Simplesmente a Casa dos Eames.

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Simplesmente a Casa dos Eames.
5 (100%) 1 Voto

A Eames House (Casa Eames), foi um projeto iniciado por Charles Eames e Eero Saarinen, para atender um programa, que funcionou de 1945 até 1966, a pedido da revista americana Arts e Architeture, que teve 36 projetos para desenvolver um programa de construção de moradias de baixo custo, para atender a demanda grande de milhões de soldados voltando para o país após a Segunda Guerra Mundial.

Planta baixa casa e oficina Eames
www.winterkaisheng.blogspot.com.br

 

Planta Baixa da Casa Eames
www.tumblr.com

Este projeto é uma referencia em uma fabricação modular e de montagem para habitação. Algo simples que pode ser útil de diversas maneiras.

Porém o projeto não foi concluído com a dupla de arquitetos. A esposa de Charles Eames, a Ray Eames, uma grande designer e artista, observou que o projeto poderia ser otimizado com algumas mudanças para ampliar os espaços com base no que usavam em todos os projetos, modernidade, minimalismo, industrialização e uma visão cinematográfica.

Casa Eames
www.matchboyscollective.com

O casal que fica próximo a Los Anleges com vista para a Baía de Santa Mônica, num sitio de 5 hectares. O casal Eames viveram na casa 1949 até o fim de suas vidas e hoje a casa é mantida pela Fundação Eames, que em associação com a agência Nebo, a Herman Miller e a Vitra, promoveu uma campanha que visa levantar US$ 450 mil para garantir a manutenção da icônica morada pelos próximos 250 anos.

Lateral Casa Eames
www.cgarchitect.com

 

Entrada Casa Eames
www.mimoa.eu

“Estamos interessados ​​na casa como uma ferramenta essencial para a vida em nosso tempo, a casa como uma solução para a necessidade humana de abrigo que é contemporâneo do ponto de vista estrutural, a casa, principalmente, tirar proveito das melhores técnicas engenharia de nossa civilização altamente industrializado enquanto outras atitudes tem várias possibilidades, essa abordagem parece ser o único que pode defender-se sem prejuízo de a solução moderna, as necessidades de habitação lúcidos e realistas. A história da casa é demasiado óbvio para replanteársela. No entanto, o que estamos tentando dizer é que agora todas as circunstâncias e condições a fim de combater o problema da habitação escala abrangente e global em massa, com mais chances de sucesso do que bom “(Charles Eames). – Wikipedia*

Charles e Ray Eames
www.matchboyscollective.com

O resultado da cooperação de Eames casamento é composto por dois edifícios adjacentes altura duplos, um utilizado como uma área residencial, eo outro como um estúdio-oficina.
Como eram um casal de arquiteto e artista, tudo para eles tinham o mesmo valor quando se falava em criação, um móvel e um ambiente da casa, tinham o mesmo valor.

Sala Casa Eames
www.latimesblogslatimes.com

Sobre a arquitetura da casa, que foi desenvolvida para moradia mas também havia uma oficinal na qual o casal passava a maior parte do tempo trabalhando. Esta oficina fica no piso terreo, porém é independente do restante da casa, mas tem uma integração que era separa por uma arvore que existe no lugar e não foi retirada para a construção da casa.

POLTRONA CHARLES EAMES

Uma casa ampla e sem paredes de concreto, todos os ambientes integrados e os quartos e banheiros ficavam num mezanino que se integrava com a sala abaixo onde fica a biblioteca e ligados ao restante da casa, como a cozinha, por exemplo, por varandas e escadas. As janelas e portas são de alumínio industrial e aço usado no telhado e terraço.

Sofá Cama Bit

Escada de acesso ao mezanino Casa Eames
www.tumblr.com

Por ser uma casa pré fabricada e utilizou estruturas de aço e outros materiais como vidro, amianto e painéis de cimento, seguindo uma sistema modular, sua “construção” foi num curto tempo de apenas 90 horas.

Parte da Oficina da Casa Eames
www.matchboyscollective.com

 

Ray Eames ficou inteiramente responsável pela parte de cores e esculturas para a decoração da casa, como era uma artista, sempre presou pelo colorido de todos os projetos do casal. Por isso são uma dupla que marcou a revolução do design, principalmente de móveis.

Charles e Ray Eames
www.tumblr.com

 

O casal perfeito, Casal Eames.

Comentários

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *