Grandes Designers – Harry Bertoia

Tempo de leitura: 4 minutos

Grandes Designers – Harry Bertoia
4 (80%) 1 Voto

Harry Bertoia nasceu em 1915 em San Lorenzo na Itália, foi um artista completo e muito talentoso, em toda sua vida profissional Bertoia foi designer de móveis, jóias e gráfico, trabalhou também como escultor e arquiteto.

O historiador da Knoll Brian Lutz disse uma vez:  “Pinturas de Bertoia foram melhores do que suas esculturas. E suas esculturas foram melhores do que o seu mobiliário. E seu mobiliário foi absolutamente brilhante.”

Vida e Obra de Harry Bertoia


Harry Bertoia
Harry Bertoia

Em 1930, Harry Bertoia emigrou-se com sua família para os Estados Unidos, onde teve grandes dificuldades para aprender o idioma americano, mas foi lá que se matriculou na Cass Technical High School na cidade de Detroit, onde também estudou desenho e pintura.

Ao se formar em 1937,  Bertoia entrou para Cranbrook Academy of Art,  onde trabalhou como escultor e professor, tendo como colegas de trabalho outros designers de renome, dentre eles, Charles e Ray Eames, Eero Saarinen, Florence Knoll.

Cadeira Bertoia

Foi Cranbrook onde ajudou Charles Eames a desenvolver métodos de laminação e flexão de compensado.  As contribuições de Bertoia para as famosas Cadeiras Eames foram cruciais.

Harry Bertoia ensinando em Cranbrook
Harry Bertoia ensinando em Cranbrook

Em 1943 Harry Bertoia deixou a Cranbrook Academy of Art seguindo uma sugestão de Herbert Matter, que trabalhou junto com ele e Eames e viajou para a Califórnia, foi onde Bertoia se encorajou e montou a sua própria oficina metalúrgica em um canto da unidade de produção da Knoll Associates, industria produtora de móveis, que foi fundada por uma de suas colegas de trabalho a Florence Knoll.

Harry Bertoia trabalhando em sua oficina metalúrgica
Harry Bertoia trabalhando em sua oficina metalúrgica.

Tendo estudado com Bertoia em Cranbrook, Florence tinha certeza que ele iria produzir algo extraordinário se for dado o tempo e espaço para experimentar. Porém ela nunca exigiu muito do mobiliário de Bertoia, mas sempre encorajou-o a explorar o que quisesse. Ela simplesmente pediu que, se ele chegar em algo interessante, para mostrar mostre.

Poltrona e Puff Charles Eames

Mas isso não foi necessário, Harry Bertoia chegou a algo excepcional, que despertou interesse de Florence e logo já ofereceu à ele um estúdio especial para que ele pudesse levar mais a fundo o seu trabalho.

Esse fato foi realmente um marco para a carreira de Bertoia, onde então o artista conseguiu desenvolver sua primeira cadeira, com uma espécie de tela com fio de aço. Mas Florence ao analisar disse que estava espetacular, mas assemelhou sua obra ao um escorredor de pratos e lhe propões a estudar um modo que sua cadeira se adaptasse a corpo humano.

Em menos de 6 meses Harry Bertoia já estava com sua coleção célebre de móveis de fio de aço, que hoje é reconhecida mundialmente como uma das grandes realizações do design de mobiliário do século XX.

E toda sua coleção que inclui, Cadeiras, Banquetas, Bancos e Poltronas foi incorporada a coleção Knoll.

Poltrona Shell

Móveis de Harry Bertoia
Coleção de Móveis de Harry Bertoia

Além de projetar, uma série de móveis, Bertoia continuava envolvido na história da Knoll, fornecendo esculturas e instalações arquitetônicas para os projetos da Unidade de Planejamento. Isso inclui-se também um altar para a Capela do MIT, projetada por Eero Saarinen.

Capela MIT
Capela MIT

Bertoia passou os próximos 25 anos de sua vida fazendo experiências com luz, som e volume através de esculturas, pinturas e instalações arquitetônicas.

O nome Harry Bertoia é um dos mais cobiçados no mercado da arte.

A fineza e requinte colocado em suas esculturas, mesas, cadeiras e sons fazem dele um dos mais famosos designers modernos do mundo.

Harry Bertoia
Harry Bertoia

Hoje Knoll carrega o legado de Harry Bertoia da inovação, inspiração e beleza com a Coleção Bertoia, que está em produção contínua em todo o mundo desde a sua introdução.

Banco Bertoia

Em 2005 Knoll introduziu o Asymmetric Lounge, um projeto de experimentação inicial do Bertoia que nunca tinha alcançado produção.

catalogo-arquiteto-designers

Registre-se no Blog e seja o primeiro a receber informações e novidades do Blog da Essência.

Até o próximo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *