Grandes Designers – Marcel Breuer

Tempo de leitura: 3 minutos

Arquiteto e designer húngaro-americano, Marcel Breuer nasceu em 21 de maio de 1902, em Pécs, na Hungria — e faleceu em 01 de Julho de 1981 — em Nova Iorque.

Marcel Breuer
Marcel Breuer

Iniciou a sua atividade profissional em 1928 na cidade de Berlim, mas, perseguido pela política hitleriana, foi obrigado a refugiar-se na Inglaterra.

Desta primeira fase da sua carreira, foi responsável pelo o design de móveis, principalmente, as cadeiras de estrutura metálica, das quais foi inventor.

Em 1937, foi para os Estados Unidos, onde colaborou com Walter Gropius, um dos fundadores da Bauhaus e lecionou na Universidade de Harvard.

Confira aqui o vídeo deste conteúdo:

O criador da Wassily Chair

Breuer era estudante e, posteriormente, mestre de obras na Bauhaus no início de 1920.

Seu corpo inteiro de trabalho, arquitetura e mobiliário, incorporava o objetivo do Bauhaus, que consistia em conciliar arte e indústria.

Breuer foi inventor das cadeiras de estrutura metálica, com aço tubular e também um dos principais professores da Bauhaus.

Poltrona Wassily – Imagem: Pinterest
Marcel Breuer na Poltrona Wassily – Imagem: Teccne

O seu mais conhecido projeto arquitetônico foi o Whitney Museum of American Art, em Nova York.

Whitney Museum of American Art, Nova York, NY, (1964-1966, com Hamilton P. Smith). © Foto Ezra Stoller – Esto. Todos os direitos reservados.

Suas Obras

A Poltrona Wassily criada para o apartamento do pintor Wassily Kandinsky, está poltrona transformou completamente a linguagem do design de cadeiras.

Era particularmente revolucionário no uso de aço tubular.

Bauhaus building - Wassily Chairs by Marcel Breuer (1925/26)
Bauhaus building – Wassily Chairs by Marcel Breuer (1925/26)
Poltrona Wassily Preta
Poltrona Wassily Preta

Outro marco na sua obra foi a Poltrona Cesca com braço e versão sem braço.

Cadeira Cesca (com braço)
Cadeira Cesca (com braço)
Cadeira Cesca (sem braço)
Cadeira Cesca (sem braço)

Essas cadeiras eram feitas de aço tubular não reforçado. Isso dá a sua estrutura uma maior elasticidade e por isso, mais conforto.

Estes modelos, eliminam a divisão visual entre as seções da base e o assento através do uso de uma estrutura de suporte contínua.

Cadeira Cesca
Cadeira Cesca

Segundo a Casa Vogue:

Embora Breuer seja mais conhecido pelo mobiliário que criou, ele se realizava mais intensamente quando atuava como arquiteto.

O reconhecimento de seu trabalho na área, no entanto, foi tardio.

Apenas no meio da década de 40, o seu escritório nova-iorquino passou a ser requisitado para a realização de obras menores, como casas unifamiliares.

A partir da década seguinte, projetos de maior escala surgiram, como é o caso do prédio da Unesco (projetado junto a Nervi e Zehrfuss), em Paris, e do Whitney Museum of American Art, em Nova York. Sua marca é o uso escultórico do concreto.

Marcel Breuer
Maquete de UNESCO – Desenhado por Marcel Breuer

A sua obra apresenta uma enorme variedade de soluções, pois Breuer advoga que cada caso tem uma solução particular, caracterizando-se no entanto por uma grande clareza da estrutura formal e da organização funcional.

A fase final da sua carreira caracteriza-se por uma maior expressividade, começando a explorar a plasticidade do concreto armado.

Marcel Breuer é uma lenda do design e da arquitetura modernista.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

5 Comentários


  1. Quero saber o preço da cadeira Cesca(sem braço) e condições de pagamento e também o endereço da loja física, para verificar a qualidade do material utilizado na fabricação.

    Att. A. L. do Val

    Responder

    1. Olá Sr. Antonio,
      Agradecemos por seu contato conosco, acredito que nossa equipe de atendimento já tenha dado continuidade no seu atendimento.
      Grande Abraço e Tenha um Ótimo Final de Semana.

      Responder


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *