Sala de Estar e Jantar Integradas: Vantagens e Ideias

Tempo de leitura: 6 minutos

Sala de Estar e Jantar Integradas: Vantagens e Ideias
5 (100%) 1 Voto

Quem não gosta de ter uma sala de estar e jantar integradas e confortáveis? São ambientes onde ficamos a maior parte do nosso tempo em casa, fazendo as refeições, confraternizando com a família, descansando depois de um dia cheio de trabalho. Se a cozinha é o coração da casa, como dizem, a sala de estar e jantar são a alma da casa e um pouco do coração também, porque, afinal, a cozinha, em muitos lares, já é integrada com a sala de jantar e essa com a sala de estar! Viva a integração!

sala de estar e jantar

Nas casas e apartamentos modernos, cada vez mais compactos, é difícil não ver a sala de estar e jantar integradas. Esse conceito aberto traz inúmeras vantagens ao ambiente, como vamos falar ao longo desse artigo, além de dar dicas para você tirar o máximo proveito delas. Imperdível, hein!

VANTAGEM: TODO MUNDO JUNTO E MISTURADO!

Dica 1: Delimite os espaços

A sala de estar e jantar integradas propiciam, naturalmente, uma maior união entre os membros da família e entre a família e os convidados. Todos têm a oportunidade de participar das mesmas conversas, das mesmas risadas, dentro da mesma sintonia. Não tem nada melhor do que isso, não é verdade?

Aproveite essa oportunidade, mas não esqueça de delimitar os espaços de cada coisa, para evitar a poluição visual e a desorganização no ambiente. Mesmo com essa integração toda, cada móvel tem o seu lugar, mesmo que de vez em quando eles cumpram outras funções, e isso é bom. Aí vão algumas dicas para delimitar os espaços:

  • Tapete

Uma das formas mais simples e econômicas de delimitar espaços é o tapete. Ele pode ser usado um para a sala de estar e um para a sala de jantar, iguais ou diferentes, depende do seu gosto. O tapete também tem a vantagem de deixar o ambiente mais acolhedor, principalmente no inverno.

sala de estar e jantar

Se a sua casa for compacta, outra opção é usar um tapete na sala de estar ou na sala de jantar e o outro ambiente sem nenhum.

sala de estar e jantar

  • Estante vazada entre a sala de estar e de jantar

Muitos projetos de decoração atuais estão separando os ambientes através de uma estante vazada. O “mostra e não mostra” dá um charme especial ao local! Utilize alguns nichos com plantas, outros com objetos de decoração, intercalando com nichos vazios, o que deixa o móvel mais sofisticado.

POLTRONA CHARLES EAMES

sala de estar e jantar

  • Luminária imponente na sala de jantar

Outra forma inteligente de delimitar o espaço da mesa de jantar é investir em uma ou mais luminárias poderosas. Mas poderosas mesmo! Daquelas que chamam a atenção e dão importância e significado à mesa. Tudo fica mais bonito perto dela. Uma luminária desse tipo e desse porte é que você deve escolher para marcar esse espaço tão importante da sua casa.

Foi-se o tempo em que uma luminária somente iluminava, agora ela é, muitas vezes, a principal peça de decoração da casa!

MESA SAARINEN DE JANTAR

sala de estar e jantar

sala de estar e jantar

sala de estar e jantar
Na foto: Cadeira Eames DSW
sala de estar e jantar
Na foto: Cadeira Wishbone
  • Parede da sala de jantar de madeira ou revestimento diferente

A parede onde fica a mesa de jantar pode ter detalhes diferentes, como revestimento 3D, em madeira ou em cobre ou metal, ambas as opções muito utilizadas nos projetos de decoração atuais. O revestimento 3D dá um ar de modernidade, enquanto o revestimento em madeira propicia uma sensação de aconchego e calor. Detalhes em metal ou cobre conferem à parede um ar de sofisticação.

sala de estar e jantar

  • Ambientes separados, mas sem porta

Se você quer separar sutilmente os ambientes da sala de estar e de jantar, a melhor opção é ter locais separados, mas sem portas, como na imagem abaixo. Essa ideia é para você que já tem essa separação na sua casa ou para você que não se importa em quebrar uma parede e fazer uma pequena obra no local. O resultado encanta, não é mesmo?

sala de estar e jantar

sala de estar e jantar

VANTAGEM: A CASA GANHA ESPAÇO!

Com a sala de estar e jantar integradas, a casa ganha espaço, além de uma melhor circulação das pessoas pelos ambientes. Por falar em circulação, outra vantagem dessa integração é a melhor circulação do ar, seja ar puro ou ar-condicionado. Gasta-se menos energia e ganha-se em saúde.

Dica 1: Maximize ainda mais os espaços

Se a ideia é ganhar e potencializar os espaços, você ainda pode mais! Confira.

  • Mesa de jantar e bancada ao mesmo tempo

Para unir ainda mais os moradores em volta da cozinha e da sala de jantar, além de ganhar mais espaço, a bancada pode ser a própria mesa para fazer as refeições e outras atividades da casa, como tarefas escolares, trabalhar, trabalhos manuais, jogos em família, entre outras.

sala de estar e jantar

sala de estar e jantar

  • Sofá ao invés de cadeiras

Se você tem realmente pouco espaço ou quer mais conforto à mesa, uma ideia é ter um sofá em torno da mesa de jantar. Pode ser o único sofá da sala, se o problema for espaço, ou apenas mais um para complementar o conforto do lar.

sala de estar e jantar

VANTAGEM: INÚMERAS POSSIBILIDADES DE DECORAÇÃO

A integração entre sala de estar e jantar possibilita uma infinidade de estilos de decoração. Você pode escolher por um estilo para os 2 ambientes ou pode optar por “descombinar” os elementos. Do jeito que a decoração está democrática, é bem possível que, tentando “descombinar” tudo, você combine ainda mais. Hoje pode cinza com madeira, preto com preto, diferentes texturas juntas, elementos diversos, enfim, é um mundo de possibilidades que deixa a sua casa ainda mais interessante!

Dica: Peça ajuda

Esse mundo de possibilidades também pode trazer dúvidas quanto a que estilo ou estilos escolher para a decoração da sua casa. Adivinhamos? Por isso, peça ajuda a quem entende do assunto e pesquise muito até encontrar o que você deseja.

Sofá Cama Bit

E aí, o que achou das nossas ideias para sala de estar e jantar integradas? Então, junte a família e aproveite o máximo possível a sua sala de estar e jantar!

Momentos em família e com amigos são sempre inesquecíveis e valem um cuidado maior com o seu lar. Isso inclui desde a escolha cuidadosa dos móveis até o carinho com que você cuida dela diariamente. Por isso, estamos sempre em busca de novidades e dicas que possam ajudar você nessa missão: fazer da sua casa um lugar para momentos maravilhosos! Conte com a Essência!

Um abraço e até a próxima!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *