Designer Ludwig Mies van der Rohe, 1927
As origens das Cadeiras MR em aço tubular são um pouco escuras, mas três nomes surgem na discussão, que podem ter sido grandes influenciadores para sua criação. Marcel Breuer é amplamente creditado com pioneira na exploração do material, Mart Stam parece ser o primeiro a conceber uma "cadeira sem pernas para trás", e Mies van der Rohe é lembrado como aquele que fez bonito.
Ludwig Mies van der Rohe projetou as Cadeiras MR para parte de sua contribuição da exposição Weissenhof em Stuttgart na Alemanha. Um projeto de cadeiras sem pernas traseiras, utilizando o aço tubular, até então uma novidade tecnológica na época, para criar um assento intuitivamente acessível e ergonômico.
Quando perguntado por que ele criou cadeiras com assentos de tamanho generoso, Mies van der Rohe respondeu que ele projeta cadeiras na qual ele se sentiria mais confortável sentado nela.
As Cadeiras MR possui seu design perfeitamente equilibrado, com o material inovador que resumem o estilo internacional. Foram premiadas com o Museu de Arte Moderna Award em 1977 e o Prêmio Design Center Stuttgart em 1978.
Sobre o designer
Ludwig Mies van der Rohe, nascido Maria Ludwig Michael Mies (Aachen, Alemanha, 27 de Março de 1886 - Chicago, Estados Unidos, 17 de Agosto de 1969), foi um arquiteto alemão, naturalizado estado-unidense, considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX, sendo geralmente colocado no mesmo nível de Le Corbusier ou de Frank Lloyd Wright. Foi professor da Bauhaus e um dos formadores do que ficou conhecido por Art Nouveau, onde deixou a marca de uma arquitetura que prima pela sinuosidade e aparente complexidade. Os edifícios da sua maturidade criativa fazem uso de materiais representativos da era medieval, como a pedra e a madeira, definindo espaços austeros mas que transmitem uma determinada concepção de elegância e cosmopolitismo. Quando jovem, trabalhou na empresa de cantaria do seu pai, antes de se mudar para Berlim onde começou a trabalhar com o designer de interiores Bruno Paul. Já identificado com as novas tendências da arquitetura, Mies é convidado a lecionar na escola vanguardista de arquitetura Bauhaus, fundada pelo seu colega - e crítico - Walter Gropius. Pertencem a este seu período algumas peças de mobília medieval, onde aplica antigas tecnologias artesanais, que viriam a se tornar particularmente populares até os dias de hoje, como a Cadeira Barcelona (e mesa) ou a Cadeira Brno. É desse período o seu projeto mais famoso, o Pavilhão Francês da Feira Universal de Barcelona: uma estrutura bastante pesada, sustentada por delgados pilares metálicos e constituída essencialmente de planos verticais e horizontais. Após a exposição o pavilhão foi demolido, mas sua importância foi tal que voltou a ser construído na década de 1990, como homenagem ao arquiteto e como símbolo do modernismo. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ludwig_Mies_van_der_Rohe
Todos os produtos
Fazer uma avaliação
Cadeira MR -Cromada/Camurça Laranja (sem braços)
X