The Egg: Uma escultura em forma de poltrona

Tempo de leitura: 7 minutos

A Poltrona Egg foi criada pelo dinamarquês Arne Jacobsen, em 1958. Jacobsen, antes de tudo, foi pedreiro. Como resultado, se tornou arquiteto e decorador, além de projetista de móveis, têxtil e de cerâmicas.

Poltrona Egg – Essência Móveis

Ele se formou em arquitetura na Academia Real de Artes de Copenhague, em 1927, onde também foi professor a partir de 1956. Assim que se formou, trabalhou por três anos com o arquiteto Poul Holsoe, mas em 1930 abriu seu próprio atelier, onde trabalhou até morrer.

Arne Jacobsen – Imagem: arnejacobsen.com

Para quem a Egg foi criada

Jacobsen desenhou a Poltrona Egg para a entrada e recepção do Royal Hotel de Copenhagen (cidade onde nasceu e morreu), junto com a Poltrona Swan. O hotel também foi projetado por Jacobsen para a companhia aérea Scandinavian Airlines System, e foi inaugurado em 1 de Julho de 1960 pelo Rei Frederick IX e Rainha Ingrid. Desde então, ele foi renomeado algumas vezes, e atualmente, é conhecido como Radisson Collection Hotel, Royal Copenhagen.

Fachada do Radisson Collection Hotel, Royal Copenhagen.
Fachada do Radisson Collection Hotel, Royal Copenhagen – Pinterest.
Recepção do Royal Hotel com as Poltronas Egg e Swan ao fundo
Recepção do Royal Hotel com as Poltronas Egg e Swan ao fundo – Pinterest

A missão de desenhar todo o hotel bem com o seu mobiliário foi a grande oportunidade de Jacobsen colocar em prática sua teoria de integração do design com a arquitetura. Não foi à toa que caprichou!

A Poltrona Egg, também conhecida como The Egg ou Egg Lounge (por ser acompanhada de um Puff – opcional), é um dos triunfos do design de Jacobsen. Suas curvas levaram um contraste escultural a todas aquelas linhas verticais e horizontais do prédio.

Poltrona e Puff Egg – Essência Móveis

Além da estética, o objetivo era também proporcionar privacidade e o máximo de conforto a quem se sentasse. Por isso o recorte volumétrico e orgânico, que muito parece um ovo. Bem, objetivo alcançado com sucesso, não é mesmo?

Egg Chair no Aeroporto Internacional de São Francisco
Egg Chair no Aeroporto Internacional de São Francisco – Pinterest

Como a Poltrona Egg foi criada

A poltrona Egg surgiu de uma nova técnica que Jacobsen foi o primeiro a usar: uma espuma firme em forma de concha sob o estofamento. Como um escultor, Jacobsen empenhou-se ao máximo para encontrar a forma perfeita da concha. Trabalhou com argila na garagem de sua própria casa. Como resultado, conseguiu uma forma única e inovadora.

Arne Jacobsen durante a criação da Poltrona Egg
Arne Jacobsen durante a criação da Poltrona Egg – Pinterest

Como escolher sua Poltrona Egg

A base da Poltrona Egg original foi feita em alumínio fundido, com o pé em formato “quatro patas”. Esse é um quesito importantíssimo ao verificar se a Poltrona que está comprando segue ou não os padrões da peça original. Além disso, a base é giratória e ainda possui um efeito relax, o que deixa a poltrona ainda mais versátil.

Sua estrutura, do assento e encosto, foi feita em fibra de vidro, e é imprescindível que você confira este item antes de comprar sua poltrona.

Principais características da Fibra de Vidro

  • Alta Resistência: não quebra/trinca com facilidade. (Mas fique sempre atento ao limite de peso suportado pelos produtos.)
  • Leveza: o que facilita a movimentação da cadeira;
  • Reciclagem: Devido a métodos técnicos diferentes, a reciclagem da fibra de vidro se tornou possível (que ótimo);
  • Não apodrecimento: Filamento de vidro não deteriora e não apodrece. Não é afetado pela ação de insetos e roedores. Ou seja, só aumenta a durabilidade da sua poltrona;
  • Fácil Limpeza: não é um material poroso, portanto não “acumula” sujeiras;

As espumas são cortadas de acordo com o formato da poltrona e fixadas na fibra com um processo específico de colagem. Como resultado, temos uma poltrona elegante, confortável e merecedora de nossa admiração. Uma verdadeira obra de arte!

Poltrona e Puff Egg – Pinterest

Qual tecido escolher?

Ao escolher o revestimento da sua Poltrona Egg, pense na impressão que você quer causar com ela. Ou seja, se pergunte com que cara você quer deixar o ambiente, pois o tecido influencia muito nesse sentido. Por exemplo, se quer algo mais sério e sofisticado, pode escolher o couro. Mas talvez você prefira o couro por ser mais durável, porém, não quer nada tão sério. Então é só escolher uma cor mais suave!

Falando em couro, também tem o couro ecológico (Tecido Sintético PU). Para quem quer economizar, é um boa, porém requer um uso muito mais cuidadoso, pois tem uma resistência menor, o que leva a uma durabilidade mais baixa.

Poltrona e Puff Egg – Pinterest

Também tem os tecidos mais leves, como o linho, o veludo, suede e alguns outros. Quem quer algo mais confortável e aconchegante, acaba optando pelo veludo ou suede. Os dois são confortáveis e resistentes (exceto se tiver gatos e cachorros rs), mas também esquentam mais, então fica a dica!

Já o linho, além de ser um tecido mais fresco, é sofisticado e ganha o coração de muita gente. Sem contar que há diversos linhos já impermeabilizados, o que ajuda demais na limpeza!

Poltrona Egg em Couro
Poltrona e Puff Egg – Pinterest
Poltrona Egg em Linho
Poltrona Egg em Linho – Pinterest
Poltrona Egg em Veludo
Poltrona Egg em Veludo

Como usar a Poltrona Egg na decoração?

O puff é a chave de ouro de qualquer poltrona, porque agrega mais funcionalidade à decoração. Ter uma poltrona confortável e que ainda acompanha um apoio para os pés é literalmente ter um “cantinho do sossego”. Na correria em que vivemos hoje, é muito importante tirarmos um tempinho para o nosso descanso e lazer, para relaxar, ler um bom livro, assistir TV. E quem não quer o máximo de conforto para esses momentos?

Lounge Egg – Pinterest

Para quem quer mais privacidade e tranquilidade na hora de relaxar, que tal colocar a Poltrona Egg no quarto? Conclusão: além da privacidade, vai dar aquele “UP” na sua decoração.

Egg Chair na decoração do quarto
Egg Chair na decoração do quarto

E quem falou que ela só pode ser usada em residências? Afinal, foi criada para um hotel, não é mesmo?

Poltronas Egg e Swan em ambiente comercial
Poltronas Egg e Swan em ambiente comercial – Pinterest

Como podemos ver em uma das fotos lá em cima, hoje a Poltrona Egg é usada até em aeroportos. Esperar um vôo em uma poltrona dessas, não deve ser nada difícil, concordam? rs

Outros móveis de Arne Jacobsen

Além da Poltrona e Puff Egg e da Poltrona Swan que também foi citada, Arne Jacobsen fez diversos outros móveis, como:

Confira todas as criações desse incrível arquiteto no site da Essência. Vale muito a pena!

Poltrona Egg e Swan – Imagem: Fritz Hansen

E claro, não deixem de apreciar especialmente a nossa Poltrona Egg! Temos variedade de tecidos e cores para todos os gostos. Se tiver dúvidas, é só ligar ou mandar uma mensagem no WhatsApp que será um prazer atendê-lo!

Um abraço e até o próximo artigo!

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *