Tempo de leitura: 3 minutos
Ludwig Mies van der Rohe, nascido em Aachen, na Alemanha, em 27 de março de 1886, foi um arquiteto alemão naturalizado estado-unidense, um dos maiores designer de todos os tempos.


Mies Van der Rohe

Sua carreira lendária começou humildemente ajudando seu pai como pedreiro, o que lhe deu as noções básicas sobre material e estrutura.
Depois, quando se mudou para Berlim, começou a trabalhar com o designer de interiores para Bruno Paul, antes de ingressar no escritório de Peter Behrens, um arquiteto e pintor de vanguarda do movimento moderno.

Mies van der Rohe pertence a este seu período algumas peças de mobília medieval, onde aplica antigas tecnologias artesanais, que viriam a se tornar particularmente populares até os dias de hoje, como a Poltrona Barcelona (e mesa) ou a Cadeira Brno.


É desse período o seu projeto mais famoso, o Pavilhão Francês da Feira Universal de Barcelona: uma estrutura bastante pesada, sustentada por delgados pilares metálicos e constituída essencialmente de planos verticais e horizontais.
Deus está nos detalhes. – Mies Van der Rohe
Após a exposição o pavilhão foi demolido, mas sua importância foi tal que voltou a ser construído na década de 1990, como homenagem a importância do arquiteto e como símbolo do modernismo.




Poltrona Barcelona

Mies Van der Rohe é considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX, sendo geralmente colocado no mesmo nível de Le Corbusier ou de Frank Lloyd Wright.
A Cadeira Barcelona e a Ottoman foram projetadas para oferecer ao Rei e a Rainha da Espanha um lugar para descansar, sendo que, na verdade, eles nunca se sentaram nelas.
Mies Van der Rohe foi professor da Bauhaus e um dos criadores do que ficou conhecido por International Style, onde deixou a marca de uma arquitetura que prima pelo racionalismo, pela utilização de uma geometria clara e pela sofisticação.
Os edifícios da sua mente criativa fazem uso de materiais modernos, como o aço industrial e o vidro para definir os espaços interiores, e a aparência exterior de suas obras, dando aspecto moderno até os dias de hoje.
Concebeu espaços austeros mas que transmitem uma determinada concepção de elegância e cosmopolitismo.
Também é famoso pelas várias frases cridas por ele, algumas delas são conhecidas praticamente no mundo todo.
Como é o caso das frases “less is more ” (menos é mais) e “God is in the details” (Deus está nos detalhes).
Mies van der Rohe procurou sempre uma abordagem racional que pudesse guiar o processo de projeto arquitetônico.
Sua concepção dos espaços arquitetônicos envolvia uma profunda depuração da forma, voltada sempre às necessidades impostas pelo lugar, segundo o preceito do minimalismo.
Hoje temos o privilégio de conhecer toda a linha de mobiliário criada por Mies Van der Rohe.