Tudo que você precisa saber para deixar sua casa quentinha no inverno

Tempo de leitura: 6 minutos

O inverno chegou, e parece que não tem jeito de deixar ele do lado de fora da casa não é mesmo? É como se o vento encontrasse frestas nas paredes e estivesse te perseguindo.

Mas existem algumas técnicas para que você possa se manter aquecido em casa durante o inverno sem simplesmente apelar para aquecedor e banhos quentes, deixando a conta de luz altíssima no fim do mês.

Além disso, também iremos mostrar como deixar a decoração de casa pronta para épocas mais frias.

Decoração de inverno.
Decoração de inverno.

Cobertores e travesseiros

Essa é uma das opções mais práticas para evitar o frio e ser criativo na decoração.

Trocar a capa das almofadas e travesseiros por tecidos mais quentes, como suede e algodão, fará a sala e quarto ficarem mais aconchegantes. Depois que a estação passar, será bem fácil trocar novamente as capas para tecidos mais leves, como cetim, e dessa forma você consegue estabelecer um equilíbrio.

Almofadas de suede.
Almofadas de suede.

Com relação aos cobertores e/ou mantas, colocando-as nos braços do sofá, como na imagem acima, fica bem estiloso.

Sofás geralmente não mantém o calor como uma cama, principalmente caso eles sejam de couro. Então, nesse caso, cobrir ele inteiro com almofadas e mantas pode até ser melhor do que só deixar a manta preparada ali nos braços.

Sofá manta
Sofá com manta.

Dessa forma, seu calor corporal não irá escapar quando se sentar ou deitar no sofá. E, caso sua manta seja pequena demais para cobrir o móvel, você pode deixá-la estrategicamente posicionada no seu lado favorito para se aconchegar mais tarde.

Quanto ao material, lã e tricô são opções bem quentes e que não necessariamente dão aspecto “antigo” ao ambiente, basta escolher uma boa estampa e cor que combine.

Poltrona Barcelona e cobertor.
Cobertor de tricô colocado por cima de uma Poltrona Barcelona.

Foque sempre em texturas que passam a sensação de aconchego e conforto, pois elas serão fundamentais para trazer beleza para a decoração de inverno.

Mudanças no quarto para o inverno

Durante o inverno passamos bem mais tempo no quarto, portanto, é preciso deixá-lo ainda mais acolhedor.

Para isso, coloque mais camadas na roupa de cama, fazendo uso de tecidos mais grossos. Além disso, forre a cabeceira dela, de preferência com algum tecido que combine com as cobertas/mantas.

quarto inverno
Quarto preparado para o inverno.

Cortinas e tapetes

Em épocas mais frias, tanto o chão quanto as paredes acabam contribuindo para deixar a casa mais fria, já que eles não retém o calor.

Para resolver isso, tapetes e cortinas podem ajudar, inclusive é um dos motivos para terem sido criados.

Tapetes macios e espessos são melhores para garantir o isolamento da temperatura mais quente. Nos quartos, é bom deixar um tapete pequeno ao lado da cama, para não sair dela com o corpo quente e pisar diretamente no chão, principalmente se for piso de pedra ou porcelanato.

quarto tapete
Quarto com tapete.

Além disso, tapetes são muito versáteis para decoração, já que possuem várias estampas e tamanhos, podendo ser utilizados em vários cômodos.

Entretanto, existem casos de pessoas que são alérgicas. E, caso você esteja nessa situação, uma boa saída é um tapete de nylon.

Esse tapete é antialérgico e inclusive mais fácil de limpar do que tapetes comuns.

Tapete nylon
Tapete de nylon.

Com relação às cortinas, quanto mais grossas, melhor, ainda mais à noite.

Durante o dia, principalmente no período da tarde, é possível deixá-las abertas sem que a casa esfrie.

Ao cobrir as janelas com a cortina, você evita que o vidro, que está gelado, deixe o calor escapar do ambiente. Porém, se a casa tiver persianas, a cortina não é necessária, basta manter a persiana fechada.

persiana inverno
Persianas fechadas.

Iluminação

Uma iluminação apropriada também faz a diferença para deixar sua casa mais quente. Isso é possível porque existem lâmpadas do tipo branco quente, que possuem uma luz em tom amarelado, combinando com o clima frio.

iluminação quente inverno
Iluminação quente.

Além das lâmpadas convencionais, luminárias de piso, arandelas e abajures dão bons resultado e ficam bem bonitos na decoração. Com eles, é possível criar uma iluminação alternativa que pode ser usada também em noites românticas.

iluminação abajur
Iluminação com auxílio de abajures.

Mas, existe sempre algo que foge a regra. Como essa iluminação traz a sensação de paz e descanso, ambientes como escritório podem ser prejudicados pelo uso de lâmpadas branco quentes.

No ambiente onde é necessário manter o foco e disposição essas luzes não funcionam, até mesmo na cozinha e lavanderia não caem muito bem. Foque mais nos quartos e sala.

Materiais e cores mais quentes

Existem certos materiais e até mesmo cores que conseguem dar a sensação de calor melhor que outros.

Mas não se preocupe, não é necessário trocar a cor das paredes da casa para que você não passe frio no inverno, basta usar outros recursos, como as próprias cobertas e almofadas que mencionamos antes.

Antes, conheça algumas das principaiscores quentes, são elas: laranja, vermelho, caramelo e cobre. Portanto, evite outras cores como azul ou verde.

Itens decorativos como quadros podem fazer parte da estratégia de aquecer a casa com cores quentes, principalmente porque o material da moldura também pode ajudar, como a madeira.

Madeira conserva calor e visualmente ela torna o ambiente mais confortável em climas frios.

Madeira é quente ao toque, conservando a temperatura.

Só tome cuidado para não deixar o ambiente com aspecto muito pesado, usando somente as cores quentes ou escuras. Se fizer isso, pode acabar tornando a casa um ambiente com clima desagradável.

Mudanças simples tornam o inverno mais confortável

Como você pôde ver, algumas mudanças simples na decoração podem fazer toda a diferença para que a casa fique bem confortável no inverno.

E a melhor parte é que a maioria dos itens mostrados aqui são fáceis de retirar no verão. Assim, você evita a sensação abafada quando as estações trocarem.

puff decoração inverno
Puffs também são ótimos para decoração de inverno.

Gostou do artigo?

Fique à vontade para comentar qual dica você mais gostou aqui embaixo. Logo responderemos você!

Clique aqui e conheça o catálogo da Essência e todas as opções de móveis que temos disponíveis. Planeje a nova decoração de sua casa com os melhores móveis de design, ficaremos felizes em te atender.

Até o próximo post.

Um Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *