Salas Minimalistas: Como fazer, ideias e inspirações

Tempo de leitura: 7 minutos

Cores neutras, linhas retas e poucos elementos são os principais destaques das salas minimalistas. Em uma época em que somos “bombardeados” por milhares de informações a todo instante, ambientes com essa atmosfera de tranquilidade e harmonia, perfeita para relaxar, tem atraído cada vez mais adeptos.

Origem do Minimalismo

Origem do minimalismoO estilo minimalista surgiu através de uma série de movimentos artísticos e culturais no inicio do século XX, que trouxe o conceito de “menos é mais” para a arte e que, posteriormente, foi aderido pelos designers.

A ideia principal desse estilo é eliminar os excessos e preocupar-se apenas com os elementos fundamentais como base de expressão. Ou seja, adotar somente o que é essencial, tanto em estética quanto em funcionalidade.

Com forte influência da cultura japonesa, essa tendência manifestou-se como oposição a variação formal e cromática dos movimentos artísticos anteriores. Ela ganhou cada vez mais espaço e se tornou predominante em diversas áreas além da arte. Arquitetura, decoração e design também aderiram ao minimalismo e hoje em dia é – literalmente – um estilo de vida.

Para pessoas que seguem o estilo minimalista, especialmente nas decorações de suas casas, o que importa não é a quantidade e sim a forma como o espaço é organizado. Apesar de o cômodo ser mais vazio, é a junção de estética e funcionalidade que transforma o espaço ocupado de maneira que o morador possa se sentir mais confortável. A decoração minimalista traz a impressão que “tudo faz parte de tudo”.

Como funciona a decoração minimalista?

Como funciona a decoração minimalista

A palavra-chave para qualquer decoração minimalista é: organização.

Para que o ambiente fique equilibrado, é preciso que cada coisa esteja em seu devido lugar e quando não estiver sendo utilizado, por exemplo, deve estar guardado. Este é um dos métodos para aplicar o minimalismo por meio da organização. Há também o chamado declutter (ou destralhe), que baseia-se em analisar os seus pertences e manter somente aqueles que lhe trazem felicidade, o que é realmente necessário.

Como funciona a decoração minimalista

Quanto aos móveis, todos devem ter formas geométricas imponentes ou até assimétricas, de preferência que não tenham puxadores e com portas de correr (ou com o sistema click-clack). A proposta é que tudo seja extremamente clean.

Como funciona a decoração minimalista2

Em relação aos eletrodomésticos, é importante lembrar que eles precisam ser tanto funcionais quanto peças de decoração, já que terão maior destaque. Objetos decorativos são dispensáveis, à não ser que sejam absolutamente essenciais no dia a dia ou estejam dispostos de maneira que “quebre” a monotonia das cores neutras.

Como montar um ambiente minimalista?

Como montar um ambiente minimalistaNão há muito segredo no que se trata de decoração minimalista. Seguindo o conceito de “menos é mais” e mantendo sempre a organização do espaço, é possível montar um ambiente com poucos elementos e ainda assim bastante confortável.

Veja abaixo 5 dicas de como conquistar uma decoração minimalista:

– Selecione: tenha no ambiente somente o que é funcional e que traz a sensação de bem-estar. O que não se encaixa nesta categoria deve ser descartado;

– Limpe: faça uma limpeza geral. Subtraia os excessos do ambiente, limpe os móveis, troque a pintura, retire tudo o que não tiver uma função essencial;

– Planeje: escolha um espaço para cada coisa, priorizando sempre a funcionalidade, as medidas adequadas e a fluidez dentro do ambiente. Aproveite todo o espaço interno e use e abuse de produtos que o otimizam;

– Organize: lembre-se que cada coisa tem o seu lugar específico, de preferência dentro de cada móvel para acessar com facilidade, porém, sem necessidade de se fazer objeto de decoração;

– Decore: cada objeto deve ser elevado ao nível de grande bem-estar e funcionalidade. Faça-os brilhar, transmitir relaxamento, tranquilidade e personalidade.

Quais as cores associadas ao minimalismo?

salas minimalistas
Na foto: Poltrona e Puff Barcelona

Quanto mais clara a cor, melhor. Especialmente em um ambientes como as salas minimalistas. Isso porque esses tons permitem jogos de luz que valorizam o espaço. Então, o estilo minimalista utiliza de cores neutras, como o branco, preto e cinza; e alguns outros tons neutros, como o castanho, azul e o verde.

Quais os materiais mais comuns em salas minimalistas?

Quais os materiais mais comuns em salas minimalistasMateriais como a madeira, mármore, vidro, cromado, espelho, inox e granito ganham destaque nas decorações minimalistas. No piso, os materiais mais utilizados são a madeira, pedra, linóleo, betão ou cerâmica natural.

salas minimalistas

As paredes, geralmente, mantêm o material de origem (da construção), ganhando destaque somente por conta de pôsteres e quadro, que inserem as cores.

Salas minimalistas: como decorar

Salas minimalistas - como decorarA decoração minimalista é uma tendência que está ganhando cada vez mais atenção, principalmente de quem está cansado de ambientes repletos de informação e pretende adotar um estilo mais limpo e que dê enfoque para o funcional.

A sala de estar, assim como a de jantar e até mesmo sala de espera, costuma ser um cômodo com muitos elementos. Para aplicar o estilo minimalista, é preciso deixar à vista somente o indispensável. Além disso, pontos de cor fazem o ambiente se tornar mais alegre e acolhedor aos convidados. Lembre-se também que os móveis devem ser funcionais, mas ainda assim trazer conforto e beleza para o ambiente.

Veja a seguir dicas de como decorar salas minimalistas:

– Sala de estar

salas minimalistasO design minimalista sugere que os ambientes sejam arejados, claros e decorados com poucos móveis, de preferência os feitos com madeira. Por essa razão, ao inserir o estilo minimalista em sua sala de estar, aposte em móveis duráveis e com design simples, poucas texturas e cores neutras.

Móveis como a Poltrona Alexis Mannes, a Poltrona Celine Mannes e o Rack Evoque, são algumas das excelentes alternativas para uma decoração minimalista, pois possuem um design e cores mais leves, característico desse estilo.

salas minimalistasEm cômodos de cores claras, como branco ou cinza, é mais fácil notar a presença de objetos no espaço. Assim sendo, qualquer objeto desnecessário ou bagunça pode causar uma poluição visual desagradável. Porém, você pode incluir alguns pontos de cores “mais vivas” para realçar o ambiente, como quadros nas paredes ou algum item de decoração.

– Sala de jantar

Salas Minimalistas
Na Foto: Cadeiras Wishbone e Cadeira Eames DSW

Assim como as salas minimalistas de estar, a sala de jantar geralmente também possui muitos elementos. No estilo minimalista, esse cômodo deve ser elegante, de forma que não chame excessivamente atenção e ainda assim tenha o seu destaque em meio ao clean.

sala de jantar minimalista
Na foto: Cadeiras e Mesa Saarinen

Mesas e cadeiras com pernas metálicas ou que tenham design diferenciado são detalhes que trazem aquele aspecto moderno ao ambiente, essencial nesse estilo. Opções realmente interessantes para compor as salas minimalistas são: Mesa Eames Segmentada Oval, Mesa Dinamarca e Mesa Saarinen de Jantar Redonda. Todas produzidas com materiais e formas marcantes no minimalismo.

– Sala de espera

salas minimalistasSalas minimalistas de espera se caracterizam pela simplicidade de suas formas, linhas puras e espaços claros. Um ambiente com equilíbrio e harmonia.

salas minimalistas
Na foto: Cadeiras Eames DAR

Esse tipo de ambiente habitualmente não leva muitos elementos, então o que dá o toque minimalista são os móveis, que tornam o espaço agradável. As cadeiras são as protagonistas da decoração de uma sala de espera, logo precisam aliar conforto e design. Exemplos perfeitos que se encaixam nesse ambiente são: a Cadeira Betina, Cadeira Deise de Madeira, Cadeira Organic, Cadeira Saarinen Executive. Mais Cadeiras que são ótimas para compor o estilo minimalista que você encontra em: www.essenciamoveis.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *