Quarto Pequeno de Casal: Como decorar

Tempo de leitura: 6 minutos

Pode parecer muito difícil decorar um quarto pequeno, não é? Principalmente sendo de casal. Deixa-lo bonito, funcional, aconchegante e ainda com espaços razoáveis de circulação, soa como uma missão impossível, eu sei. Mas acredite: não é!

Você só precisa ter disposição, positividade e tirar um tempo para pensar bastante e explorar todas as possibilidades.

Quarto de Casal Pequeno

“Ok, mas por onde começar?”

Sim, decorar um cômodo do zero é mais difícil e pode ser confuso inicialmente, principalmente quando o espaço é limitado. Por isso, vou te dar várias dicas muito importantes e separá-las por item para que você consiga se organizar melhor. Vamos lá, primeiro os móveis maiores!

Localização da cama em quarto pequeno

A primeira dica é fugir do óbvio na hora de definir o lugar em que a cama vai ficar. Ou seja, pense em todas as possibilidades. Imagine sua cama em todas as paredes possíveis e veja em qual delas o espaço será mais aproveitado e, acima de tudo, que fique confortável para os dois.

Para facilitar, você pode marcar com fita crepe (ou qualquer outra fita – que não estrague seu piso) para testar as localizações e chegar a uma decisão.

Falando em cama, uma opção muito interessante para quarto pequeno, é utilizar o box baú. Dentro dele você pode guardar roupa de cama e banho e roupas que não usa sempre, como por exemplo, casacos mais quentes (para quem mora em regiões mais quentes). Como resultado, você terá mais espaço no armário.

Sobre o tamanho da cama, procure não exagerar. Não tem como colocar uma King-Size em um quarto pequeno, certo? Veja qual tamanho de cama fica legal, sem tirar o espaço de outras coisas. É uma dica. Agora, se você não quiser abrir da mão da mega cama e tiver pouco espaço, deixe um quarto separado para o guarda-roupas. Se esse quarto não tiver outra utilidade, pode ser uma opção 😉

Quarto de casal pequeno e bem decorado
Quarto de casal pequeno e bem decorado

Localização do Guarda-Roupas

O guarda roupas, assim como a cama, ocupa um grande espaço no quarto, e por isso você também precisa explorar as possibilidades. O que ajuda (e muito) é optar por móveis planejados, porque isso te dá mais flexibilidade. Por exemplo, um armário planejado você pode fazer mais alto, próximo ao teto, e guardar lá em cima as coisas que não usa com frequência, poupando mais espaço para o restante. Outro benefício é pode distribuir as prateleiras e gavetas do seu jeito, o que também ajuda na utilização do espaço. Veja na foto acima um guarda-roupas planejado e com espaços bem distribuídos.

Obs: opte pelas portas de correr, que não requerem espaço nenhum para serem abertas.

Resolvido onde ficarão a cama e o guarda-roupas, já fica bem mais claro e fácil. Agora vamos para os itens decorativos e outros utensílios! 😉

Mesa de Cabeceira para Quarto Pequeno

Engana-se quem pensa que precisa ter mesas de cabeceira grandes e robustas. Se eles tiverem gavetas, ajuda. Mas se não couber, não tem problema nenhum. Uma mesinha de apoio pequenininha já te atende perfeitamente, traz um charme para a decoração e você consegue apoiar livros, celular, copos etc.

Outra dica que pode te ajudar é que não é necessário que as duas peças sejam iguais. Você pode colocar uma mesa de cabeceira mais elaborada e com gavetas de um lado, por exemplo, e do outro lado colocar uma mesinha menor. Nesse caso, a mesa de cabeceira maior também pode ser uma mini penteadeira, com gaveta pra guardar maquiagens e outros produtos do tipo. O espelho pode ser pendurado ou colado na parede para poupar mais espaço.

Quarto de casal com mesinha e banquinho de apoio
Quarto de casal com mesinha e banquinho de apoio

Cortinas

As persianas ocupam menos espaço que as cortinas tradicionais que vão até o chão. Hoje existem diversos modelos de persianas, mais bonitos e modernos, como as persianas romanas, por exemplo.

TV

Bom, nem preciso falar que não é necessário um móvel para colocar a TV, né? Rs  Com o quarto pequeno, é só coloca-la na parede com um suporte e, se desejar, pode fixar prateleira(s) para colocar objetos decorativos ou apoiar algo. Vai poupar um espaço e tanto!

Caso o seu guarda-roupas esteja de frente para a cama, também tem a opção de colocar a TV na porta dele, como na foto abaixo.

Guarda-roupas com TV na porta

Iluminação

É sempre bom e muito útil aquele abajur ao lado da cama, certo? Porém, se o quarto for pequeno e não tiver espaço para um criado maior, como falamos acima, você pode apostar em pendentes. Além de estarem super em alta e ficarem um verdadeiro charme, não precisam de espaço, o que é maravilhoso.

Quarto com pendente
Quarto com pendente

Também há luminárias que podem ser embutidas na cabeceira da cama ou até na parede, que também ficam suspensas, como na primeira foto lá em cima.

Agora que já falamos bastante sobre como aproveitar o espaço, vamos a algumas dicas que podem ampliá-lo visualmente!

Qual cor usar em quarto pequeno?

As cores mais claras favorecem muito o quarto pequeno, o deixando mais leve e trazendo a impressão de ampliação. Isso não se aplica somente ao quarto, mas para qualquer ambiente menor, ok? Opte por branco, off white, bege ou cinza claro ou tons pastéis. Deixe para colocar a cor mais forte em objetos decorativos, como por exemplo almofadas, cabideiros, plantinhas, colchas, etc.

Quarto de casal em tons neutros e objetos decorativos coloridos
Quarto de casal em tons neutros e objetos decorativos coloridos

Outra dica: se quiser fazer o quarto todo em branco e colocar uma corzinha diferente (clara) em uma parede, por exemplo, use esta cor na parede da cama. Assim você vai olhar menos para ela e não vai enjoar tão rápido. 😉

Bom, como estamos falando de possibilidades para aproveitar espaço e “ampliá-lo” através da decoração, é importante lembrar que, assim como para roupas, as linhas verticais “emagrecem” e horizontais “engordam”. Em outras palavras, se quiser fazer parecer que o quarto é mais alto, aposte nas linhas verticais, mas em quarto pequeno, o mais indicado é usar linhas horizontais para que ele pareça mais amplo. Essas linhas podem ser usadas em papéis de parede, cabeceira da cama, prateleiras e assim por diante.

Espelhos

Como todos já devem saber, espelhos são muito indicados para quarto pequeno. Seus reflexos fazem parecer que o ambiente é maior, e isso é muito verdadeiro e muito útil!

Você pode comprar armários com porta espelhada ou colocar espelhos horizontais em cima da cabeceira da cama, o que também fica muito legal.

Quarto de Casal Decorado
Quarto de Casal Decorado

Na foto acima, podemos observar várias dicas citadas: cores claras, cabeceira com linhas horizontais, luminárias embutidas na cabeceira e espelhos. Com certeza esse espaço foi muito bem aproveitado e ficou elegante.

Espero que essas dicas te ajudem na hora de decorar o seu cantinho e que ele fique muito confortável para o casal 🙂

Um abraço. Até a próxima!

2 Comentários


    1. Olá, Tatiana!

      Vamos entrar em contato para conversarmos melhor. 🙂

      Atenciosamente,
      Equipe Essência Móveis de Design
      Central de Atendimento: (11) 2189-9333
      WhatsApp: (11) 99711-3126

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *