Grandes Designers – Warren Platner

Tempo de leitura: 2 minutos

Grandes Designers – Warren Platner
5 (100%) 1 Voto

O arquiteto e designer Warren Platner nasceu em Baltimore em 1919 e se formou na Escola de Arquitetura de Cornell em 1941.

Passou a trabalhar com arquitetos legendários como Raymond Loewy e Eero Saarinen antes de abrir seu próprio escritório em 1967, em Connecticut.

Warren Platner
Warren Platner

Na década de 1960, junto com a equipe da Knoll, desenvolveu a coleção Platner, sua grande contribuição para o design do século 20.

A produção foi bastante complicada porque envolvia, em sua estrutura, centenas de varas metálicas que precisaram ser soldadas mais de mil vezes.

Platner acreditava firmemente que o design de um edifício deve vir de dentro:

“Eu tento imaginar o que seria a melhor atmosfera, o melhor personagem [para um prédio particular]”.

Cadeira Warren Platner
Cadeira Warren Platner
Poltrona Platner Revestida
Poltrona Platner Revestida

A empresa de Platner foi composta puramente de arquitetos altamente qualificados, cujos quais ele acreditava que poderiam gerenciar qualquer tarefa de design, seja ela um planejamento de interior ou a arquitetura de um arranha-céu.

Segundo Platner, “Arquitetos podem fazer qualquer tarefa de design, se desejar fazê-lo”.

Poltrona e Puff Charles Eames

Um dos primeiros projetos da carreira solo de Platner foi o showroom de Nova York para Georg Jensen, o vendedor high-end de mobiliário escandinavo e iluminação, o chamado Georg Jensen Design Centre, inaugurado em 1968.

Platner, que também criou luminárias, piso e revestimentos de janela, móveis e ornamentos arquitetônicos para os clientes, completou muitos outros projetos notáveis, incluindo o design do interior do Water Tower Place, shopping vertical que abriu em Chicago em 1976.

Mesa Platner de Jantar

Cadeira Warren Platner
Cadeira Warren Platner

Warren Platner foi introduzido no hall da fama pela revista Design de Interiores, em 1985.


Até adoecer, Platner ainda estava ativo em sua empresa, Warren Platner Associates, trabalhando em projetos, incluindo um novo centro comercial na Grécia.

Dentre suas principais obras estão contribuições arquitetônicas notáveis ao longo de sua carreira, incluindo o restaurante Windows on The World que ficava no topo do World Trade Center, em Nova York decorado com a poltrona Platner.

Poltrona Shell

Windows on The World - restaurante no World Trade Center
Windows on The World – restaurante no World Trade Center
Windows on The World - restaurante no World Trade Center
Windows on The World – restaurante no World Trade Center
Cadeira Warren Platner
Cadeira Warren Platner

Na década de 1960, Warren Platner transformou fios de aço em uma coleção de mobiliário escultural, criando o que é agora considerado um ícone de design da era moderna:

A Poltrona Warren Platner.

Formas harmoniosas da Coleção Platner produzidas por soldagem fio-máquina de aço para estrutura circulares, produzindo um efeito moiré que captura o decorado de forma suave e com uma qualidade graciosa que Platner procurou alcançar.


Registre-se agora no Blog e receba em primeira mão TODAS as informações e novidades do Blog da Essência.

Até o próximo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *