Manutenção de peças cromadas

Tempo de leitura: 6 minutos

O aço cromado é utilizado em diferentes tipos de produtos oferecidos no mercado. Um exemplo são os automóveis, que podem ter os puxadores das portas em aço cromado, assim como as rodas, retrovisores e outros. Seu alto brilho torna a estética as peças mais atraente e sofisticada.

Nas torneiras, chuveiros, acabamentos de registro e lixeiras, por exemplo, o cromado também é famoso. Além disso, ele também é usado nas estruturas de móveis, pois além da beleza, ele tem um custo mais baixo que o aço inox, que é seu principal concorrente.

Distribuidor de sabão líquido em aço cromado
Distribuidor de sabão líquido em aço cromado

O que é a Cromagem

Cromagem é um tipo de galvanoplastia em que um metal é recoberto com um fina camada de cromo. O cromo é um metal de cor branca azulada e de grande resistência. A cromagem ou cromação é feita por um processo de eletrodeposição, normalmente pelo sistema de imersão, seguindo uma sequência de banhos eletrolíticos (com carga elétrica). Esta técnica já existe há muitas décadas.

Como é feito o processo

Antes de receberem o cromo, os metais devem passar por banhos químicos de reparação (lavagens, desengraxes, decapagem e ativação) . Esses banhos são bastante fortes e agressivos e servem para retirar a cromagem já existente em peças desgastadas ou para preparar novas peças brutas.

Depois dos banhos, são realizadas outras lavagens para remover os próprios produtos químicos usados no processo de decapagem, desengraxe, ativação e cromagem.

Processo de cromagem
Processo de cromagem

Após essas etapas, a peça é depositada em um tanque contendo água e o metal a ser depositado junto com aditivos (como, por exemplo, o ácido bórico), onde efetivamente ocorre a eletrodeposição do cromo. Depois, a peça passa por mais uma etapa de lavagem para remoção de resíduos.

Em alguns casos é necessária uma segunda etapa de cromagem para conferir maior resistência à peça.

Como limpar e manter o cromado

Como nem tudo é perfeito, a aparência espelhada do aço cromado, apesar de linda e elegante, torna a sujeira e gordura mais aparentes na superfície. Para evitar o acúmulo desses resíduos, faça limpezas periódicas nas suas peças. Esse hábito, além de manter o brilho, vai aumentar e muito a vida útil do material.

Limpeza de aço cromado
Limpeza de aço cromado

A camada de cromo aplicada sobre as superfícies é fina e delicada, por isso são necessários cuidado e atenção especiais durante a limpeza:

  • buchas
  • produtos
  • secamento
  • polimento

Procure sempre usar buchas macias para fazer a limpeza, para que não arranhe e danifique o material. Se for aquela esponja comum de louça, por exemplo, opte pelo lado amarelo.

Esponjas macias
Esponjas macias

Fuja dos produtos abrasivos também, como água sanitária, cloro, soda, desinfetantes e similares. Para proteger e aumentar a vida útil das suas peças, prefira produtos como desengordurantes ou detergentes neutro, vinagre e afins.

Pesquise um produto de sua preferência e o aplique sobre a superfície com uma esponja macia. Remova cuidadosamente os resíduos com papel toalha ou um pano limpo. Depois de realizar a limpeza, não se esqueça de secar. Esse é um passo muito importante. Utilize um pano macio e garanta que ficou bem seco para que não surjam manchas indesejadas.

Produtos específicos para proteger e manter o brilho, como as ceras, também são de grande ajuda. Quanto maior for o seu cuidado e atenção com a peça, mais tempo ela vai durar.

Para proporcionar uma aparência mais nova às peças e aquele brilho bonito, faça um polimento após a limpeza. Existem diversos produtos especiais para polimento de cromados e que são fáceis de aplicar.

Como tirar a ferrugem do cromado

Diferente do aço inox, o aço cromado não é tão resistente à corrosão e, por isso, com o tempo e uso, pode acabar enferrujando.

O aço inox é composto por uma liga de ferro e cromo, entre outros elementos químicos, que ganha uma camada passiva quando o oxigênio entra em contato com o cromo. Essa camada é uma película protetora e é ela que evita a oxidação do aço, oferecendo maior resistência e durabilidade ao material.

Aço inox/Aço cromado
Aço inox/Aço cromado

Portanto, se você não sabe como remover a ferrugem da sua peça, fique atento às dicas a seguir.

Se a corrosão não estiver muito avançada, essa receitinha caseira pode te ajudar:

Adicione uma medida de vinagre para duas de água. Aplique essa mistura no cromado, utilizando um pano macio;

Se quiser intensificar a limpeza, adicione um pouco de bicarbonato de sódio no pano já molhado na mistura acima.

Bicarbonato de sódio
Bicarbonato de sódio

Depois da limpeza, é só retirar o produto e secar a peça.

Agora, se a corrosão estiver mais avançada, prefira a dica a seguir, que também é bastante simples:

Pegue um pouco de papel alumínio e amasse até formar uma bola do tamanho da mancha de ferrugem;

Passe essa bolinha na mancha, sem forçar muito para não danificar a peça.

Papel alumínio
Papel alumínio

Uma observação importante: Se você mora em região com maresia, prefira sempre o aço inox, pois como já foi dito, o cromado não é tão resistente à corrosão, e por isso a maresia fará com que ele enferruje muito mais rápido.

Se você já tem móveis ou outros objetos cromados e está sofrendo com a maresia, uma dica para ajudar a manter é passar ao menos um pano úmido e, em seguida, um seco, todos os dias.

Gostou das dicas? Espero que sejam muito úteis 😉

Um abraço!

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração. Além de oferecer móveis com um preço justo, também dá dicas de decoração. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

acesse nosso site e conheça nossos produtos. Além disso, se gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos assim. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.


2 Comentários


    1. Olá, Márcio!
      Tudo bem?

      Apenas em produtos que foram comprados conosco e estejam dentro da garantia. 😉

      Atenciosamente,
      Equipe Essência Móveis de Design
      Televendas: (11) 3280-3309
      Celular e WhatsApp: (11) 9 9711-3126
      Logística: (12) 99215-1392

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *