Qual é a postura correta para trabalhar no computador?

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Qual é a postura correta para trabalhar no computador?
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Olá,
Tudo bem?

Escrevo para dizer que eu sempre trabalhei com computador, faz exatamente uns 12 anos que estou direto utilizando o PC para meu dia-a-dia. Entretanto, todos nós estamos sujeitos a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e você só vai lembrar disso quando realmente começar a doer.

Comigo não foi diferente, fui aprender a posicionar o teclado, escolher a melhor cadeira e mesa depois que fiquei alguns MESES de molho devido a uma forte tendinite. A gente sempre pensa que isso não vai acontecer, mas digo com toda sinceridade pra quem gosta de trabalhar, a pior coisa do mundo é ficar impossibilitado de desenvolver sua profissão.

Dor nas Costas? Pescoço? Ante-braços? Veja como evitar!

Os resultados da má postura são:

  • Dor no pescoço;
  • Dor nas costas;
  • Dor nos braços e ante-braços;
  • Dor nas mãos;
  • Sensação de cansaço;
  • Desconforto;
  • Outros problemas de saúde (LER / DORT);
  • A melhor coisa é prevenir estes problemas;
  • Mantenha-use sempre na postura NEUTRA;
  • Postura neutra pode significar um dia mais produtivo e confortável ;

Sigo ao máximo esta imagem que coloquei aqui, depois das sessões de fisioterapia, nunca mais senti dor ou qualquer desconforto. Já o ortopedista diz que a postura correta evitará dores e possíveis lesões.

Abaixo imagem esclarecedora sobre como deve ser sua postura na hora de trabalhar.

Clique na imagem para ampliar!

Poltrona e Puff Charles Eames

Evite dor nas costas: Confira a ergonomia correta no computador
Evite dor nas costas: Confira a ergonomia correta no computador

Por isso, eu deixo aqui algumas dicas que foram valiosas para mim pós tratamento da tendinite. Hoje consigo trabalhar 100% sem dores. Vamos lá!

Abaixo pontos cruciais que você deve seguir.

  1. Mantenha os olhos no mesmo nível da parte superior da tela do monitor. Com notebook é mais difícil, mas nada que um suporte com várias regulagens de tamanho não resolva.
  2. Mantenha sempre o monitor a meio metro de distância dos seus olhos (50cm)
  3. Mantenha as costas apoiada por completo na cadeira.
  4. Os cotovelos, próximos ao corpo, devem estar num ângulo de 90º;
  5. Os punhos devem permanecer retos e apoiados sobre a mesa de trabalho;
  6. Caso a mesa de trabalho não permita o apoio dos punhos, utilizar cadeira com braços, posicionados na mesma altura da mesa de trabalho;
  7. Mantenha os pés apoiados no chão ou em apoio próprio para os pés, um ao lado do outro;
  8. O monitor deve ficar perpendicular às janelas ou luzes, evitando reflexos na tela ou ofuscamento;
  9. Não trabalhe com rotação ou torção do tronco, ficando de frente para o monitor;
  10. Faça pausas de 10 minutos a cada 50 minutos de digitação contínua.

Como deve ser a Cadeira?

Mas qual cadeira escolher na hora de trabalhar? A minha preferência é para aquelas que possuem regulagem de altura e controle de relax, assim posso escolher a posição ideal para o tamanho do meu corpo.

Poltrona Shell

Evite Dor nas Costas, escolha Cadeiras Ergonômicas para o dia-a-dia
Evite Dor nas Costas, escolha Cadeiras Ergonômicas para o dia-a-dia

Esta cadeira é a que eu uso no dia-a-dia. Parece até uma humilde cadeira, entretanto ela me atende muito bem. Há cadeiras que custam mais de R$5.000,00 que me deixam até em dúvida na hora de me posicionar para trabalhar, mas cada um sabe de sua necessidade. Não?!

Trabalho com notebook. E agora?

Notebook não foi criado para trabalhar direto e sem parar, sua função é para trabalhos rápidos e reuniões, mas mesmo assim milhares e milhares de pessoas, assim como eu, utilizam o notebook para trabalhar o dia todo.

A solução que dei para melhorar muito o meu ambiente de trabalho foi comprar um suporte de notebook no estilo Transformes, com várias configurações, dentre elas uma que permite que a tela do notebook fique na direção dos meus olhos.

Evite Dor nas Costas, escolha um suporte para notebook com várias posições
Evite Dor nas Costas, escolha um suporte para notebook com várias posições

Estas foram dicas superficiais de uma pessoa que melhorou muito sua saúde à partir de ideias práticas para seu cotidiano. Faça sua parte, cuide da sua saúde.

Advertência: Lembrando que essas são dicas preliminares feitas por uma pessoa comum que passou por alguns dos problemas citados acima. Essas dicas de forma alguma substituem a consulta a um profissional da área. 🙂

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Espero que tenha gostado.
Um Abraço!

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