidados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.






Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *