Poltrona Egg: Uma escultura em forma de cadeira

Tempo de leitura: 6 minutos

Poltrona Egg: Uma escultura em forma de cadeira
AVALIE O ARTIGO!

A Poltrona Egg foi criada pelo dinamarquês Arne Jacobsen, em 1958. Jacobsen, antes de tudo, foi pedreiro. Como resultado, se tornou arquiteto e decorador, além de projetista de móveis, têxtil e de cerâmicas.

Ele se formou em arquitetura na Academia Real de Artes de Copenhague, em 1927, onde também foi professor a partir de 1956. Assim que se formou,
trabalhou por três anos com o arquiteto Poul Holsoe, mas em 1930 abriu seu próprio atelier, onde trabalhou até morrer.

Arne Jacobsen
Arne Jacobsen

Para quem a Egg foi criada

Arne Jacobsen desenhou a Poltrona Egg para a entrada e recepção do Royal Hotel de Copenhagen (cidade onde nasceu e morreu), junto com a Poltrona Swan. O hotel também foi projetado por Jacobsen para a companhia aérea Scandinavian Airlines System, e foi inaugurado em 1 de Julho de 1960 pelo Rei Frederick IX e Rainha Ingrid. Desde então, ele foi renomeado algumas vezes, e atualmente, é conhecido como Radisson Collection Hotel, Royal Copenhagen.

Fachada do Radisson Collection Hotel, Royal Copenhagen.
Fachada do Radisson Collection Hotel, Royal Copenhagen.
Recepção do Royal Hotel com as Poltronas Egg e Swan ao fundo
Recepção do Royal Hotel com as Poltronas Egg e Swan ao fundo

A missão de desenhar todo o hotel bem com o seu mobiliário foi a grande oportunidade de Jacobsen colocar em prática sua teoria de integração do design com a arquitetura. Não foi à toa que caprichou!

A Poltrona Egg, também conhecida como The Egg ou Egg Lounge (por ser acompanhada de um Puff -opcional), é um dos triunfos do design de Jacobsen. Suas curvas levaram um contraste escultural a todas aquelas linhas verticais e horizontais do prédio.

Além da estética, o objetivo era também proporcionar privacidade e o máximo de conforto a quem se sentasse. Por isso o recorte volumétrico e orgânico, que muito parece um ovo. Bem, objetivo alcançado com sucesso, não é mesmo?

Egg Chair no Aeroporto Internacional de São Francisco
Egg Chair no Aeroporto Internacional de São Francisco

Como a Poltrona Egg foi criada

A poltrona Egg surgiu de uma nova técnica que Jacobsen foi o primeiro a usar: uma espuma firme em forma de concha sob o estofamento. Como um escultor, Jacobsen empenhou-se ao máximo para encontrar a forma perfeita da concha. Trabalhou com argila na garagem de sua própria casa. Como resultado, conseguiu uma forma única e inovadora.

Poltrona e Puff Charles Eames

Arne Jacobsen durante a criação da Poltrona Egg
Arne Jacobsen durante a criação da Poltrona Egg

Como escolher sua Poltrona Egg

A base da Poltrona Egg original foi feita em alumínio fundido, com o pé em formato“quatro patas”. Esse é um quesito importantíssimo ao verificar se a Poltrona que está comprando segue ou não os padrões da peça original. Além disso, a base é giratória e ainda possui um efeito relax, o que deixa a poltrona ainda mais versátil.

Sua estrutura, do assento e encosto, foi feita em fibra de vidro, e é imprescindível que você confira este item antes de comprar sua poltrona.

Principais características da Fibra de Vidro

  • Alta Resistência: não quebra/trinca com facilidade. (Mas fique sempre atento ao limite de peso suportado pelos produtos.)
  • Leveza: o que facilita a movimentação da cadeira;
  • Reciclagem: Devido a métodos técnicos diferentes, a reciclagem da fibra de vidro se tornou possível (que ótimo);
  • Não apodrecimento: Filamento de vidro não deteriora e não apodrece. Não é afetado pela ação de insetos e roedores. Ou seja, só aumenta a durabilidade da sua poltrona;
  • Fácil Limpeza: não é um material poroso, portanto não “acumula” sujeiras;

As espumas são cortadas de acordo com o formato da poltrona e fixadas na fibra com um processo específico de colagem. Como resultado, temos uma poltrona elegante, confortável e merecedora de nossa admiração. Uma verdadeira obra de arte!

Poltrona e Puff Egg
Poltrona e Puff Egg

Qual tecido escolher?

Ao escolher o revestimento da sua Poltrona Egg, pense na impressão que você quer causar com ela. Ou seja, se pergunte com que cara você quer deixar o ambiente, pois o tecido influencia muito nesse sentido. Por exemplo, se quer algo mais sério e sofisticado, pode escolher o couro. Mas talvez você prefira o couro por ser mais durável, porém, não quer nada tão sério. Então é só escolher uma cor mais suave!

Poltrona Shell

Falando em couro, também tem o couro ecológico (Tecido Sintético PU). Para quem quer economizar, é um boa, porém requer um uso muito mais cuidadoso, pois tem uma resistência menor, o que leva a uma durabilidade mais baixa.

Também tem os tecidos mais leves, como o linho, o veludo, suede e alguns outros. Quem quer algo mais confortável e aconchegante, acaba optando pelo veludo ou suede. Os dois são confortáveis e resistentes (exceto se tiver gatos e cachorros rs), mas também esquentam mais, então fica a dica!

Já o linho, além de ser um tecido mais fresco, é sofisticado e ganha o coração de muita gente. Sem contar que há diversos linhos já impermeabilizados, o que ajuda demais na limpeza!

Poltrona Egg em Couro
Poltrona Egg em Couro
Poltrona Egg em Linho
Poltrona Egg em Linho
Poltrona Egg em Veludo
Poltrona Egg em Veludo

Como usar a Poltrona Egg na decoração?

O puff é a chave de ouro de qualquer poltrona, porque agrega mais funcionalidade à decoração. Ter uma poltrona confortável e que ainda acompanha um apoio para os pés é literalmente ter um “cantinho do sossego”. Na correria em que vivemos hoje, é muito importante tirarmos um tempinho para o nosso descanso e lazer, para relaxar, ler um bom livro, assistir TV. E quem não quer o máximo de conforto para esses momentos?

Lounge Egg
Lounge Egg

Para quem quer mais privacidade e tranquilidade na hora de relaxar, que tal colocar a Poltrona Egg no quarto? Conclusão: além da privacidade, vai dar aquele “UP” na sua decoração 😉

Egg Chair na decoração do quarto
Egg Chair na decoração do quarto

E quem falou que ela só pode ser usada em residências? Afinal, foi criada para um hotel, não é mesmo?

catalogo-arquiteto-designers

Poltronas Egg e Swan em ambiente comercial
Poltronas Egg e Swan em ambiente comercial

Como podemos ver em uma das fotos lá em cima, hoje a Poltrona Egg é usada até em aeroportos. Esperar um vôo em uma poltrona dessas, não deve ser nada difícil, concordam? rs

Outros móveis de Arne Jacobsen

Além da Poltrona e Puff Egg e da Poltrona Swan que também foi citada, Arne Jacobsen fez diversos outros móveis, como:

  • Sofá Swan
  • Mesa de Centro Swan
  • Poltrona 3.300
  • Sofá 3.302
  • Cadeira Series 7

Confira todas as criações desse incrível arquiteto no site da Essência. Vale muito a pena! 😉

E claro, não deixem de apreciar especialmente a nossa Poltrona Egg! Temos variedade de tecidos e cores para todos os gostos. Se tiver dúvidas, é só ligar ou mandar uma mensagem no WhatsApp que será um prazer atendê-lo!

Um abraço e até o próximo artigo!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *