Móveis de Design Essenciais na Decoração

Tempo de leitura: 3 minutos

Móveis de Design Essenciais na Decoração
1 (20%) 1 Voto

Decoração é como a moda, o que está em alta hoje pode ficar ultrapassado em alguns anos. Quando dizemos que uma peça é “de design”, significa que é uma peça moderna, atemporal, desenhada entre 1920 e 1970 e que já virou um clássico da decoração. Assim surge o conceito de móveis de design.

Móveis de Design, na foto Poltrona Womb
Móveis de Design, na foto Poltrona Womb

Móveis de Design: Peças Ícones da História

Móveis de Design, na foto Poltrona Barcelona
Móveis de Design, na foto Poltrona Barcelona

A famosa Poltrona Barcelona foi originalmente concebida para servir de trono Rei Alfonso XIII e sua esposa Ena durante a Exposição Mundial de 1929 no Pavilhão Alemão na Espanha. É majestosa acabou sendo muito utilizada em ambientes corporativos e recepções, entretanto não deixa de render charme e elegância ao espaço casa também.

Móveis de Design, na foto Poltrona Egg
Móveis de Design, na foto Poltrona Egg

The Egg foi desenhada pelo arquiteto e decorador Arne Jacobsen, em 1958. Ele projetou o Hotel Royal SAS de Copenhagem, e  criou a cadeira especialmente para o hotel. A poltrona recebeu este nome devido a sua geometria, parecida com um ovo. É um dos projetos mais conhecidos do profissional e símbolo de sofisticação urbana. (Trecho Original: Novita Ambientes)

Móveis de Design, na foto Mesa Saarinen
Móveis de Design, na foto Mesa Saarinen

Desenhada por Pierre Paulin em 1956, possui mais do que beleza estética, tem um desenho estrategicamente puro, proporcionalmente elegante e classicamente atemporal, que acabou se tornando a maior peça-chave da composição contemporânea, sendo capaz de estilizar qualquer ambiente monótono. Sem descontinuidade de formas, é uma solução única da história do design e portanto não envelhece.

Móveis de Design, na foto Poltrona Vladimir Kagan
Móveis de Design, na foto Poltrona Vladimir Kagan

Móvel que leva o nome do seu criador, a Poltrona Vladimir Kagan apesar de ser produzida em madeira, tem traços modernos e cai bem em ambientes com linhas retas e modernos. Como decorar a casa apenas com móveis de traços futuristas pode deixar sua casa com cara de loja, a Poltrona VK ajuda a deixar o ambiente acolhedor e lhe dá identidade.

São muitos os exemplos que temos de móveis de design considerados como base do desenho mobiliário e consagrados como clássicos. A maioria é claro, saiu da escola alemã (mais tarde americana) de Bauhaus. De lá recebemos com herança o Modernismo que atrelava beleza a função e grandes nomes como Mies Van der Rohe, Harry Bertoia, Pierre Paulin, Marcel Breuer, Florence Knoll, Eero Saarinen, Eero Aarnio e outros.

Lembre-se, o móvel quer pelo desenho diferente ou material, pode se tornar o ponto de atenção de toda ambiente. Avalie o investimento, muitas vezes uma única peça assinada valoriza o ambiente e demonstra valor.

POLTRONA CHARLES EAMES

Ter referências do mobiliário e da evolução do design ao longo da história é importante. Torna possível as composições assentadas em valores. Esse conhecimento embasa e orienta as escolhas.” – Guia de Decoração Casa Cláudia.

Agora um resumo das peças desse artigo:

  1. Poltrona Womb
  2. Poltrona Barcelona
  3. Poltrona Egg
  4. Mesa Saarinen
  5. Poltrona Vladimir Kagan

“Por quê você deixou de colocar a principal peça de design neste artigo?”
A resposta para esta pergunta está aqui.

Se você ama móveis de design e decoração, não deixe de compartilhar esse post com seus amigos e sua opinião aqui abaixo. Mande a foto da sua peça predileta pra gente e se inscreva para receber mais artigos como este em seu e-mail.

Leia também um artigo sobre uma das poltronas mais antigas do mundo, feito somente com ripas de madeira. Você vai babar!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *