Womb Chair: Sinônimo de Aconchego

Tempo de leitura: 6 minutos

Womb Chair: Sinônimo de Aconchego
AVALIE O ARTIGO!

A Womb Chair foi desenhada em 1947 por um dos nomes mais conhecidos e queridos no desing mobiliário: Eero Saarinen.

Arquiteto Eero Saarinen
Arquiteto Eero Saarinen

Filho do famoso arquiteto Eliel Saarinen, Eero nasceu em 1910 em Helsinki, capital e mais popular cidade da Finlândia. Contudo, em 1923, migrou
com sua família para os Estados Unidos .

Desde cedo, ele se destacava por suas aptidões artísticas, o que fez com que ganhasse um concurso de design em sua cidade quando tinha apenas 12 anos (1922) . Em outras palavras, Eero era um gênio desde criança.

A carreira de Eerno Saarinen

Mais tarde, estudou arquitetura em Yale e se formou em 1934. Eero inseriu em seus projetos as formas curvas e orgânicas, que ainda não eram utilizadas na época, e como resultado, fez parte da segunda geração de arquitetos modernistas.

Em 1937 , iniciou uma sociedade com Charles Eames , o que os levou ao desenvolvimento de uma série de móveis bastante vanguardistas, premiados várias vezes pelo MOMA.

Charles Eames à esquerda e Eero Saarinen à direita
Charles Eames à esquerda e Eero Saarinen à direita

Em 1947, venceu um concurso de arquitetura para o “Jefferson National Expansion Memorial” em St. Louis, e foi então que suas obras começaram a ganhar relevância.

Eero Saarinen trabalhando no Projeto Jefferson National Expansion Memorial
Eero Saarinen trabalhando no Projeto Jefferson National Expansion Memorial
Jefferson National Expansion Memorial
Jefferson National Expansion Memorial

Principais Projetos Arquitetônicos de Eero Saarinen

Dentre todas as grandiosas obras de Eero Saarinen, abaixo estão algumas muito importantes:

Poltrona e Puff Charles Eames

  • Dulles International Airport em Washington, DC ;
  • The Gateway Arch em St. Louis, Missouri ;
  • Auditório Kresge no Massachusetts Institute of Technology;
  • Ingalls Rink, em New Haven, Connecticutt (O Estádio de Hóquei da Universidade de Yale).

Os principais Móveis

Os móveis mais famosos criados por Eero Saarinen, foram então:

  • A Coleção Saarinen ou Tulipa, composta por mesas de jantar, laterais e de centro, bem como diferentes cadeiras;
  • A coleção Womb, que surgiu a partir da criação da Womb Chair, composta também pelo sofá e puff.
Mesa e Cadeiras Saarinen de Jantar
Mesa e Cadeiras Saarinen de Jantar
Poltrona Womb, Mesa Saarinen Lateral e Sofá Womb
Poltrona Womb, Mesa Saarinen Lateral e Sofá Womb
Poltronas e Puffs Womb e Mesas Saarinen laterais e de centro
Poltronas e Puffs Womb e Mesas Saarinen laterais e de centro

A criação da Womb Chair

Eero Saarinen criou a Womb Chair para atender a um pedido de Florence Knoll. Ela desejava “uma poltrona que fosse como uma cesta com almofadas, alguma coisa em que ela pudesse realmente se enrolar”.

Que bom que Knoll confiou seu desejo à pessoa certa. No final, o nome fez jus à idéia: Womb (Ventre), porque é realmente acolhedora como um ventre. Sua forma permite então que você tenha conforto sentado em diferentes posições.

Poltrona e Puff Womb
Poltrona e Puff Womb
Poltrona e Puff Womb
Poltrona e Puff Womb

É importante lembrar que, a partir da Womb Chair, Eero Saarinen criou também o Sofá e o Puff Womb, formando uma belíssima coleção, vista nas fotos anteriores.

Poltrona Shell

Eero fez a estrutura de toda a coleção em fibra de vidro, estofou com espuma e finalizou com o revestimento. Os pés foram feitos em aço.

Opções de acabamentos/materiais para a Womb Chair

Hoje há muita flexibilidade para a escolha do revestimento, que pode ser em tecido (suede, veludo, linho, sarja, jacquard) ou couro (legítimo ou ecológico). E acredite, acima de tudo, a Womb fica bonita em todos esses revestimentos, sem exceção.

Quanto à estrutura, você também pode escolher entre o aço inox e o cromado. Também há a opção de aço carbono com pintura, o que é ótimo, pois há muita procura pela base preta.

Womb Chairs com base preta
Womb Chairs com base preta

Diferenças entre o aço inox e o cromado

Depois de escolher o tecido que mais gosta e que melhor te atende, é hora de pensar na estrutura. Inox ou cromada?

A principal diferença entre esses dois materiais, é que o inox é mais resistente a corrosão (ferrugem) e até arranhões, então tem uma durabilidade maior e por isso é mais caro também. Esteticamente falando, o que difere um do outro é o brilho: o cromado é bastante brilhoso, já inox é mais fosco.

Como escolher o aço

Essas diferenças podem causar muita dúvida na hora de fazer a escolha, porque a diferença de valores também não é pequena. Para facilitar essa parte, tenho algumas dicas.

catalogo-arquiteto-designers

  • Mora em região litorânea? Então evite o cromado, porque a maresia pode enferrujá-lo rápido. O inox pode custar o dobro, mas neste caso compensa você investir um pouco mais, mesmo que precise esperar mais um pouquinho pra comprar. Como resultado, você vai sair no lucro, porque sua poltrona vai durar por muito mais tempo.
  • Não mora em região litorânea e quer economizar? O cromado pode te atender perfeitamente. É só ter alguns cuidados básicos, como não molhar, por exemplo. Além disso, há quem prefira o brilho extra que o cromado oferece.

Cuidados ao comprar sua Womb Chair

Quando for comprar sua Womb Chair, não se esqueça de conferir o acabamento do produto. Verifique se as costuras são bem feitas e se o formato e medidas seguem o padrão da poltrona original de Eero Saarinen. Isso faz toda a diferença!

Womb Chairs
Womb Chairs

Dica: se comprar pela internet, além das descrições, peça fotos reais ao vendedor e, se possível, algumas de mais perto. Assim ficará muito mais fácil para você saber a qualidade do produto que está adquirindo.

P.S: não se esqueça de checar se a loja oferece garantia e de quanto tempo.

A Womb Chair já esteve presente em programas de TV, para entrevistas e bate-papos, justamente por ser receptiva e aconchegante. Também já foi usada em filmes e novelas, porque agrega sofisticação e elegância às decorações.

Imagine chegar em casa, depois de um dia longo e cansativo,  e ter uma poltrona toda confortável esperando pra te “abraçar”? Difícil não querer uma!

Onde usar a Womb Chair

A Womb Chair pode ser usada em salas de estar, para conversar, assistir TV e receber amigos ou simplesmente relaxar. Também pode ser usada no quarto, para ler ou até mesmo para você sentar e colocar seus sapatos com mais calma e facilidade.

Poltrona e Puff Womb
Poltrona e Puff Womb

Agora você já sabe, se precisa de uma poltrona confortável e linda para compor sua decoração e está de olho na Womb, pode apostar que ela não vai te decepcionar. É muito bom quando compramos algo tem beleza, mas que também nos traz grande utilidade, não é mesmo?

Tem uma Womb Chair em casa, ou outro item da coleção, e adora? Comenta aqui embaixo. Vamos adorar saber da sua experiência!

Se não tem, mas está de olho, louco(a) pra comprar a sua também, é só clicar no link abaixo e fazer sua compra:
https://www.essenciamoveis.com.br/index.php?route=product/search&filter_name=womb

A Essência te oferece diversas opções de tecidos. Inclusive, se ficar em dúvida na hora de fazer sua compra, é só nos chamar no WhatsApp ou dar uma ligadinha nos telefones que estão no site.

Espero que este artigo seja muito útil pra vocês. Até a próxima! 😉

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *