Grandes Designers – Marcel Breuer

Tempo de leitura: 2 minutos

Grandes Designers – Marcel Breuer
5 (100%) 2 Votos

Arquiteto e designer húngaro-americano, Marcel Breuer nasceu em 21 de maio de 1902, em Pécs, na Hungria — e faleceu em 01 de Julho de 1981 — em Nova Iorque.

Iniciou a sua atividade profissional em 1928 na cidade de Berlim, mas, perseguido pela política hitleriana, foi obrigado a refugiar-se na Inglaterra.

Desta primeira fase da sua carreira, foi responsável pelo o design de móveis, principalmente, as cadeiras de estrutura metálica, das quais foi inventor.

Em 1937, foi para os Estados Unidos, onde colaborou com Walter Gropius, um dos fundadores da Bauhaus e lecionou na Universidade de Harvard.

Marcel Breuer — O criador da Wassily Chair


Marcel Breuer
Marcel Breuer

Breuer era estudante e, posteriormente, mestre de obras na Bauhaus no início de 1920.

Seu corpo inteiro de trabalho, arquitetura e mobiliário, incorporava o objetivo do Bauhaus, que consistia em conciliar arte e indústria.

Breuer foi inventor das cadeiras de estrutura metálica, com aço tubular e também um dos principais professores da Bauhaus.

Poltrona e Puff Charles Eames

O seu mais conhecido projeto arquitetônico foi o Whitney Museum of American Art, em Nova York.

Suas Obras

A cadeira Wassily criada para o apartamento do pintor Wassily Kandinsky, está poltrona transformou completamente a linguagem do design de cadeiras.

Era particularmente revolucionário no uso de aço tubular.

Bauhaus building - Wassily Chairs by Marcel Breuer (1925/26)
Bauhaus building – Wassily Chairs by Marcel Breuer (1925/26)
Poltrona Wassily Preta
Poltrona Wassily Preta

Outro marco na sua obra foi a Poltrona Cesca com braço e versão sem braço.

Kit Mesas Laccio

Cadeira Cesca (com braço)
Cadeira Cesca (com braço)
Cadeira Cesca (sem braço)
Cadeira Cesca (sem braço)

Essas cadeiras eram feitas de aço tubular não reforçado. Isso dá a sua estrutura uma maior elasticidade e por isso, mais conforto.

Poltrona Shell

Estes modelos, eliminam a divisão visual entre as seções da base e o assento através do uso de uma estrutura de suporte contínua.

Cadeira Cesca
Cadeira Cesca

Segundo a Casa Vogue:

Embora Breuer seja mais conhecido pelo mobiliário que criou, ele se realizava mais intensamente quando atuava como arquiteto.

O reconhecimento de seu trabalho na área, no entanto, foi tardio.

Apenas no meio da década de 40, o seu escritório nova-iorquino passou a ser requisitado para a realização de obras menores, como casas unifamiliares.

A partir da década seguinte, projetos de maior escala surgiram, como é o caso do prédio da Unesco (projetado junto a Nervi e Zehrfuss), em Paris, e do Whitney Museum of American Art, em Nova York. Sua marca é o uso escultórico do concreto.

Marcel Breuer
Maquete de UNESCO – Desenhado por Marcel Breuer

A sua obra apresenta uma enorme variedade de soluções, pois Breuer advoga que cada caso tem uma solução particular, caracterizando-se no entanto por uma grande clareza da estrutura formal e da organização funcional.

catalogo-arquiteto-designers

A fase final da sua carreira caracteriza-se por uma maior expressividade, começando a explorar a plasticidade do concreto armado.

Marcel Breuer é uma lenda do design e da arquitetura modernista.

Comentários

3 Comentários


  1. Quero saber o preço da cadeira Cesca(sem braço) e condições de pagamento e também o endereço da loja física, para verificar a qualidade do material utilizado na fabricação.

    Att. A. L. do Val

    Responder

    1. Olá Sr. Antonio,
      Agradecemos por seu contato conosco, acredito que nossa equipe de atendimento já tenha dado continuidade no seu atendimento.
      Grande Abraço e Tenha um Ótimo Final de Semana.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *