Sala Aconchegante: 10 Ótimas Dicas Para Ter A Sua

Tempo de leitura: 6 minutos

Antes de começarmos a falar sobre sala aconchegante, vamos entender melhor o que significa essa palavra tão gostosa de falar e de sentir. Aconchego é estar confortável e muito bem em um lugar ou com alguém. É se sentir acolhido, abraçado e com vontade de ficar ali por horas e horas a fio. Imaginou sentir tudo isso na sua sala de estar? Se você ainda não vive essa sensação, vamos ajudar você a ter uma sala aconchegante com algumas dicas infalíveis. Confira!

Tire seus sapatos e relaxe, esse é um momento só seu!

sala aconchegante

1. SOFÁ

Quando o assunto é sala aconchegante, é impossível não falarmos do nosso querido sofá. Um bom sofá, confortável, macio e que, mesmo apertadinho, faz caber toda a família, é quase chamado pelo nome, de tão íntimo! Por isso, é fundamental escolher bem esse móvel, já que ele costuma ter uma duração longa e compõe a decoração com muita força, pois geralmente é a maior peça da sala.

sala aconchegante

O sofá não precisa necessariamente ser enorme para caber a família e ainda todas as visitas. Se ele for muito grande, o risco é pesar na decoração. O ideal é compor o ambiente com um sofá médio de 2 a 3 lugares, poltronas e puffs. As pessoas vão se acomodando pela sala, ao invés de ficarem todas em um mesmo sofá.

sala aconchegante
Na foto: Mesa de Centro Eames CTW

sala aconchegante

sala aconchegante
Na foto: Peça Similar – Couch Barcelona
sala aconchegante
Na foto: Poltrona Diamante

Mas se o seu sonho de consumo sempre foi um “sofazão“, invista nele e seja feliz! Isso é o mais importante para uma sala e uma vida aconchegantes.

sala aconchegante

2. TAPETE

Os tapetes também têm uma boa parte de responsabilidade na missão de criar uma sala aconchegante. Eles, além de deixarem o local mais confortável e quentinho, delimitam os ambientes, criando locais especiais, como o cantinho da leitura, a área do sofá, o lugar de ouvir música, entre outros.

sala aconchegante
Na foto: Poltrona BarcelonaSofá LC2 e Puff Barcelona

sala aconchegante

Se o seu sofá tiver uma cor mais forte, opte por tapetes mais claros e neutros, e vice-versa. Dessa forma, a sala fica mais harmônica e leve.

sala aconchegante

sala aconchegante

Agora, se você quiser uma cor única ao ambiente, escolha um tapete do mesmo tom do restante da decoração. Nesse caso, os objetos de decoração coloridos são uma ótima pedida, pois dão um toque de cor à sala de estar.

sala aconchegante
Na foto: Poltrona Shell

3. PLANTAS

É impressionante como as plantas têm o poder de dar aconchego a um ambiente, não é mesmo? É só elas chegarem para fazerem toda a diferença, inclusive na energia do lugar.

Seja plantada, seja solta em um vaso, uma planta completa a decoração, traz vida ao ambiente e, consequentemente, deixa a sua sala muito aconchegante. Invista nas plantas!

sala aconchegante
Na foto: opção similar – Mesa de Centro Square

sala aconchegante

sala aconchegante

4. MANTA

As mantas sob o sofá, poltrona e puff convidam a sentar, deitar e ficar aproveitando o momento. Não são meramente decorativas, não mesmo! Elas cobrem, envolvem e enriquecem a decoração. No inverno são ainda mais aconchegantes!

As mantas de tricô, crochê ou outro material que pareça ter sido feito pelas vovós são ainda mais valorizadas na decoração e ficam lindas!

sala aconchegante

sala aconchegante

sala aconchegante

sala aconchegante

sala aconchegante

5. ILUMINAÇÃO

É raro uma sala ser considerada aconchegante se a iluminação não acompanha esse conceito. Um bom projeto de iluminação faz toda a diferença na sala de estar! Às vezes, entramos em uma sala e nos sentimos acolhidos no ambiente e isso geralmente é criado pela iluminação do local.

Um bom projeto de iluminação inclui desde a escolha do gesso de teto, onde podem ser colocadas lâmpadas para a iluminação indireta, até a aquisição dos lustres, luminárias de chão e abajures. Existem também opções de lâmpadas de LED que são embutidas nos móveis, como na estante e na bancada, por exemplo. São mais opções de deixa a sua sala aconchegante.

sala aconchegante

sala aconchegante

sala aconchegante

Os abajures e candelabros também fazem diferença na iluminação e no aconchego de um ambiente.

sala aconchegante

6. ALMOFADAS

Hoje as almofadas existem nas mais variadas cores, formatos e texturas! Viva! Lisa, bordadas ou com mensagens, seja como for, elas não precisam mais combinar entre elas e nem com o restante da decoração. Elas estão livres para serem como quiserem, por isso, você também tem mais liberdade para escolher as almofadas para compor a sua sala aconchegante.

sala aconchegante

sala aconchegante

sala aconchegante

sala aconchegante
Na foto: Produto Similar – Cadeira Eames DSW

7. FOTOS

Lembra que teve uma época, há muitos anos atrás, que a moda era pendurar na parede quadros com fotos dos filhos e da família? Pois é, como algumas tendências costumam voltar do tempo, as fotos estão novamente em alta na decoração. Oba!

sala aconchegante

Elas mostram que a casa tem vida, pessoas e alma! As fotos aproximam e contam histórias. Nada mais aconchegante, não acha?

8. OBJETOS PESSOAIS E RECORDAÇÕES

Lembranças de viagens, objetos que carregam valor sentimental e livros são sempre bem-vindos em qualquer sala. Esses objetos diferenciam uma casa das outras, dando alma e significado ao ambiente. Mesmo que alguém queira copiar a decoração, esses complementos jamais poderão ser imitados, porque são únicos e contam a história da sua família. Coisa mais linda de se ver!

sala aconchegante
Na foto: opção similar – Mesa Saarinen Lateral

Às vezes, é uma almofada bordada pela avó, outras vezes é um quadro pintado pelo filho pequeno, o que importa é o valor sentimental que a peça carrega.

sala aconchegante
Na foto: Cadeira Eames DSW

sala aconchegante

9. LIVROS

Os livros também sabem transformar uma simples sala em uma sala aconchegante. Eles preenchem os espaços com conteúdo e um convite à leitura. Antigos ou novos, os livros nunca saem de moda. Quer coisa melhor para a sua decoração?

Algumas dicas para uma decoração com livros:

  • Crie uma mesinha lateral com livros empilhados;
  • Na mesa de centro, empilhe 2 a 3 livros grandes e coloque em cima um vidro bem bonito;
  • Adorne a mesa de centro com livros de viagens, os quais você pode ir lendo aos poucos;
  • Na estante em nichos, intercale livros com porta-retratos e outros enfeites.

sala aconchegante

sala aconchegante
Na foto: Cadeiras Eames DSW e Cadeira Organic

sala aconchegante

sala aconchegante

DIFUSORES DE AMBIENTE

Um cheiro bom é sempre convidativo e sinônimo de aconchego. Muitas vezes quem mora na casa não percebe, mas quem vem de fora sente na hora o cheirinho da sala. Existe uma imensa variedade de modelos e essências. Escolha um que não enjoe e que você e sua família gostem.

sala aconchegante

DICA EXTRA: CHEIRINHO DE BOLO

Por fim, mas não menos importante, antes de receber visitas, faça um bolo. O cheirinho que ele deixa no ambiente é irresistível e não existe nada mais aconchegante que isso! Hummmmm!

sala aconchegante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *