Grandes Designers – Ludwig Mies van der Rohe

Tempo de leitura: 4 minutos

Ludwig Mies van der Rohe, nascido em Aachen, na Alemanha, em 27 de março de 1886, foi um arquiteto alemão naturalizado estado-unidense, um dos maiores designer de todos os tempos.

Ludwig Mies van der Rohe – Imagem: Karsh

Sua carreira lendária começou humildemente ajudando seu pai como pedreiro, o que lhe deu as noções básicas sobre material e estrutura.

Depois, quando se mudou para Berlim, começou a trabalhar com o designer de interiores para Bruno Paul, antes de ingressar no escritório de Peter Behrens, um arquiteto e pintor de vanguarda do movimento moderno.

Harry Callahan, Ludwig Mies van der Rohe, c. 1952, impressão em gelatina de prata, 12,7 cm x 10,2 cm. Foto: PHILLIPS – Imagem: barnebys.com

Mies van der Rohe pertence a este seu período algumas peças de mobília medieval, onde aplica antigas tecnologias artesanais, que viriam a se tornar particularmente populares até os dias de hoje, como a Poltrona Barcelona (e mesas) ou a Cadeira Brno.

Couch Barcelona
Na imagem: Couch Barcelona e Poltrona Barcelona – Imagem: Pinterest
Pavilhão alemão em Barcelona
Pavilhão alemão em Barcelona (na imagem Poltrona e Puff Barcelona) – Imagem: Pinterest

É desse período o seu projeto mais famoso, o Pavilhão Francês da Feira Universal de Barcelona: uma estrutura bastante pesada, sustentada por delgados pilares metálicos e constituída essencialmente de planos verticais e horizontais.

Deus está nos detalhes. – Mies Van der Rohe

Após a exposição o pavilhão foi demolido, mas sua importância foi tal que voltou a ser construído na década de 1990, como homenagem a importância do arquiteto e como símbolo do modernismo.

Pavilhão Alemão em Barcelona
Pavilhão Alemão em Barcelona
Barcelona Pavilion, Ludwig Mies van der Rohe, 1929
Barcelona Pavilion, Ludwig Mies van der Rohe, 1929
Casa Farnsworth
Casa Farnsworth
Casa Farnsworth
Casa Farnsworth

Poltrona Barcelona

Mies Van der Rohe é considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX, sendo geralmente colocado no mesmo nível de Le Corbusier ou de Frank Lloyd Wright.

A Poltrona Barcelona e a Ottoman foram projetadas para oferecer ao Rei e a Rainha da Espanha um lugar para descansar, sendo que, na verdade, eles nunca se sentaram nelas.

Poltrona Barcelona Preta
Poltrona Barcelona Preta

Para ver mais sobre a Poltrona:

Mies Van der Rohe foi professor da Bauhaus e um dos criadores do que ficou conhecido por International Style, onde deixou a marca de uma arquitetura que prima pelo racionalismo, pela utilização de uma geometria clara e pela sofisticação.

Os edifícios da sua mente criativa fazem uso de materiais modernos, como o aço industrial e o vidro para definir os espaços interiores, e a aparência exterior de suas obras, dando aspecto moderno até os dias de hoje.

O corretor de imóveis Herbert Greenwald e o arquiteto Mies van der Rohe consideraram um modelo de um edifício Mies, 1956. – Imagem: life.com

Concebeu espaços austeros mas que transmitem uma determinada concepção de elegância e cosmopolitismo.
Também é famoso pelas várias frases cridas por ele, algumas delas são conhecidas praticamente no mundo todo.

Como é o caso das frases “less is more ” (menos é mais) e “God is in the details” (Deus está nos detalhes).

Mies van der Rohe procurou sempre uma abordagem racional que pudesse guiar o processo de projeto arquitetônico.

Sua concepção dos espaços arquitetônicos envolvia uma profunda depuração da forma, voltada sempre às necessidades impostas pelo lugar, segundo o preceito do minimalismo.

Hoje temos o privilégio de conhecer toda a linha de mobiliário criada por Mies Van der Rohe.

Imagem: Pinterest

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

7 Comentários



  1. Boa tarde! Você tem a cadeira Brno aquela que é com tecido estampado? Em bege, cinza e vermelho? Qual impreco dela caso você tenha?

    Responder

    1. Olá, Lilian!
      Tudo bem?

      Nós conseguimos fazer com tecido fornecido. 😊
      Vamos te chamar no WhatsApp para conversarmos melhor.

      Atenciosamente,
      Equipe Essência Móveis de Design
      Central de Atendimento: (11) 2189-9333
      WhatsApp: (11) 99711-3126

      Responder




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *