Grandes Designers – Harry Bertoia

Tempo de leitura: 5 minutos

Harry Bertoia nasceu em 1915 em San Lorenzo na Itália, foi um artista completo e muito talentoso, em toda sua vida profissional Bertoia foi designer de móveis, jóias e gráfico, trabalhou também como escultor e arquiteto.

O historiador da Knoll Brian Lutz disse uma vez:  

“Pinturas de Bertoia foram melhores do que suas esculturas. E suas esculturas foram melhores do que o seu mobiliário. E seu mobiliário foi absolutamente brilhante.”

Vida e Obra de Harry Bertoia

Harry Bertoia
Harry Bertoia – Imagem: Galerie 44

Em 1930, Harry Bertoia emigrou-se com sua família para os Estados Unidos, onde teve grandes dificuldades para aprender o idioma americano, mas foi lá que se matriculou na Cass Technical High School na cidade de Detroit, onde também estudou desenho e pintura.

Na imagem: Família Bertoia (Poltrona Diamante Revestida) – Imagem: Harry Bertoia Shorthandstories

Ao se formar em 1937,  Bertoia entrou para Cranbrook Academy of Art,  onde trabalhou como escultor e professor, tendo como colegas de trabalho outros designers de renome, dentre eles, Charles e Ray Eames, Eero Saarinen, Florence Knoll.

Foi Cranbrook onde ajudou Charles Eames a desenvolver métodos de laminação e flexão de compensado.  As contribuições de Bertoia para as famosas Cadeiras Eames foram cruciais.

Harry Bertoia ensinando em Cranbrook
Harry Bertoia ensinando em Cranbrook

Em 1943 Harry Bertoia deixou a Cranbrook Academy of Art seguindo uma sugestão de Herbert Matter, que trabalhou junto com ele e Eames e viajou para a Califórnia, foi onde Bertoia se encorajou e montou a sua própria oficina metalúrgica em um canto da unidade de produção da Knoll Associates, industria produtora de móveis, que foi fundada por uma de suas colegas de trabalho a Florence Knoll.

Harry Bertoia trabalhando em sua oficina metalúrgica
Harry Bertoia trabalhando em sua oficina metalúrgica.

Tendo estudado com Bertoia em Cranbrook, Florence tinha certeza que ele iria produzir algo extraordinário se for dado o tempo e espaço para experimentar. Porém ela nunca exigiu muito do mobiliário de Bertoia, mas sempre encorajou-o a explorar o que quisesse. Ela simplesmente pediu que, se ele chegar em algo interessante, para mostrar mostre.

Mas isso não foi necessário, Harry Bertoia chegou a algo excepcional, que despertou interesse de Florence e logo já ofereceu à ele um estúdio especial para que ele pudesse levar mais a fundo o seu trabalho.

Da esquerda para a direita: Herbert Matter, Hans Knoll, Florence Knoll e Harry Bertoia, início dos anos 1950. – Imagem de Knoll, Inc. Conforme reproduzido em Bertoia: The Metal Worker

Esse fato foi realmente um marco para a carreira de Bertoia, onde então o artista conseguiu desenvolver sua primeira cadeira, com uma espécie de tela com fio de aço. Mas Florence ao analisar disse que estava espetacular, mas assemelhou sua obra ao um escorredor de pratos e lhe propões a estudar um modo que sua cadeira se adaptasse a corpo humano.

Em menos de 6 meses Harry Bertoia já estava com sua coleção célebre de móveis de fio de aço, que hoje é reconhecida mundialmente como uma das grandes realizações do design de mobiliário do século XX.

O homem não é importante. A humanidade é o que conta, para a qual, sinto, dei o meu contributo. A humanidade continuará sem mim, mas eu não vou embora. Eu não estou deixando você. Toda vez que você vir algumas copas de árvores se movendo ao vento, você pensará em mim. Ou você verá algumas belas flores; você vai pensar em mim. Nunca fui um homem muito religioso, não na forma formal, mas cada vez que dava um passeio na floresta, sentia a presença de uma força superior ao meu redor.” Harry Bertoia, 9 de outubro de 1978.

E toda sua coleção que inclui, Cadeiras, Banquetas, Bancos e Poltronas foi incorporada a coleção Knoll.

Imagem: Utilitydesign

Imagem: Utilitydesign

Além de projetar, uma série de móveis, Bertoia continuava envolvido na história da Knoll, fornecendo esculturas e instalações arquitetônicas para os projetos da Unidade de Planejamento. Isso inclui-se também um altar para a Capela do MIT, projetada por Eero Saarinen.

Capela MIT – Imagem: Archdaily

Bertoia passou os próximos 25 anos de sua vida fazendo experiências com luz, som e volume através de esculturas, pinturas e instalações arquitetônicas.

O nome Harry Bertoia é um dos mais cobiçados no mercado da arte.

A fineza e requinte colocado em suas esculturas, mesas, cadeiras e sons fazem dele um dos mais famosos designers modernos do mundo.

Harry Bertoia
Harry Bertoia

Hoje Knoll carrega o legado de Harry Bertoia da inovação, inspiração e beleza com a Coleção Bertoia, que está em produção contínua em todo o mundo desde a sua introdução.

Em 2005 Knoll introduziu o Asymmetric Lounge, um projeto de experimentação inicial do Bertoia que nunca tinha alcançado produção.

E você, gostou de conhecer a história incrível deste designer? Deixe aqui nos comentários qual designer você gostaria de ver por aqui!

Até o próximo post!

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *