Quarentena – Como não transformar sua casa em escritório

Tempo de leitura: 8 minutos

Devido à pandemia do COVID-19 e necessidade da quarentena para que a doença não se espalhe tão rápido, muitas empresas utilizaram do recurso home office como uma forma de evitar aglomerações no serviço e, além disso, evitar demissões de funcionários.

Trabalhar em casa pode trazer alguns benefícios bem interessantes, mas é preciso cuidado.

Exercendo sua profissão em casa durante a quarentena, você acaba correndo o risco de transformar o seu lar no seu trabalho, onde as coisas acabam se confundindo e trazendo estresse constante.

Então, como evitar essa situação? Criamos esse artigo com uma série de recomendações para que você não transforme a casa toda em um escritório de trabalho durante a quarentena.

Veja a versão em vídeo deste conteúdo

Home office

Home Office é o “escritório em casa”, que só de evitar aquele tempo perdido no trânsito, já é algo que vale a pena. Aliás, com a comodidade do lar, é tudo que você precisava para se concentrar totalmente no trabalho.

Porém, é necessário ter um espaço específico do seu home office. Pode ser apenas uma escrivaninha na sala ou um cômodo separado só para isso, o importante é delimitar onde o trabalho acontecerá.

trabalho quarentena
Mesa de trabalho.

Um espaço confortável

Além da delimitação de onde é o ambiente de trabalho na casa, deve-se considerar que o tempo em home office é bem grande. Por essa razão, seu local de trabalho deve estar bem confortável para passar suas horas de produtividade.

Então, comece com a cadeira, o item principal. Ela deve seguir as recomendações ergonômicas, para não prejudicar sua coluna.

Cadeira Eames Esteira Presidente
Cadeira Eames Esteira Presidente.

Daremos um exemplo com a cadeira Eames Presidente, que segue os requisitos ergonômicos.

Como ela possui regulagem de altura, deixe-a sempre em uma posição para que os pés possam ficar apoiados firmemente no chão.

A partir daí, você terá uma referência para escolher sua mesa de trabalho de acordo com a altura do assento da cadeira.

Com relação ao tamanho, opte por uma mesa ampla, para que você coloque seu computador/notebook e outros acessórios necessários sem que fique muito apertado.

Caso seu espaço para uma mesa seja mais limitado, pense bem sobre quais itens são essenciais em cima dela. Os outros, deixe guardados de forma que estejam acessíveis, porém sem limitar seu espaço.

mesa home office
Mesas vazadas embaixo são mais indicadas para o conforto das pernas.

Voltando a falar sobre a postura, mantenha o antebraço em posição paralela ao chão na hora de digitar e, se possível, mantenha o monitor na altura dos olhos.

Existem apoios de notebook que permitem a regulagem de altura dele de várias formas para que não canse o seu pescoço.

suporte notebook
Suporte de notebook.

Seguindo essas regras na montagem do home office, você prevenirá lesões por esforços repetitivos ou má postura.

Arquivos e Ferramentas de trabalho no lugar adequado

Você não precisa de um armário de arquivos como em um cartório, mas precisa ter algum lugar dedicado a guardar suas coisas do trabalho.

Sejam prateleiras, nichos, ou as gavetas da mesa caso possua, mesmo que você não faça uso de tanto papel, reserve um espaço para isso.

mesa com gavetas
Suportes com pequenas gavetas são ajuda em dobro na montagem do home office.

Além disso, mantenha o hábito de voltar tudo ao devido lugar quando não estiver usando ou quando acabar o expediente.

Se o seu home office está em um espaço delimitado da sala, por exemplo, ficar olhando a pilha de papéis ou os post-its de suas anotações enquanto tenta relaxar pode fazer com que você não tire a cabeça do trabalho.

Portanto, após cumprir as metas do dia, organize a mesa. Isso inclusive evitará o desânimo de organizar toda a mesa no dia seguinte antes de retomar o trabalho.

Alimentação na quarentena

Principalmente no caso de quem precisa almoçar fora de casa por morar longe do trabalho, a alimentação pode ser afetada no home office.

Quando estamos fora de casa, é normal optarmos algumas vezes por congelados ou fast food do que ir em restaurantes, que costumam ser mais caros. O problema está na possibilidade de levarmos esse comportamento para quando estamos em casa.

pizza quarentena
Pode ser tentador.

A dica é aproveitar esse tempo que você estaria se deslocando do trabalho para um restaurante ou outro lugar para almoçar, e preparar algo em casa que seja prático e saudável.

Vegetais e legumes podem ser lavados e picados com antecedência para estarem no cardápio durante toda a semana. Dessa forma você evita que a preguiça fale mais alto, pois estará deixando meio caminho andado.

Para acompanhar sua salada, grelhe uma carne de sua preferência (vaca/peixe/frango) de uma maneira prática e conveniente de acordo com os utensílios de cozinha que você tiver (procure receitas fáceis online).

almoço salada e carne
Pronto! almoço rápido e leve, para não atrapalhar sua disposição.

Caso você goste de fazer uma pausa para lanchar, evite alimentos como pães e bolachas.

Eles possuem muito carboidrato e reduzem a produtividade, pois incentivam o organismo a querer mais glicose, aumentando a insulina e dando ainda mais fome.

Pães e roscas.

Portanto, dê preferência a iogurtes naturais com castanhas, amendoins ou quadrados de queijo (sem ser processados).

Se der sede, a água é melhor do qualquer outra bebida, como sucos ou refrigerantes.

Controle seu tempo de trabalho na quarentena

Existem dois grandes riscos no trabalho home office:

Primeiro, trabalhar demais e ficar estressado(a). Como seu serviço e lazer estão todos no mesmo lugar, você acaba correndo o risco de ficar mais tempo que o necessário trabalhando para resolver todos os assuntos pendentes e esquece da vida.

Como consequência, haverá estresse excessivo ao corpo e mente, podendo aumentar os níveis de ansiedade, insônia, entre outros malefícios, que já podem estar altos em meio a essa quarentena.

estresse na quarentena
Dores de cabeça também se tornam constantes.

Segundo, procrastinar no trabalho.

Procrastinar significa sempre deixar para depois. E, trabalhando em casa, acabamos correndo o risco de deixar para começar a trabalhar mais tarde para aproveitar a cama um pouco mais, ou então esticamos um pouco o tempo do almoço.

Se contar o acesso às redes sociais, estamos falando de possíveis horas de trabalho que acabam se perdendo.

trabalhar na cama
Trabalhar na cama é uma das piores decisões.

Para evitar ambas extremidades ao mesmo tempo, o ideal é aprender a administrar o seu tempo para que seja mais produtivo.

Uma das melhores formas de fazer isso é criando pequenas pausas entre períodos de trabalho extremamente focados nos objetivos do dia. O nome dessa técnica é Pomodoro.

Técnica Pomodoro

pomodoro
Pomodoro literalmente significa tomate.

Primeiramente, você marca 25 minutos em um despertador ou timer e, a partir desse momento, é foco total!

Ou seja, desligue qualquer aparelho que tire sua atenção, como celular e tv. Além disso, mantenha só as abas necessárias para o trabalho abertas e realize suas atividades com total concentração.

Quando o alarme tocar, faça uma pequena pausa de 5 minutos. Saia do computador por um momento, estique o corpo, tome um café, dê uma olhadinha nas redes sociais.

Encerrados os 5 minutos, marque mais 25 no relógio e volte ao que estava fazendo, mantendo esse processo ao longo do dia.

administrar tempo
O relógio passará a ditar os seus intervalos.

Após quatro ciclos, você pode tirar um descanso maior se desejar, cerca de 15 a 20 minutos.

Essa técnica baseia-se em estudos que indicam que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental. Em outras palavras, seu rendimento será tão bom quanto se estivesse trabalhando de maneira contínua, e ainda poderá fazer intervalos.

poltronas shell
Na imagem: Poltrona Shell

Ajeitar seu local de trabalho, com os móveis adequados e controlando seu tempo, não é uma receita instantânea para que o lado pessoal e profissional dentro de casa fiquem separados, mas, pode ter certeza de que esse é o caminho para passar pela quarentena com bastante produtividade.

Será um exercício cotidiano, que ao longo do tempo se tornará natural. Quem sabe você até mesmo possa preferir ficar trabalhando em casa depois que puder voltar à empresa.

Cadeira Eames Esteira Presidente escritório quarentena
Na imagem: Cadeira Eames Esteira Presidente.

Gostou do artigo?

Fique à vontade para comentar aqui embaixo. Logo responderemos você!

Clique aqui e conheça o catálogo da Essência e todas as opções de móveis disponíveis. Planeje seu home office com os melhores móveis de design, ficaremos felizes em te atender.

Até o próximo post.

Um Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *