Poltrona Barcelona: Uma peça histórica

Tempo de leitura: 7 minutos

Não é de hoje que muitas pessoas dariam tudo para ter alguma peça histórica em suas casas. A história é a essência da sociedade, aquilo que nos torna humanos, que nos ajuda a olhar para frente e construir novos caminhos, mas principalmente, é o que mostra o que realmente nos marcou durante uma determinada época ou até mesmo toda a vida. E a Poltrona Barcelona está presente no mercado como uma dessas marcas.

Poltrona e Puff Barcelona – Essência Móveis

A famosa Poltrona foi originalmente criada para a realeza espanhola e era importante para o arquiteto Mies Van der Rohe, que o Rei e a sua esposa pudessem ter conforto sem precisar sacrificar a beleza de suas peças mobiliárias.

Poltrona Barcelona da Essência Móveis

Nesse post você entenderá um pouco mais sobre a concepção da Poltrona Barcelona, as opções disponíveis hoje, após 90 anos de sua criação e, desta forma, como identificar aquelas que são capazes de repetir a mesma perfeição da obra original, sem cair em falsificações.

MIES VAN DER ROHE

Ludwig Mies van der Rohe (27/03/ 1886 —17/08/1969) foi um arquiteto alemão naturalizado americano. Certamente um dos principais nomes da arquitetura do século XX.

Mies van der Rohe – Imagem: anibou.com.ua

Van der Rohe começou a trabalhar como designer de interiores após se mudar para Berlim. Em 1908 ingressou no estúdio do proto-medieval Peter Behrens e permaneceu até 1912, entrando em contato com as teorias de design em voga.

O seu talento foi rapidamente reconhecido e começou desde cedo a receber encomendas, apesar de não ter graduação acadêmica completa. Contava com uma presença física impressionante e com modos reticentes e ponderados. Um tempo depois, Ludwig Mies decidiu reformular o seu próprio nome, ou seja, queria adequar-se à rápida mudança de estatuto.

Sendo assim, foi de filho de um comerciante para arquiteto reconhecido pela elite. Acrescentou o sobrenome, de ressonância aristocrática, “van der Rohe”.

VAN DER ROHE, LILLY REICH E A POLTRONA BARCELONA

Mies van der Rohe começou sua carreira profissional independente projetando casas para clientes de classes baixas. Nesses projetos, seguia estilos medievais da tradição alemã em suas criações. Alguns anos depois, de maneira ousada, van der Rohe abandonou por completo a dependência de qualquer inspiração. Ele queria criar algo realmente seu.

Em 1921, resolveu projetar um impressionante arranha-céu de vidro e metal, e isso deu sequência a uma série de projetos. Logo, tudo culminaria no Pavilhão Alemão na Exposição Mundial de Barcelona (Espanha), em 1929.

van der Rohe maquete van der Rohe e sua maquete do Pavilhão de Barcelona

Para um arquiteto chegar ao design de móveis, não é uma transição direta e nem para ser feita sozinho. Foi então que, no projeto Barcelona, veio a participação de Lilly Reich. Lilly Reich foto Lilly Reich

Lilly Reich foi uma designer modernista alemã. Eles se conheceram durante uma feira profissional, em 1926. Depois, trabalharam juntos projetando o café Samt & Seide, na Alemanha.

Em 1929, Reich tornou-se diretora artística da participação Alemã na Exposição Mundial de Barcelona. Lá contribuiu com van der Rohe no maravilhoso Pavilhão.

Reich, com sua plena experiência em design, ajudou Mies van der Rohe no desenho da Poltrona Barcelona. Rascunho projeto Poltrona Barcelona Rascunhos da concepção da Poltrona Barcelona (Por Lilly Reich e van der Rohe)

Na inauguração durante a Exposição Mundial, van der Hore apresentou seu projeto de design de interiores. O projeto continha modelos da Poltrona como presente ao Rei Alfonso XIII a sua esposa Ena, além de mesas, bancos e outros. reis da espanha Rei Alfonso XIII e Rainha Vitória Eugénia de Battenberg (Ena)

A POLTRONA BARCELONA

A Poltrona Barcelona possui uma estrutura de aço tubular. Isso permite a produção em escala industrial, que é um dos preceitos da Bauhaus, onde van der Hor lecionava na época.

O revestimento original era feito de couro de porco, que foi substituído pelo couro bovino mais tarde. Além disso, com o avanço do tecido sintético ao passar dos anos, aumentou o número de opções no mercado.

Portanto, é importante que ao fazer sua compra, você observe se a estrutura é a de aço mesmo, e não madeira ou outros materiais.

Com relação às opções de revestimento do assento, elas variam entre couro e tecido “PU”, mas somente esses nas poltronas que seguem o projeto original!

Rigor das proporções, valorização da infraestrutura como um elemento estético, não só o esqueleto do móvel e da precisão do detalhe. Esses três elementos foram os princípios da criação da poltrona.

ERGONOMIA DA POLTRONA BARCELONA

Muitos designers da era Bauhaus se concentraram em mobília para lares extremamente enxutos e impecáveis, mas a Poltrona Barcelona foi uma exceção.

Por se tratar de uma Poltrona para a realeza, só existia uma opinião que importava, que era a do casal real espanhol.

A Poltrona seria para que o Rei e a Rainha pudessem apreciar o evento do pavilhão de forma confortável. Por conta disso o formato dela foi inspirada a partir de cadeiras romanas chamadas de Cadeiras Curule. Essas cadeiras eram basicamente pequenos assentos ornamentados que a aristocracia romana utilizava. Cadeiras Curule exemplo

Cadeiras Curule

Apesar de ser feita em escala industrial, a Poltrona Barcelona mostra belos detalhes artesanais que são o diferencial em sua beleza e conforto. Detalhes da Poltrona Barcelona costas Detalhes da Poltrona Barcelona

Sua produção começou com a Knoll Inc, mas depois a Poltrona passou a ser fabricada em vários países.

APRECIADA POR TODOS

Na década de 70, a Poltrona Barcelona facilmente encontrou seu caminho para instituições bancárias, grandes empresas e salões de recepção, tonando-se um objeto de estilo empolgante.

Em 1981, no livro sobre arquitetura moderna “Bauhaus to Our House”, Tom Wolfe brincou dizendo que a Poltrona Barcelona é “o ideal platônico de uma poltrona”.

Ele escreveu que, não importando o preço, ser dono de uma Poltrona dessas é uma necessidade para jovens arquitetos.

O sucesso desta poltrona foi tão grande que surgiu a Coleção Barcelona. Essa coleção era composta por Puff, Mesa de centro, Mesa lateral, Couch, Banco, Chaise e o carro chefe, a linda Poltrona Barcelona. Coleção Barcelona Coleção Barcelona

O que mais impressiona, não só o público, mas também os designers, é como a Barcelona é tão atemporal, sendo moderna mesmo nos tempos de hoje.

Já se fazem 90 anos desde sua criação, sendo atualmente considerada como uma peça de luxo para empresas e residências.

Ela é majestosa e bela, portanto, um sinônimo de descanso pleno e elegância, realmente digno da realeza.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o Conjunto Barcelona e a Poltrona?
Fique à vontade para comentar aqui embaixo. Logo responderemos você!

Caso já tenha a Poltrona e queira deixar sua opinião, ficaremos felizes em ler.

Até o próximo post.

Um Abraço!

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *