Ideias de decoração para sua casa

Tempo de leitura: 3 minutos

Quer decorar melhor a sua casa e não sabe por onde começar? Confira neste artigo dicas práticas que vão fazer você ter muitas ideias de decoração.

Libere o ambiente

A primeira atitude a tomar para decorar a sua casa é liberar espaço no ambiente. Jogue fora tudo o que você não usa mais. Isso vale para itens antigos de decoração, objetos esquecidos nos cantos e aparelhos eletrônicos que você não liga faz um tempão.

Defina um objetivo

Com o espaço mais liberado, você consegue pensar no que realmente deseja fazer. Estabeleça um objetivo prioritário.

Será que você deseja dar mais alegria ao ambiente? Ou sua vontade é dar um toque de sofisticação? Talvez seu maior foco seja apenas lançar mão de alguns acessórios que organizem melhor o espaço e promovam um ar moderno.

Anote o que você quer para o seu ambiente, assim ficará mais fácil fazer escolhas. Depois, faça um planejamento para decorar sua casa. Defina em quanto tempo quer ter tudo pronto, quanto quer investir e qual estilo de decoração você prefere.

Imagem: site de mulher
Imagem: site de mulher

Prateleiras e nichos

Você precisa organizar melhor sua sala de estar, mas não quer simplesmente colocar uma estante encostada na parede. Que tal criar nichos de gesso próximos ao teto? Esse artifício é ótimo para organizar todo tipo de objeto que não é muito usado no dia a dia. Além disso, você pode acrescentar uma iluminação nesta área, tornando o ambiente ainda mais acolhedor.

Imagem: Decor Fácil
Imagem: Decor Fácil

Outra opção é tornar o espaço do corredor mais funcional. Assim, eles vão pode abrigar livros, pequenos ganchos para bolsas e até calçados. Escolha um bonito tapete alongado para dar um ar ainda mais arrumado ao local.

Misture o rústico e o moderno

Não há nada mais atual do que fazer um mix do rústico com o moderno. Uma ideia é combinar uma parede de tijolos com objetos que primam pelo design despojado. Na foto, as cadeiras de linhas arredondadas e o tapete de estampa gráfica dão charme e mais jovialidade à sala.

Imagem: Alan Teixeira/feitodecoracao.com
Imagem: Alan Teixeira/feitodecoracao.com

Vintage inusitado

Objetos de decoração no estilo vintage invadiram o mercado nos últimos anos. Mas não caia na armadilha de inserir um deles ao seu ambiente de qualquer jeito. Os itens vintage precisam estar integrados ao espaço como um todo para fazerem um efeito bacana.

Uma ideia para solucionar isso é usar a ampliação de gravuras antigas em uma ou duas paredes. A sala ganha outra atmosfera e o gracioso frigobar vintage azul pastel fica mais integrada ao espaço.

Imagem: lolahome.com
Imagem: lolahome.com

Cores ousadas

Cansou das cores claras? Escolha uma ou duas cores fortes para itens específicos da sala. Pode ser para um quadro, uma poltrona ou uma mesa de centro.

Se você tem uma sala ou quarto totalmente em cores neutras, escolha um item de cor forte e simplesmente inclua ou substitua no ambiente. Você verá a diferença que essa atitude simples fará.

Imagem: penelopeestilosa. wordpress
Imagem: penelopeestilosa. wordpress

Combine formas

Sabe aqueles ambientes que de tão agradáveis não dá vontade de ir embora? Uma das maneiras de conseguir isso é aliar cores, estampas e formatos na decoração. Procure sair do óbvio, mas sem precisar ousar muito.

No exemplo abaixo, a sala recebeu duas estampas (na parede e na luminária) e cores claras, porém vivas. Perceba que existe uma harmonia entre os objetos. Ao mesmo tempo, há uma diferenciação neste ambiente graças à mistura de cores e texturas.

O toque de personalidade fica por conta do quadro em preto e branco, que revela o gosto musical do morador.

Imagem: Salvador Cordaro feitodecoracao.com
Imagem: Salvador Cordaro feitodecoracao.com

4 Comentários


  1. Eder Prado parabéns, você dá ideias De um bom gosto incrível, que pode ser acessível a todos.Continue assim te desejo muita, saúde e sucesso.bjos

    Responder

    1. Olá, Carla! Tudo bem?

      Ficamos felizes que tenha gostado do artigo! 🥰

      Atenciosamente,
      Equipe Essência Móveis de Design
      Central de Atendimento: (11) 2189-9333
      WhatsApp: (11) 99711-3126

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *