Quarto Masculino: Como Decorar

Tempo de leitura: 6 minutos

Muitos acham que os homens não ligam para decoração, mas, acredite, eles podem chegar a ser mais exigentes quando se trata de um quarto masculino. Afinal, é decoração do próprio “recanto sagrado” dentro de casa. Um lugar onde a personalidade se une a praticidade e o conforto.

Decorar um ambiente é algo bastante pessoal, especialmente quando se trata de um quarto masculino. Em geral, as crianças e adolescentes gostam de decorar o quarto, evidenciando seus gostos. Já os adultos, procuram por algo mais discreto – na maioria das vezes -, mas hoje em dia existem diversos quartos temáticos os garotões.

Confira a seguir, 10 dicas de como decorar um quarto masculino:

1 – Escolha um estilo

Quarto Masculino: Como DecorarEstilo é algo muito pessoal e que vai de gosto. Para um ambiente tão íntimo quanto um quarto masculino, é necessário alinhar a decoração com a preferência do dono para que se sinta confortável quando estiver ali dentro. Por exemplo: se o garoto/rapaz gosta de futebol, o estilo do quarto pode ser totalmente sobre essa temática. Agora, se ele gostar de jogos; computadores e também quadrinhos, a temática geek é a que melhor se encaixa.

Quarto Masculino: Como Decorar

Logo, o primeiro passo para decorar um quarto masculino é identificar qual é o estilo do seu dono. Músico, nerd, aventureiro ou esportista? São diversas as possibilidades de estilos que podem ser trabalhados. Basta saber qual delas vai de encontro a personalidade do morador.

2 – Defina as cores

Quarto Masculino: Como DecorarGeralmente as cores do quarto masculino costumam ser mais sóbrias e modernas, se comparadas aos tons utilizados em um quarto feminino. Mas isso nem sempre é uma “regra”.

Quarto Masculino: Como Decorar

A questão que deve ser levada em consideração na hora de definir as cores do quarto é que elas estejam harmonizadas ao estilo escolhido. Tons escuros (azul, cinza, marrom, entre outros) normalmente casam muito bem com temas musicais, pois deixam o ambiente mais requintado e alternativo. Já cores mais modernas, como o amarelo e branco, são ideias para as temáticas geek.

3 – Móveis

Quarto Masculino: Como DecorarOs móveis devem ser bonitos e funcionais, porém, nada de exageros. Praticidade é o elemento central de um quarto masculino, principalmente se o ambiente não for muito amplo. Além disso, também é importante ter móveis resistentes e de boa qualidade, para fazer a decoração do quarto – e qualquer outro ambiente, é claro.

A cama, apesar de destacar-se, precisa dividir espaço com outros móveis, como o guarda-roupa e a mesa de cabeceira. Por isso, é necessário tomar cuidado com o tamanho dos móveis, para que o quarto não fique com aquele aspecto de amontoado e haja espaço suficiente para que o morador possa transitar sem dificuldade.

Quarto Masculino: Como Decorar

Caso o dormitório tenha mais espaço, é possível incluir outros móveis, como escrivaninha e a poltrona de leitura, por exemplo. Para os músicos de plantão e que adoram uma pegada mais retrô, o Buffet Fita K7, que você encontra na Essência Móveis de Design é uma excelente alternativa e que pode substituir a mesa de cabeceira ou uma estante menor. Assim como a Garden Egg, cadeiras com formato moderno e inovador, é perfeita para os garotos/rapazes que curtem temas futuristas.

4 – Iluminação

Quarto Masculino: Como DecorarAssim como todo cômodo, o quarto masculino precisa ter um ponto principal de luz, que deve ser instalado no meio do teto, para que possa iluminar o ambiente por completo. Também é possível trabalhar com spots de luz (mais direcionada), para destacar algum quadro ou ponto que o morador queira.

Quarto Masculino: Como Decorar

Se o garoto/rapaz tem o costume de ler à noite, é interessante que haja uma luminária de mesa ao lado da cama, na mesa de cabeceira, para ele conseguir uma boa leitura.

5 – Piso

Quarto Masculino: Como DecorarHá dois tipos de pisos que combinam bem com qualquer tipo de decoração: piso de madeira laminado e piso vinílico. Estes são considerados os melhores revestimentos para um quarto masculino, pois oferecem conforto e não influenciam negativamente no estilo da decoração.

Quarto Masculino: Como Decorar

Para os ambientes com piso frio, uma dica bacana é apostar em um tapete. Além de decorar, esse item também evita que o morador tenha contato direto com o chão gelado depois de sair da cama, proporcionando mais conforto e evitando que ele fique doente.

6 – Paredes

Quarto Masculino: Como DecorarHá diversas possibilidades para as paredes de um quarto masculino. Desde uma pintura simples até papéis de parede personalizados, que dão um toque diferente ao ambiente.

Os adesivos de parede também são super indicados, principalmente porque ressaltam a personalidade do morador, seja com um desenho de sua preferência, esporte favorito ou banda favorita.

7 – Itens de decoração

Quarto Masculino: Como Decorar

Quadros, fotos, livros, colecionáveis, etc. Os itens de decoração vêm para deixar o quarto com mais personalidade e complementar o restante do trabalho realizado até então. A instalação de nichos e prateleira nas paredes à fim de expor alguns desses itens, como livros e colecionáveis, também é interessante de se trabalhar.

Quarto Masculino: Como Decorar

Neste caso, é preciso ter atenção para harmonizar as cores e formas dos itens escolhidos, para não criar uma poluição visual.

8 – Têxteis

Quarto Masculino: Como DecorarApesar de não parecer, os lençóis de cama e outros têxteis também são peças fundamentais de decoração. A colcha e o edredom devem seguir as mesmas cores ou combinar com as cores do ambiente, pois o ideal é que harmonizem com o estilo do quarto. Outros têxteis podem ser usados para embelezar a decoração, por exemplo, o uso de almofadas com estampas divertidas.

9 – Cortinas/persianas

Quarto Masculino: Como DecorarA luz natural e as janelas são essenciais para manter o ambiente arejado e fresco, porém, há momentos em que o morador desejará evitar o excesso de luz que vem da janela e o uso de cortinas é a melhor opção para bloquear que os raios entrem no quarto.

Quarto Masculino: Como Decorar

Existem vários modelos de cortinas, algumas mais grossas e que oferecem maior proteção, outras com menos. É importante escolha aquela que combine com as demais cores do ambiente. Ou, outra alternativa, é instalar uma persiana.

10 – Aproveitando o espaço

Quarto Masculino: Como DecorarO segredo para decorar um quarto masculino é saber como distribuir os móveis no ambiente da melhor forma possível, pensando sempre que tudo deve ser prático, organizado e funcional. De forma a aproveitar todo o espaço disponível e que a circulação – como dito acima – seja fácil para o morador.

Gostou deste artigo? Clique aqui veja as opções de mobiliário e de objetos decorativos da Essência Móveis de Design.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *