Poltrona Swan: Tudo o que você precisa saber antes de comprar!

Tempo de leitura: 7 minutos

A poltrona Swan teve seu design como um dos símbolos do século 20, e até hoje é parte do Royal Hotel de Copenhague, na Dinamarca, um dos maiores hotéis 5 estrelas do país.

Veja nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre essa linda poltrona criada por Arne Jacobsen, antes de adquirir a sua.

Poltronas Swan – Imagem: arnejacobsen.com

Veja a versão em vídeo deste conteúdo

Arne Jacobsen

Arne Jacobsen foi um arquiteto dinamarquês que se destacou na área de decoração e projeção de móveis e produtos. Ele nasceu em Copenhague, Dinamarca, no dia 11 de fevereiro de 1902.

Sua competência para a área foi preparada desde criança, porque Jacobsen já gostava de ajudar na decoração da casa. Inclusive, quando notava alguns exageros dos pais, pintava de branco os papéis de parede do próprio quarto.

Arne Jacobsen – Imagem: arnejacobsen.com

Primeiramente, ele queria se tornar pintor, no entanto seu pai queria algo mais substancial para o filho e não concordava com a escolha. Sendo assim, ele recomendou que Arne seguisse a carreira de arquiteto.

Então, em 1924, aos 22 anos, ele foi estudar arquitetura na Royal Danish Academy of Fine Arts, escola de artes dinamarquesa altamente renomada. Lá, Jacobsen teve a oportunidade de ser aluno de Kay Fisker e Kaj Gottlob, ambos arquitetos e designers que eram referência na área.

Royal Danish Academy of Fine Arts
Royal Danish Academy of Fine Arts – Imagem: artandeducation

Primeiros projetos

O primeiro projeto de Jacobsen foi uma cadeira, apresentada na Exposição Internacional de Paris de Artes Industriais Modernas e Decorativas, no ano de 1925. A partir daí, seus móveis foram sempre os projetos que mais chamavam a atenção do público e foi onde ele se destacou.

Exposição Internacional de Paris de Artes Industriais Modernas e Decorativas
Exposição Internacional de Paris de Artes Industriais Modernas e Decorativas – Pinterest.

Isso acontecia por conta da sua ousadia nas formas dos móveis que desenhava. Mas não era algo simplesmente feito para chamar atenção, porque ele tinha sempre o mesmo nível de preocupação em atender as demandas de conforto para seus clientes.

Segundo o Professor Leo Mangiavacchi, diretor da Escola de Design do Istituto Europeo di Design e profundo conhecedor do trabalho do artista, as formas encontradas na natureza sempre foram a maior inspiração para Jacobsen.

Mangiavacchi dizia que, com essa observação atenta da natureza, “ele conseguiu criar um estilo limpo, funcional e elegante, com formas simples, que lembram o minimalismo. E suas obras estão aí, sendo copiadas e inspirando profissionais e projetos por todo o mundo”.

SAS Royal Hotel e o surgimento da poltrona Swan

No final dos anos 50, depois de muito tempo fazendo projetos de móveis e construções, surgiu a proposta do SAS Royal Hotel em Copenhague. Os responsáveis pelo hotel queriam contratá-lo não só para o design do prédio como também para o planejamento do interior, na área do lobby.

SAS Royal Hotel – Imagem: arnejacobsen.com

Esse grande projeto foi a oportunidade de Jacobsen colocar em prática algo bem complexo dentro do design. Uma técnica que trata-se da integração de design com a arquitetura do local, deixando tudo como um único projeto.

Foi nesse projeto do hotel que nasceram duas de suas grandes obras, as poltronas “Egg” e “Swan”. Aliás, a junção da natureza aos seus futuros móveis já podia ser percebido nos nomes que ele deu. “Egg”, por exemplo, é ovo em inglês, e “Swan” é Cisne.

Poltrona Egg (a esquerda), Poltrona Swan (branca, a direita) – Apresentação do mobiliário para o SAS Royal Hotel na exposição Formes Scandinaves em Paris 1958. Foto: Arne Jacobsen. O original encontra-se na Biblioteca Real Dinamarquesa – Biblioteca Nacional de Arte Dinamarquesa.

Atualmente no SAS Royal Hotel apenas o quarto 606 mantém o design estrutural original de Jacobsen. Mas, a poltrona Swan continua fazendo presença no lobby.

lobby SAS Royal Hotel poltrona swan
Lobby do SAS Royal Hotel nos dias atuais.

Isso fez com que esse quarto se tornasse uma espécie de homenagem a esse grande arquiteto e designer. O local é chamado de “museu vivo”, porque ele continua disponível para reserva e serve para aqueles que querem vivenciar a história do design e se sentirem como os primeiros hóspedes do hotel na época.

Quarto 606 no SAS Royal Hotel, que foi restaurado para se parecer com o design original de Arne Jacobsen. – Imagem: Norma Arquitetos.

Poltrona Swan

A Poltrona Swan foi desenhada em 1957. O design dela foi totalmente original e único, com formas mais curvas, como Jacobsen sempre buscava fazer em seus projetos.

Poltrona Swan
Poltrona Swan – Essência Móveis

Seu formato tridimensional apresentou uma inovação técnica que consistia em juntar design curvado, na estrutura do assento, com linhas retas nos pés.

O quadro era feito em molde sintético, coberto por uma camada de espuma estofada em tecido ou couro. Com relação a base, ela era giratória e feita de alumínio no formato chamado de cruz ou estrela, além de ser resistente e bem durável.

The library at St. Catherine’s College, Oxford. Photo: Egon Gade / Fritz Hansen.

Hoje em dia estão disponíveis 4 revestimentos diferentes para a poltrona: Tecido sintético, linho, suede e couro.

Revestimentos da poltrona Swan

O tecido sintético possui uma malha na parte inferior e é o revestimento que mais se aproxima do couro. Além da textura confortável, sua temperatura mais agradável, ou seja, se adequada tanto em regiões frias quanto as quentes.

É o revestimento do modelo básico da Poltrona Swan, servindo bem a todos os públicos.

tecido sintético
Tecido sintético.

O Suede é um tecido de poliéster com alta resistência à fricção e possui um toque macio. Seu acabamento é conhecido como peletizado, em outras palavras, ele gera uma camada aveludada parecida com camurça.

É bastante prático e durável, porém é mais recomendado para móveis que ficam em áreas internas. O suede é uma boa opção de revestimento para veganos, já que não tem nenhuma origem animal.

Suede
Suede

O linho é um revestimento mais indicado para quem gosta de tons sóbrios e neutros. As cores mais adequadas para esse tecido são o off-white, bege e cinza.

linho
Linho off-white.

Por último, temos o couro, que as principais vantagens são durabilidade e facilidade de limpeza. Além disso, é um material muito bonito para revestimentos, que chama a atenção no ambiente.

Inclusive, uma das características mais interessantes do couro está na sua individualidade. Em outras palavras, cada móvel revestido de couro será único, pois a aparência varia a cada revestimento, nunca sendo exatamente igual.

Poltrona Swan couro.
Poltrona Swan com revestimento de couro.

Versátil e adequada para qualquer ambiente

A poltrona Swan representa um estilo atemporal e muito requintado, capaz de se adequar em diversos tipos de ambientes, profissional ou particular.

Poltrona Swan

Dos clássicos aos mais modernos, em um hall de entrada, sala, escritório ou quarto, ela se encaixa perfeitamente.

O acabamento continua de ótima qualidade e alto padrão, sendo fiel aos traços originais do modelo de 57. Aliás, a base continua giratória, o que torna ela extremamente elegante, funcional e muito prática.

Poltrona Swan
Poltronas Swan – Essência Móveis

Gostou do artigo?

Fique à vontade para comentar aqui embaixo. Logo responderemos você!

Clique aqui e veja com mais detalhes as opções de revestimentos e cores da poltrona Swan disponíveis na Essência Móveis.

Até o próximo post.

Um Abraço!

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração. Além de oferecer móveis com um preço justo, também dá dicas de decoração. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

acesse nosso site e conheça nossos produtos. Além disso, se gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos assim. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *