Tipos de Tecidos para Sofá: Conheça e Saiba Escolher o Melhor Para Você

Tempo de leitura: 6 minutos

Quem não gosta de um sofá bem gostoso para sentar ou deitar no final do dia? Ou para se atirar, brincar com as crianças, assistir a um bom filme, namorar… as utilidades são inúmeras e diárias. Por isso, a escolha dos tipos de tecidos para sofá é tão importante.

Hoje vamos falar um pouco sobre os tipos de tecidos para sofá, para você se inspirar e escolher o seu, baseado no que você espera que o seu sofá tenha e como você e sua família vão utilizá-lo. Somente para exemplificarmos: se a sua prioridade for conforto, o tecido ideal é um. Se você prioriza a praticidade na limpeza e a durabilidade, o tecido indicado é outro. Se o mais importante é a beleza, o foco é diferente. Enfim, antes de tudo, decida as suas prioridades e depois vá à campo pesquisar os modelos e os tecidos mais adequados.

Resumidamente, podemos encontrar os seguintes tipos de tecidos para sofá disponíveis no mercado: suede, couro, jacquard, chenille, linho, camurça e veludo, além dos sintéticos. Os tecidos mais nobres como a seda, por exemplo, também podem ser usados nos sofás, mas o mais indicado é limitá-los às almofadas e itens decorativos, devido à dificuldade de higienizá-los. Todos nós queremos que o sofá dure o máximo possível, não é verdade?

tipos de tecidos para sofá

Suedes

Esse tecido, feito de poliéster, é um dos tipos de tecidos para sofá mais utilizados atualmente. Ideal para quem prioriza o conforto.

Vantagens: baixo custo, conforto, textura macia e aveludada, grande variedade de estampas e cores e boa durabilidade.

Desvantagens: por ser um material de grande absorção, os riscos de sujar e manchar são grandes e a limpeza de manchas mais profundas é complicada. Mas nada que uma impermeabilização não dê um jeito.

tipos de tecidos para sofá

tipos de tecidos para sofá

tipos de tecidos para sofá

Couros

Ideal para quem tem animais e crianças em casa e prioriza a praticidade na limpeza, além do design, é claro. Sofá de couro combina com todos os tipos de decoração, principalmente com o estilo industrial. É um charme só!

Vantagens: o couro é bonito e atemporal, adaptável a temperaturas frias e quentes, extremamente fácil de higienizar, basta um paninho úmido e pronto!

Desvantagens: a única desvantagem é o custo mais elevado, comparado a outros tecidos e ao próprio couro sintético. Porém, como a durabilidade é muito maior, vale à pena o investimento.

Para quem prefere o couro sintético, algumas opções que imitam couro são o PU, o corino e o courvin. No caso do couro sintético, os cuidados devem ser maiores, principalmente para não ressecar e ficar com aquele efeito “craquelado” indesejável.

tipos de tecidos para sofá

tipos de tecidos para sofá

tipos de tecidos para sofá

Jacquard

É um tecido muito parecido com a lona. Ideal para quem tem crianças e animais em casa.

Vantagens: de fácil limpeza e manutenção, ultra resistente, com grande variedade de cores e difícil de acumular sujeira, devido a sua trama ser bem fechada.

tipos de tecidos para sofá

Chenille

É um tecido bem característico, geralmente com linhas ou quadriculado e a sua composição inclui algodão, seda e lã. O Chenille já foi um dos tecidos mais utilizados para sofás, mas, com o surgimento dos suedes, que são bem parecidos, perdeu mercado, principalmente devido ao custo.

Vantagens: textura confortável e aveludada.

Desvantagens: absorve a sujeira, sendo mais difícil de limpá-lo; não é ideal para quem é alérgico ou tem alguma doença respiratória, pois possui muitos vincos, e nem para quem tem animais em casa.

tipos de tecidos para sofá

tipos de tecidos para sofá

tipos de tecidos para sofá

Linho

O linho na decoração, assim como na moda, voltou com tudo! É um tecido bonito e elegante, mas tem as suas peculiaridades. Confira.

Vantagens: é ideal para locais mais quentes; mesmo não sendo totalmente impermeável, ele absorve menos sujeira e umidade do que o suede, o chenile e a sarja.

Desvantagens: por ser um tecido mais sensível e com grandes riscos de manchar, não é prático para limpar, sendo ideal o auxílio de uma empresa especializada para uma higienização mais completa.

tipos de tecidos para sofá

tipos de tecidos para sofá

tipos de tecidos para sofá

Veludo e Camurça

Assim como o linho na moda, o veludo e a camurça são os novos queridinhos dos sofás. São irresistíveis!

Vantagens: ideais para locais mais frios; são tecidos maleáveis e extremamente confortáveis, sem contar que são gostosos demais! E além de tudo, são bonitos de encher os olhos.

Desvantagens: qualquer sujeira ou mancha aparece nesses tecidos, por isso, é preciso vigiar constantemente a limpeza do sofá. Não é a opção mais indicada para quem tem crianças pequenas em casa ou animais de estimação.

tipos de tecidos para sofá

tipos de tecidos para sofá

Lona de algodão e Sarja

São opções de valores mais acessíveis, e, como outras vantagens, oferecem uma alta resistência, não são tão quentes e nem tão frios, são confortáveis. Como desvantagens, apresentam uma textura um tanto áspera e, por serem permeáveis, absorvem sujeira e mancham facilmente.

Tecidos sintéticos

Os tecidos sintéticos são bastante utilizados nos sofás, principalmente pelo custo-benefício que oferecem.

Vantagens: são bem resistentes e fáceis de limpar. Por serem impermeáveis, são ideais para alérgicos e para quem tem animais em casa.

Desvantagens: são muito sensíveis ao frio e ao calor extremo, ou seja, são muito frios no Inverno e muito quentes no verão.

tipos de tecidos para sofá tipos de tecidos para sofá      

Dicas gerais de limpeza e utilização

  • Evite deixar o sofá diretamente exposto ao sol;
  • Ao escolher os produtos de limpeza, prefira sempre os de base neutra;
  • Não sente ou se apoie nos braços ou na parte de trás do sofá;
  • Evite comer e beber nele, para não manchá-lo;
  • Se você tiver animais de estimação em casa, proteja o sofá com uma manta.

Se você não quer investir em um sofá agora, existe a opção de forrá-lo com outro tecido. Dessa forma, você dá uma cara nova para o seu móvel sem gastar tanto.

É sempre bom mudar o look da sua casa, não é mesmo? Muitas vezes, um detalhe faz toda a diferença no ambiente! O mais importante é que esse objeto tão querido atenda às necessidades dos moradores e que seja convidativo, além de bonito. Como não se muda um sofá com tanta frequência, a escolha do modelo e do tecido é muito importante e merece uma boa pesquisa prévia para evitar arrependimentos.

Queremos ajudar você nessa missão! Portanto, além das dicas aqui, disponibilizaremos nosso catálogo com uma seleção especial de sofás com design arrojado e opções variadas para te proporcionar liberdade na escolha do seu estilo. É só clicar na imagem abaixo!

Um abraço e até a próxima!

5 Comentários



    1. Olá, Victor! Tudo bem?

      Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo! 🥰

      Atenciosamente,
      Equipe Essência Móveis de Design
      Central de Atendimento: (11) 2189-9333
      WhatsApp: (11) 99711-3126

      Responder

    1. Olá, Célio! Tudo bem?

      Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo! 🥰

      Atenciosamente,
      Equipe Essência Móveis de Design
      Central de Atendimento: (11) 2189-9333
      WhatsApp: (11) 99711-3126

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *