Fachada Clean para Casas

Tempo de leitura: 12 minutos

Fachada Clean para Casas

Você sabe como é uma fachada clean? Qual é a primeira parte de uma casa que você vê? Qual é a parte que, mesmo sem nunca ter entrado na casa, já te faz ter certa noção de como é a decoração? Qual é a parte de uma casa que fica exposta para a rua? Acertou quem disse “Fachada”, e é sobre a “Fachada Clean” para Casas que iremos falar neste artigo.

Fachada Clean para Casas
Fachada Clean para Casas

A fachada de uma casa fica exposta para rua, e por isso deve ser bem pensada e elaborada.

A Fachada Clean é algo que vem crescendo no mundo da arquitetura, cada vez mais o design das casas vem ganhando espaço na vida das pessoas. Pensar em cada detalhe da construção e da decoração é algo extremamente importante, isso envolve tanto a área interna, quanto a área externa da casa.

As Fachadas Clean estão crescendo dentro da arquitetura atual, ganhando cada vez mais espaço nas decorações.

E ai vem a pergunta, qual o cartão postal de sua casa? A primeira imagem que fica para quem te conhece, e para quem não te conhece? É a fachada de sua casa. Afinal mesmo quem nunca entrou, ou entrará em sua casa, irá ver sua fachada. Uma Fachada Clean já traz a serenidade necessária para uma boa construção.

São as fachadas de sua casa que se criam as primeiras expectativas em relação ao restante da decoração. Desta forma ela deve estar inteirada com o restante do design de sua casa, seguindo a mesma linha de pensamento, como se fosse à capa de um livro.

A fachada deve proteger a casa e a segurança dos moradores, mas sempre sem perder o estilo e personalidade.

Logicamente que algumas pessoas preferem manter a fachada mais neutra, até mesmo bem bloqueada, para manter a privacidade e a segurança, mas para os apaixonados por arquitetura e decoração, a fachada continua sendo um dos principais instrumentos de amor a uma casa.

São inúmeros os estilos de fachadas que podem ser utilizados, como falamos, ela por ser o cartão postal da casa, deve ter o estilo da mesma e de seus moradores. Mas alguns estilos e modelos estão e alta, por representarem os tempos atuais.

As fachadas Clean estão em alta, e além de lindas, trazem serenidade e tranquilidade para o lar. A modernidade é um requisito especial das casas clean’s, ela é utilizada para dar mais praticidade a sua casa, sem que ela perca o estilo e até mesmo o aconchego.

Se você precisa de inspirações para sua fachada, para o inicio da obra, ou apenas para o termino do acabamento de sua casa, nós vamos te ajudar a seguir.

O que é a fachada da casa.

Termo relacionado a arquitetura, “fachada” é sinônimo de aparência exterior, frontispício ou frente. Mas também significa “cada uma das faces exteriores de uma construção”.

Fachada Clean para Casas
Fachada Clean para Casas

A nossa querida fachada não esta ligada, ou representando, apenas a parte da frente da casa, como a maioria das pessoas pensam.

A fachada principal é normalmente a fachada frontal da edificação, mas esta é apenas uma de todas as fachadas:

  • Fachada frontal – a fachada que fica na parte frontal da casa.
  • Fachada posterior – a fachada que fica na parte de traz da casa.
  • Fachada lateral – a fachada que faz parte das laterais da casa (esquerda e direita, ou todos os lados existentes na edificação.).

Por ser a mais importante e a mais vista, afinal esta representando a entrada de sua casa, a fachada frontal é tida como a principal, e normalmente é a única que da vista para a rua.

O estilo pode ser imaginavelmente diverso, (clássico, moderno, contemporâneo, clean, rústico, etc…). E assim como o estilo é diversificado, a escolha dos materiais, para sua elaboração e construção, também é.

Os materiais utilizados para se construir uma fachada vão desde os aconchegantes tijolinhos a vista, até o cimento queimado. A diversidade é realmente muito grande, mas sempre sendo o reflexo do proprietário do imóvel.

Como Escolher a Fachada de sua Casa

Primeiramente, como já dissemos, a fachada deve representar o estilo da casa e do morador. Uma casa rústica não deve ter uma fachada moderna. Logicamente que quando falamos de design quase tudo é permitido, mas o bom gosto dentro da arquitetura e de toda e qualquer decoração, tem como precursor o “nexo”.

Nexo é a junção entre duas ou mais coisas, a ligação, vinculo e união. Nexo é quando existe uma coerência entre as ideias, entre os elementos de uma decoração. Isso faz com que o design seja agradável, mantendo toda sua casa ligada através das linhas e formas.

Cada época teve seu estilo mais utilizado em fachada de casas, assim como em na arquitetura e decoração em geral. O que é sempre levado em conta é o contexto histórico, os materiais existentes em cada período, o estilo de vida de cada época, e a forma com que as pessoas se relacionavam em suas casas.

A decoração sempre foi algo vivo dentro das famílias, logicamente levando em conta o poder aquisitivo e a cultura, mas sempre fez parte da vivencia, principalmente nas casas.

Atualmente a linha de estilo mais utilizada nas casas, é a Clean. Elas trazem o moderno e o simples, de forma tranquila e linda, combinando com o estilo de vida atual.

Fachada Clean

Você sabe o que realmente é o estilo de Fachada Clean?

O estilo Clean é representado por algo despojado, simples, sem ornamentos ou enfeites. O design Clean é aquele que se mostra de maneira não excessiva, geralmente em cores claras e neutras.

Uma fachada Clean sempre é despojada, simples e neutra.

Características da Fachada Clean:

  • Despojada.
  • Simples.
  • Pouco ornamentada.
  • Sem enfeites.
  • Sem excessos.
  • Cores claras.
  • Neutralidade.
  • Ideias

Para ter uma casa no estilo Clean, é necessário que, conforme dissemos anteriormente, não se tenham muitos excessos.

Uma casa Clean nunca tem excessos, nem de formas, enfeites, cores ou ornamentos que possam confundir nossa mente. Ela é Sempre limpa, clara, e moderna.

Para te ajudar com ideias, trouxemos algumas imagens de lindas casas com fachadas clean. Veja qual você mais gosta, qual reflete melhor o seu estilo e ficaria melhor em sua casa.

Linhas Retas

Os modelos de casas, e de fachadas, com linhas retas, é um estilo crescente. Tudo que é Clean vem ganhando cada vez mais espaço nas arquiteturas do século 21.

As formas sem ornamentos, unidas com cores neutras, trazem um “ar” leve e sóbrio.

Fachada Clean para Casas
Fachada Clean para Casas

Para trazer mais aconchego, a utilização de madeira na estrutura é mais que especial. Ela faz o papel da representação orgânica, que é sempre muito bem vinda à decoração, afinal traz vida ao ambiente, e também a fachada da casa.

As formas muito orgânicas não fazem parte da decoração clen, mas podem estar representadas por paredes com revestimento de madeira, pilares feitos de madeiramento, ou até mesmo cores mais amadeiradas. Mas sempre lembrando que isso deve estar em pequenos detalhes, para trazer vida, e não para escurecer o loca.

Uma fachada toda em linhas retas, porem pintada com tinta de cores escuras, ou feita inteiramente de madeira, foge muito da ideia trazida pelo estilo Clean.

O Estilo de uma Fachada Clean é sempre:

CClaro.
LLimpo.
EEstiloso.
AAmplo.
NNatural.

Assim fica fácil guardar quais os principais requisitos deste estilo.

Madeira

Como já dissemos anteriormente, a madeira faz parte sim da decoração Clean, mas deve ser utilizada de forma cautelosa e harmônica.

Fachada Clean para Casas
Fachada Clean para Casas

Podemos utilizar a madeira como um ponto marcante, que será o ponto focal de sua fachada. O acabamento da madeira deve ser impecável, e mesmo que colocado em grandes proporções, deve estar em sintonia com o restante da decoração.

A arquitetura é uma maneira de colocar todas as formas em sintonia, trazendo harmonia e estilo.

A madeira traz força, naturalidade, aconchego e estilo a uma fachada Clean.

Mistura de Materiais

A mistura de materiais na fachada Clean é super bem vinda. Trazer materiais diferentes que conversem entre si é o ideal para se criar um estilo, acolhedor e atraente.

Fachada Clean para Casas
Fachada Clean para Casas

Utilização de Vidro, Pedra, Piso e Madeira, faz com que mesmo tendo cores quase monocromáticas, a fachada da casa não fique monótona.

E é esse o grande cuidado que devemos ter quando falamos do estilo clean. Este estilo é “limpo”, porem não deve ser vazio e sem graça.

A utilização de grandes janelas mostra a integração do exterior com o interior da casa, mesmo que através da vidraçaria não seja possível se ver o interior da construção.

As pedras e pisos trazem a praticidade, uma limpeza não só visual, mas estrutural, por ser de fácil manutenção, sem necessidade de pinturas feitas de tempos em tempos.

Atualmente existem pisos que imitam madeira, sem a necessidade dos grandes cuidados necessários no madeiramento de uma casa. Ai se encontra a perfeita união entre a beleza e a praticidade.

Misturar cores de pisos, além de misturar modelos, também é algo extraordinário. Mas lembrando de que todas as formas e cores devem estar dentro da mesma paleta de tonalidade.

Linhas Horizontais e Verticais

A fachada Clean ganha movimento utilizando formas verticais e horizontais. Pilares, pilastras e paredes compõem toda estrutura fachada.

Fachada Clean para Casas
Fachada Clean para Casas

A utilização de estrutura colocada verticalmente faz com que a casa aparente ser mais alta, mesmo que seja apenas uma viga ou pilar com estrutural. Mas nunca devem ser colocados de maneira solta na construção, e sim muito bem pensada. Pois uma viga alta colocada em uma fachada “baixa”, pode causar grande estranheza aos nossos olhos.

Já a utilização de estruturas horizontais, deixa a fachada mais larga, mais ampla. O ideal é mesclar as estruturas, deixando tudo com “nexo” e extremamente harmônico.

Fachada Branca

Uma fachada branca pode ser muito estilosa, basta que se brinque com as formas e materiais. A estrutura toda branca pode ficar muito apagada, mas se utilizada de forma correta, fica extremamente bonita e elegante.

Fachada Clean para Casas
Fachada Clean para Casas

Basta que coloquemos detalhes, mesmo que pequenos, de outras cores neutras. E um paisagismo faz toda diferença.

Misturar o branco junto ao paisagismo, trás um destaque ao natural, sem perder a elegância.

Tijolinhos a vista

Ao contrario do que muitos pensam, é possível colocar tijolinhos a vista em uma fachada clean. Precisamos apenas seguir o raciocínio da leveza

Fachada Clean para Casas
Fachada Clean para Casas

Ao invés de colocar tijolos de tons mais escuros, junto a uma pintura com cores quentes, devemos manter a linha nude, a linha de cores naturais e claras.

Fachada Clean para Casas
Fachada Clean para Casas

E existindo a forma e textura do tijolo, evitar a colocação de outras formas ou cores.

Iluminação

A iluminação em qualquer estilo de fachada é mais que importante, é essencial. A luz vai destacar todas as formas da arquitetura.

Podemos trazer em um projeto luminotécnico, todo o estilo desejado para a casa. A colocação de luzes desde o jardim até em pontos estratégicos da estrutura, faz com que sua casa ganhe vida, estilo e beleza.

Fachada Clean para Casas
Fachada Clean para Casas

As luzes devem ser colocadas onde exista a necessidade de destaque. Em uma viga bonita, em um jardim espetacular, e nas partes internas, deixando tudo claro e amplo.

A iluminação deve ser pensada desde o projeto da casa, e ser relembrada em todas as reformas e re-decorações.

Posso colocar preto em uma fachada Clean?

Sim, com muita cautela e com muita atenção, podemos utilizar detalhes em preto, ou em cores mais escuras, na nossa fachada.

Fachada Clean para Casas
Fachada Clean para Casas

Sempre lembrando que não é porque a fachada é neutra, que ela deve ser totalmente monocromática, ela deve sim ser limpa e harmônica, mesmo com a existência de detalhes mais escuros.

Os detalhes escuros podem existir na fachada clean, porém não podem se sobressair, ganhando mais destaque que a fachada em si.

Resumo

Vimos os principais tópicos necessários para se ter uma fachada clen para a casa. Todos os pontos são extremamente importantes, então vamos revê-los agora.

  • Fachada Clean para Casas
  • O que é a fachada da casa.
  • Como Escolher a Fachada de sua Casa
  • Fachada Clean
  • Ideias
  • Linhas Retas
  • Madeira
  • Mistura de Materiais
  • Linhas Horizontais e Verticais
  • Fachada Branca
  • Tijolinhos a vista
  • Iluminação
  • Posso colocar preto em uma fachada Clean?

Agora basta colocar suas ideias em prática e ter uma casa com seu estilo desde a fachada.

1 comentário


  1. Bom Gosto presente em cada detalhe obra Harmônica resultado perfeito . PARABÉNS !

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *