História da Manta Suzani – Poltrona Suzy

Tempo de leitura: 3 minutos

História da Manta Suzani – Poltrona Suzy
AVALIE O ARTIGO!

Uma manta cheia de tradição, história e significados. Seu feitío começa com a mãe, quando ela começa bordar a Manta Suzani, no nascimento da filha e só acaba quando ela vai casar. Porém, todos os membros da família contribuem com o bordado de uma parte da manta e isso acaba deixando a manda com desenhos desiguais e assimétricos.

Família e Mantas Suzani
www.tumblr.com

Para a confecção de grandes Mantas Suzani, são costurados juntos diversas faixas de tecidos, depois ele é riscado para definir o desenho a ser bordado. Daí então as costuras são separadas novamente para que os membros da família possam ajudar na produção. Após todos terminarem, as faixas são unidas novamente buscando a formação do desenho final e se transformam na Manta Suzani.

As Mantas Suzani é feita para o enxoval da menina, são feitas colchas, cortinas e toalhas de mesa. O material usado para sua confecção são tecidos de algodão bordados com linha de seda ou de algodão, os principais desenhos incluem o sol, a lua, mandalas, flores e folhas.

Família fazendo a Manta Suzani
www.tumblr.com

Avó e neta fazendo a Manta Suzani

wwwtumblr.com

É uma tradição que se passa de mãe para filha. Assim como a filha teve seu enxoval bordado, ela também fará isso para sua descendente, e todos os membros da família também irão contribuir para o bordado do novo enxoval. É uma tradição muito antiga e que veio da região da Asia Central, Cazaquistão e Uzbequistão desde o século 18 e eram usadas como moeda de troca.

No século 19, as Mantas Suzani começaram a ser usadas, pelos pais, como dotes para suas filhas. Assim que a Era de domínio Soviético, no século 20, terminou e os ocidentais tornaram-se mais familiarizados com as tradicionais peças do Uzbequistão, os preços destes antiquários tiveram um aumento considerável. Perceberam então, nessa nossa fase uma forma de ganhar dinheiro e difundir essa cultura pelo mundo.
Uma manta tem um estilo rústico e étnico. O significado de seu nome tem origem Pérsia e quer dizer agulha e está ligado à Beleza Tribal ou Beleza que vem da Tribo. Remete-se à tapeçaria bordada ou revestida em tecido.

Confecção da Manta Suzani
www.tumblr.com

Mantas Suzani

www.sonialuzdecoradorablogspot.com.br

Poltrona e Puff Charles Eames

As Mantas Suzani muito utilizadas nos dias de hoje como peças de decoração por grandes arquitetos no mundo todo, mas muito comum em países como Brasil, Europa e Estados Unidos. Elas estão presentes como almofadas, pufes, poltronas, sofás e etc.

Poltrona Suzy Manta Suzani
www.essenciamoveis.com.br/
Poltrona Suzy Manta Suzani
www.essenciamoveis.com.br/
Poltrona Suzy Manta Suzani
www.essenciamoveis.com.br/

Outro detalhe importante, é que sempre são exclusivas, pois cada peça é única, isto é, não existem dois desenhos iguais, podem até ser similares, mas não idênticos. E isso cria um valor muito maior para cada Manta Suzani, além da sua história e tradição e de serem peças únicas, levam muitos anos de produção, algumas até 30 anos para o enxoval ficar pronto.

 

Poltrona Preta com Manta Suzani
www.tumblr.com

A Manta Suzani que você tiver, ninguém mais vai ter igual, pois como cada pessoa que ajuda a fazer tem um tipo de ponto (mais solto, mais apertado) e as linhas também tem uma diferença de tonalidade, não pode-se esperar que cada peça seja igual, aliás cada desenho é único.

Bacana a história né? E aí, o que você achou?

Poltrona Shell

Depois desta pesquisa, eu me apaixonei mais ainda pela Poltrona Suzy 😉

Até a próxima!

 

Comentários

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *