Saiba como fazer uma decoração de verão

Tempo de leitura: 8 minutos

O verão é a estação que, praticamente, domina o país durante o ano todo. Com exceção da região Sul, que tem os invernos mais marcados, o brasileiro está acostumado com o calor, sempre encontrando meios para conviver melhor com as altas temperaturas. Dentre eles se destaca a decoração verão, que também pode ajudar a deixar os ambientes mais frescos.

O calor faz com que sintamos necessidade de usar determinadas roupas, mais leves, alegres, que são a cara da estação.
O mesmo acontece com as nossas casas. Elas precisam de determinados cuidados para que fiquem mais confortáveis e receptivas nos dias mais quentes do ano.

A ideia é, na medida em que o calor chega, começar a remover as cortinas escuras e tapetes mais pesados, por exemplo. Em vez disso, é legal pensar em itens mais coloridos e leves.
Entretanto, há muitas outras dicas para deixar casas ou apartamentos mais frescos e aconchegantes com uma decoração de verão.

Decoração leve para o Verão
Decoração leve para o Verão

Jardim, folhagens e plantas em todos os cantos da casa

Uma tendência de decoração “a cara do verão” que tem potencial para ganhar certo protagonismo, é o uso de plantas. Elas acrescentam vida e um ar tropical aos espaços, portanto remetem diretamente ao verão.

A construção e cuidado de estufa para orquídeas, jardins verticais ou hortinhas pode ser um hobbie, envolvendo a família e embelezando o lar.

Além disso, as folhagens e plantas são naturalmente capazes de deixar os ambientes mais fresquinhos. Elas amenizam o calor e melhoram a qualidade do ar, por isso, elas são grandes aliadas para os dias quentes.

Para quintais espaçosos, uma dica é a construção de um jardim. Quanto mais arborizado, mais fresco o local pode ficar.

Aquelas que possuem um espaço frontal, ou com fácil acesso, podem até limpar o terreno com aluguel de escavadeira, garantindo um lugar uniforme e ideal para a jardinagem.

Jardim Suspenso
Jardim Suspenso

Estampas florais e coloridas para o verão

As estampas são uma peça chave na decoração de diferentes estilos de ambientes. Na decoração de verão, elas aparecem como uma forma prática de dar mais cor e graça aos espaços.

Adesivar paredes ou superfícies de armários, trocar cortinas, capas de almofadas e sofás, entre outras opções práticas, podem dar muito mais leveza aos espaços.

Estampas de animais, flores, frutas, cores, formas geométricas e muitas outras podem ser usadas para levar alegria ao local.

O verão é uma estação envolta em cores fortes e inspiração na natureza. O azul remete ao céu e o amarelo ao sol. O verde lembra as plantas e rosas e vermelhos lembram flores e frutas.

A dica é montar uma cartela de cores bem rica e harmoniosa entre os elementos decorativos.

Para aqueles que têm um estilo mais básico, uma ideia é apostar nos tons mais leves. Branco, bege, azul ou verdes bem claros podem iluminar os espaços e dar um tom refrescante.

Estampadas coloridas
Estampadas coloridas

Tecidos que funcionam melhor no verão

Assim como as nossas roupas influenciam no nosso conforto, o mesmo acontece com a casa. Em outras palavras, ela também deve estar “vestida” conforme a estação.

Com a chegada do calor, o ideal é trocar as lãs por algodão e outros tecidos mais leves. Por exemplo: linho, cetim, e percal.

São tecidos mais finos e flexíveis, que permitem uma respiração melhor, deixando os ambientes mais frescos e agradáveis.

Para as cortinas, recomenda-se a escolha de tecidos bem leves e claros, finos e macios, como o linho e o algodão. Assim, a luz natural dos espaços é valorizada, deixando-os mais claros e brilhantes.

Um dos prazeres do verão é pisar descalço no chão geladinho e refrescante. Por isso, como já falei, o ideal é guardar os tapetes que protegem a casa no inverno.

Uma dica para guardar as cortinas, tapetes e outros itens de inverno sem prejudicar a qualidade, é lavar e higienizar.

Para que as roupas ocupem menos espaço, podem ser armazenadas em sacos à vácuo. O mesmo pode ser feito com edredons, cobertores e casacos pesados, por exemplo.

Tropicalismo ou clima praiano

O movimento vanguardista, a Tropicália, foi importante para a cultura brasileira, especialmente a musical, na década de 1970. Ela ultrapassou as barreiras musicais e acabou embalando a sociedade como um todo, e por isso ainda é bastante presente como referência nas artes.

Na arquitetura, design e decoração, o tropicalismo é uma referência bastante frequente, que tem tudo a ver com o verão.

O estilo tropicalista pode ser observado em mobiliários coloridos, folhagens grandes, estampas de animais, acessórios remetendo à fauna e flora brasileira, além de um toque de psicodelia, ideias ou combinações consideradas ousadas ou inusitadas.

Por outro lado, o estilo praiano também combina muito com o verão. A decoração litorânea utiliza bastante móveis rústicos de fibras, elementos que lembram praia e mar, tons azuis e brancos.

Decoração Tropical
Decoração Tropical

Materiais leves e naturais para o verão

O verão tem um clima leve e descontraído. O ideal é incorporar esse clima à decoração com materiais que passem a mesma sensação. 

Nos projetos com empreiteiras de obras em SP, ou outras localidades, recomenda-se o uso de materiais e madeiras claras, com visual rústico, seja na fase da construção ou da decoração.

Os acessórios confeccionados em fibras naturais, como o bambu, também acrescentam um tom moderno e muito bonito, além de se tratar de um material sustentável.

De uma maneira geral, os móveis podem ser modulados, planejados ou comprados em lojas varejistas.

Ripas de madeira preço acessível, ou até mesmo pallets, podem ser usados para formar estantes ou suportes para estofados. Há uma grande diversidade de conteúdos na internet ensinando como fazer esse tipo de montagem de móveis.

A iluminação e a ventilação natural são aspectos essenciais para os ambientes ficarem confortáveis e frescos. Por isso, materiais como tela otis também ganham destaque, nos casos em que é preciso instalar proteções guarda-corpos, e outros tipos de estruturas.

Aromas e fontes de água

No inverno, as velas aromáticas são ótimas para criar um clima gostoso. Já no verão, elas podem ser substituídas por difusores de aromas.

Com um cheirinho especial para a estação e fragrâncias refrescantes, algumas das principais opções são lavanda, jasmim e frutas cítricas, como laranja ou limão. 

Alguns difusores também servem como umidificadores, contribuindo ainda para a saúde dos moradores.

Outra ideia são as fontes de água, que também podem ter efeitos relaxantes. Elas funcionam em qualquer época do ano, remetendo à natureza e tranquilidade, mas no verão a movimentação da água também contribui para ambientes mais fresquinhos e úmidos.

Difusor de Aromas
Difusor de aromas e Velas aromáticas

Decoração da área externa

O verão é o momento perfeito para aproveitar o espaço externo de casas ou apartamentos, que costuma ser deixado um pouco de lado durante o inverno.

Seja uma varanda, sacada, quintal, piscina ou jardim, o espaço merece uma atenção extra no verão e pode receber decorações especiais, como poltronas, mesas, pufs, almofadas, entre outros objetos.

Desta forma, os espaços externos ficam mais convidativos e bonitos. Mais atraentes, as áreas externas costumam ser melhor aproveitadas.

Como a iluminação e a ventilação natural são fundamentais, uma forma de garantir a privacidade é com a instalação de tela moeda inox, que também pode ter um interessante efeito decorativo.

Área externa bem decorada
Área externa bem decorada

Manutenção em dia

Não só no verão, mas durante o ano todo, é fundamental que as construções estejam sempre com as manutenções preventivas em dia.

Nas regiões em que o verão é chuvoso e com temporais, é de extrema necessidade a realização de revisões nos telhados, em busca de melhorias na estrutura para evitar a entrada de água e problemas decorrentes disso.

Muitas vezes, a troca ou instalação de calha galvanizada pode ajudar a evitar graves problemas de infiltração, que podem resultar até mesmo em problemas estruturais.

Além disso, o tempo quente pode demandar um alto consumo de energia. As pessoas tendem a utilizar muito mais ventiladores, aparelhos ar-condicionado, refrigeradores, e outros equipamentos. 

As manutenções dos equipamentos evitam que eles quebrem inesperadamente, e também ajudam a diminuir gastos com energia.

Para ainda mais economia e aproveitamento do tempo de sol, uma dica é a instalação de placa solar

Há diversos tipos no mercado, mas elas permitem a geração de energia elétrica à partir da energia solar, que pode ser usada para o aquecimento de água ou para o consumo direto, nas tomadas.

Desta forma, quando chega o verão, o lar está pronto para o calor, sem prejudicar o conforto dos moradores ou usuários dos espaços. 

A decoração de verão é simples e divertida, mas pode renovar os ambientes e ainda deixá-los mais frescos e agradáveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *