Combinando cores na decoração

Aprenda agora o significado das cores e veja como combinar tons da melhor forma

& Categorias Decoração.

Olá,
Tudo bem?

A seguir dicas de suma importância para você que quer mudar de vez o visual da sua casa, combinando as cores certas na decoração, sua casa pode ter um visual exclusivo e o mais importante, com a sua cara.

Nós sabemos como as cores podem influenciar nossas vidas. Escolhemos roupas mais alegres e coloridas quando estamos felizes e cores mais pesadas ou escuras quando estamos tristes ou preocupados. Ultimamente o branco vem perdendo espaço nas paredes das casas e empresas, que vem aos poucos ganhando cor e vida. A melhor forma de avaliar qual cor fica melhor para sua casa é saber o significado de cada uma delas.

Amarelo

amarelo é uma cor que contribui para a felicidade. É brilhante, alegre, e simboliza o luxo. É como estar em festa a cada dia. E para os que ainda tem preconceito com essa cor, vejam como esses ambientes ficaram.

É considerado o mais expansivo entre os matizes, assim como o que mais atrai os olhos. A exploração de seu uso tem uma grande importância na obra de Vincent van Gogh. (Wikipedia)

Quarto Amarelo

Quarto Amarelo

Ambientes Amarelos

À esquerda a sala ganhou vida com o amarelo atrás das cortinas e sobre a lareira. Notem que as poltronas e demais objetos claros fizeram o ambiente ficar em equilíbrio. À direita um papel de parede com predominância da cor.

Decoração Verde e Amarela

E porque não o nosso tradicional amarelo e verde?

É uma cor que combina bem com o vermelho, roxo, verdes e alaranjados. Além disso temos a combinação preto – branco – amarelo, que fica muito bem na composição.

 

Azul

azul é uma cor fresca, tranqüilizante, que se associa com a parte mais intelectual da mente. O azul-marinho nos faz sentir descontraídos e calmos. O azul claro e o azul-celeste nos fazem sentir calmos e protegidos de todo o alvoroço das atividades do dia. Também é aconselhável contra a insônia. Mas cuidado, demasiado azul escuro pode produzir depressão.

O azul costuma estar associado à frieza, depressão, monotonia. E, por isso mesmo, também à paz, à ordem, à harmonia. Entre os matizes, é o menos expansivo e forte aos olhos. Sinônimos: cerúleo, cárdeo, celeste, azulado, safira. O azul estimula a criatividade. (Wikipedia)

Banheiro Azul

Banheiro Azul

Decoração Azul

Decoração Azul

Sala Azul

O nome da tinta é azul hortência ;)

Quarto de casal azul

O azul ajuda a controlar a mente, a ter clareza de idéias e ser criativo.

Quarto azul com nuvem

Quarto azul com nuvens brancas. No blog Dcoracao ensina o passo a passo para as nuvens. Link no final deste post.

Sala de Jantar com decoração azul

Sala de jantar com paredes e acessórios azuis.

Laranja

O laranja é uma cor alegre. Esta cor libera as emoções negativas, nos faz sentirmos menos inseguros, menos penosos, mais compreensivos com os defeitos dos outros e contribui à vontade de perdoar.

É uma cor viva que geralmente é associada a euforia, uma disposição enérgica e muito usada para chamar a atenção. Estudos indicam que a cor laranja em um ambiente pode deixar as pessoas do recinto eufóricas. A cor laranja foi escolhida pelas Forças Armadas dos Estados Unidos como a cor a ser usada para coletes salva-vidas por ser muito visível e contrastante com a cor do mar, mesmo à noite, e também por ser uma cor pouco comum na natureza. (Wikipedia)

Sala Laranja

Sala Laranja

Apartamento integrado cor laranja. Apesar do laranja estar em todas as paredes o teto, piso e móveis quebraram o choque da cor.

Cozinha laranja

O laranja estimula a mente, renova a fé na vida e é o perfeito antidepressivo.

Banheiro laranja

Mas lembre-se que deve ser usado em uma parede ou outra. É uma cor forte e a casa pode ficar desconfortável com predominância da cor. Espalhe objetos e acessórios mais claros/brancos quando usá-lo.

Violeta

Estas cores têm um profundo efeito sobre a mente e são utilizadas pelos psiquiatras para acalmar e tranqüilizar os pacientes que sofrem problemas mentais e nervosos. Equilibram a mente e ajudam a transformar as obsessões e os medos. Diz-se que a luz violeta tem propriedades relaxantes e bactericidas. O roxo está associado à noite. (Wikipedia)

Quarto Violeta

Quarto Violeta

Parede listrada violeta. As listras podem/devem ser feitas  de tamanhos e cores diferentes.

Sala púrpura, com o dourado do sofá, quadros e abajur ficou elegante a clássico.

Cozinha Violeta

Cozinha Violeta

Verde

O verde tem uma forte afinidade com a natureza e nos conecta com ela. É a cor que procuramos instintivamente quando estamos deprimidos ou acabamos de viver um trauma. O verde nos cria um sentimento de conforto, de calma e paz interior. Nos faz sentir equilibrados interiormente.

Verde representa a luta no mundo de movimentos de proteção ao meio-ambiente. Num semáforo, a cor verde geralmente representa “siga em frente” ou “passagem livre”. (Wikipedia)

Quarto com parede verde

Quarto com parede verde

Casa Fernanda Tavares. Parede verde atrás do sofá. Foto Caras.

Casa Fernanda Tavares. Parede verde atrás do sofá. Foto Caras.

Decoração Verde

Esse tom de verde deixou espaço delicado e tranquilo.

Vermelho

Uma das cores mais cobiçadas, o vermelho simboliza o poder, é a cor que se associa com a vitalidade e a ambição. Contribui também para a confiança em si mesmo, a coragem e uma atitude otimista ante a vida.

Na cultura humana, representa desde habilidades comunicativas aos nomes de bandas e ruas, não apenas na língua portuguesa. Ao longo do tempo adquiriu seu próprio simbolismo e valor psicológico na comunicação global. Significou riqueza e poder, e hoje é sinônimo do proibido, do violento, do apaixonante e do amoroso. É ainda elemento presente em terapias, religiões e até mesmo no senso comum. (Wikipedia)

Quarto Vermelho

Quarto Vermelho

Hall vermelho

Hall de entrega com tom vermelho-alaranjado.

Quarto Vermelho

Esse vermelho é bem forte mas foi aplicado na parede correta, atrás da cama.

Tons Pastel

Eles são fáceis de combinar e ficam modernos quando misturados a outras cores fortes. O pastel traz sofisticação e um toque moderno ao ambiente, fácil de combinar com qualquer cor e é o tom essencial para ambientes que não tendem sofrer mudanças na decoração no decorrer dos anos.

Ambiente com tons pastel e listras

Ambiente com tons pastel e listras

Ambiente tom pastel e azul

Ambiente com tom pastel na parede e móveis azuis.

Ambiente com tom pastel

Ambiente com tom pastel

Cimento Queimado

Cimento Queimado

O cimento queimado conquista fãs por ser uma opção rústica, elegante e, ao mesmo tempo, barata. Mas nada é tão simples: para garantir um piso sem rachaduras e outros defeitos, é preciso atentar e contar com um profissional especializado.

Sala Cimento Queimado

Pode ser usado para revestir pisos e paredes.

Cimento Queimado

O material é prático e dá um toque moderno ao ambiente.

Cimento Queimado

Aplicação do cimento no piso com Cadeiras Christie na mesa

Cimento Queimado

Parede com cimento queimado e ao fundo banquetas bombo na bancada

Cimento Queimado na sala de jantar

Cimento Queimado na sala de jantar

Paredes Brancas? Que tal sua mesa com essas cadeiras coloridas?!

Clique aqui e conheça essas cadeiras!

Cadeiras Coloridas?

Cadeiras Coloridas?

Gostou? Veja também nosso post sobre “Cadeiras Coloridas”

São muitas as opções de  texturas, cores, grafiato, gel, gesso etc. Abaixo cito alguns links que podem ser bem úteis na decisão de qual a melhor cor usar.

Mas lembre-se, se você tiver dúvidas, sentir insegurança,  ou quando o projeto for muito grande chame um profissional decorador. Além de participar da criação ele ajuda a poupar tempo e investimento.

Os preços para contratar variam muito, pode ser por m² ou hora técnica. Para evitar surpresas, solicite previamente uma tabela de honorários.  Alguns profissionais oferecem de uma simples consulta ao projeto completo. Vale a pena pesquisar!

Um Abraço!

...
GOSTOU DO QUE VIU? Curta, compartilhe, tweet... ajude outras pessoas com este conteúdo, não vai lhe custar mais de 20 segundos. Desde já eu agradeço!

Faça como mais de 8.112 pessoas.
Receba nossas novidades. (É grátis!)

My Amazing Gravatar

Olá, muito prazer! Sou Eder Prado da Essência Móveis, uma loja que ajuda você a melhorar a estética do seu ambiente. Espero poder te ajudar com algumas dicas sinceras de decoração e espero ainda mais aprender com você. Obrigado por estar aqui!

166 Comentários

    • JOSÉ MÁRIO RODRIGUES ROCHA 16 de setembro de 2013 às 9:07

      GOSTARIA DE PINTAR MINHA SALA COM DUAS CORES QUE COMBINE COM MEU ESTOFADO DE COR MARRON CHOCOLATE, PISO PORCELANATO COR BEGE. MIM DÊ UMA DICA FICO NO AGUARDO, AGRADECE MÁRIO

      Responder
    • angela Braga 24 de julho de 2014 às 0:12

      oi boa noite…
      estou decorando o quarto do meu namorado.
      comprei guarda roupa e cabeceira da cor bege, e o guarda roupa tem uns detalhes branco.
      comprei também um quadro de foto vermelho.
      nossa cama é branca;
      eu e ele pensamos em pinta o quarto de bege e a parede onde vai ficar a cama de vermelho. e colocar o quadro q eu comprei na parede bege,
      voce axa q vai ficar bom? ou compro outro tom de tinta?
      temos 21 e 22 anos.

      Responder
      • Eder Prado 24 de julho de 2014 às 14:23

        Olá Angela,
        Tudo bem?

        Primeiramente muito obrigado por fazer sua pergunta.
        Sim, pode pintar de bege, vai ficar ótimo. Você também pode pintar de marfim ou camurça, também ficará ótimo.
        Espero ter ajudado.

        Um abraço!

        Responder
    • Clea 16 de agosto de 2014 às 20:23

      Olá,
      Gostei muito das decorações que foram postadas.Preciso de uma ajuda com decorar um sala grande onde o chão é preto com detalhes em branco ( tipo sofás e cortinas )…
      Obrigada Clea

      Responder
  1. maria ercilia 27 de julho de 2012 às 11:40

    ola eu moro na suissa e eu sou portuguesa é assim a minha sala é forrada a madeira castanha e tenho uns sofas em beje os moveis tv em branco e tb tenho uma mesa de vidro eu gostaria de pintar a parede por de traz da tv eu gostaria de saber uma cor que fique la bem.obgo

    Responder
    • Eder Prado 27 de julho de 2012 às 16:26

      Maria Ercília,

      Uma cor que cairia bem com sua sala seria um azul petróleo ou vinho escuro, acho que cairiam bem.

      Espero ter ajudado.
      Abraços!

      Responder
  2. Lilian Brasiliano 25 de junho de 2013 às 13:07

    Boa tarde .

    Estava vendo as fotos cada coisa mais linda q a outra. Bom estou casandando e eu comprei meus moveis tudo da mesma cor tudo branco com preto meu quarda roupa ele e branco com riscos preto eu acho minha cama e branca a cabeceira parece de um sofá e eu to na duvida nas cores das paredes e na decoração ainda não comprei nada pra decora minha casa gostaria de umas ideias . Bjs

    Responder
    • Eder Prado 1 de julho de 2013 às 16:47

      Nayara,
      Tudo bem?

      Você pode usar e abusar do verde na decoração, entretanto, lembre-se de usar tom sobre tom na hora da combinação. As cores precisam se complementar, sendo assim, evite competição entre uma cor e outra!

      Responder
  3. Viviane Santos 30 de setembro de 2013 às 11:13

    Olá Bom dia,

    Gostaria de pintar minha sala com duas cores que combine com meu sofá de cor cinza, rack preto,e piso preto e branco…..me dê sua opinião por favor…
    No aguardo Obrigada !!!!

    Responder
    • Eder Prado 1 de outubro de 2013 às 11:07

      Viviane,
      Tudo bem?

      Com certeza pintaria de amarelo, gosto muito dessa combinação. Até um laranja para dar mais contraste. Agora se você gosta de tranquilidade, pinte de azul ou roxo.

      Espero ter ajudado. ;)

      Responder
  4. regiane 2 de outubro de 2013 às 17:52

    olá Eder fazer o piso de minha área de churrasco com o cimento queimado, mas já ouvi dizer que ele sempre racha(dá rachaduras) é verdade? e como evitar?

    Responder
    • Eder Prado 2 de outubro de 2013 às 17:58

      Olá Regiane,
      Tudo bem?

      Problemas com rachaduras não ocorre somente com piso em cimento queimado, mas sim em paredes, tetos e qualquer outro tipo de estrutura mal feita.

      O piso de cimento queimado é feito de forma quase que artesanal, vai mais pela mão boa do pedreiro do que qualquer outra coisa. Precisa-se fazer um bom contra-piso e estruturar bem o “terreno”.

      Há também blocos de pisos que imitam cimento queimado, esse são legais, pois o tipo de assentamento é idêntico aos convencionais.

      É isso.
      Grande abraço!

      Responder
  5. Cida Ferreira 12 de outubro de 2013 às 11:24

    Bom dia, td bem?

    Vou fazer meu dormitório casal; tenho piso laminado de madeira na cor CARVALHO.
    Você poderia me orientar qual a cor mais adequada, gostaria de algo mais leve,
    porque samos um casal de meia idade.

    Obrigada. Cida

    Responder
    • Eder Prado 15 de outubro de 2013 às 17:59

      Olá,
      Tudo bem Cida e você?

      Provavelmente escolheria um Branco Neve ou Azul Paz, essas duas cores estão disponíveis no site da Suvinil. São duas cores claras e própria para ambientes que exigem tranquilidade e espaço para quadros.

      Recomendo. :)

      Responder
  6. Ione 22 de outubro de 2013 às 10:23

    Olá! Como vai?
    Minha sala é americana, com 3 paredes amarelo claro e uma parede mostarda(onde fica o Home cinza tipo demolição). O piso laminado e as cortinas são marfim. Estou com dúvida na cor do sofá e do tapete. Gosto de ambientes claros, mas quero sair um pouco dos tons neutros para dar uma alegrada no ambiente. Vc pode me ajudar?
    Grata
    Abs. Ione

    Responder
  7. CLAUDIA 4 de novembro de 2013 às 17:16

    Olá Boa Tarde

    Preciso de sua ajuda : A parede da minha sala é toda amarela claro gostaria de pinta uma parede de uma outra cor, que cor sugereria. E a cortina que cor poderia ser. Pensei para cortina lilas com roxo, que acha? Mas nesse caso que cor pintaria uma parede? Lembrando que minha sala é bem pequena. Obrigada pela ajuda.

    Responder
    • Eder Prado 5 de novembro de 2013 às 11:22

      Claudia,
      Tudo bem?

      Se na sua sala tem uma boa iluminação, você pode pintar de verde escuro a sua parede, harmoniza bem com roxo e lilas.
      Se na sua sala tem somente uma foco de luz, geralmente no teto, é conveniente pintar de branco, pois harmoniza muito bem com as cores da sua cortina e deixa o ambiente mais claro, uma vez que roxo é uma cor escura.

      Espero ter ajudado! :)

      Responder
  8. Aline Silva 8 de novembro de 2013 às 8:41

    Oi… eu fiquei encantada com a forma de decoração que vc usa. A minha sala é de cor branca mas o sofá é vermelho, eu gostaria de saber se existe uma forma simples para inclui-lo com os outros móveis, sem que eu tenha que me desfazer dele. Se puder me ajudar desde já agradeço! Um abraço.

    Responder
    • Eder Prado 14 de novembro de 2013 às 17:06

      Vermelho é uma cor que chama atenção, entretanto, você não precisa descartar. Pode sim dar certo com outros móveis.
      Aqui vão algumas cores que combinam com vermelho: grafite, preto, o próprio branco, amarelo, bege e salmão.

      Responder
  9. Rosangela Joaquina 13 de novembro de 2013 às 0:00

    Olá amiga, comprei uma cortina verde com branca para a sala e gostaria de saber que cor tenho que pintar as paredes o sofá é azul marinho estampado e a estante é preta.
    Na cozinha os móveis são brancos, a mesa de vidro e cadeiras de inox, que cor pinto a cozinha? bjs e obrigada espero receber uma resposta rápida, pois tenho uma festa dia 14 de dezembro e ainda tenho que pintar a casa toda e as paredes estão salmão desbotadas, por favor me ajude!

    Responder
  10. Gisele Mendes 20 de novembro de 2013 às 1:05

    Olá, eu comprei uma casa nova, e estou pensando em fazer a decoração da casa toda branca e vermelha, os moveis todos branco só o sofa vermelho e as paredes brancas. A decoração branca e vermelha que eu falo é cortina, cocha, toalinhas e tapetes vermelho e branco. Fica legal? Desde ja agradeço a atenção.

    Responder
    • Eder Prado 9 de dezembro de 2013 às 19:24

      Olá Ana,
      Tudo bem?

      Sala pequeno e móveis escuros pedem cores claras.
      Você pode usar azul claro, branco ou até mesmo um lilás.
      Não utilize cores escuras, irá prejudicar o ambiente.

      Um abraço!

      Responder
    • Erisete 26 de junho de 2014 às 18:12

      minha sala de estar coloquei em uma parede revestimento em porcelanato estampada de flores bege e entre o revestimento coloquei um espelho de 200x 260 e gostaria de saber se posso colocar as cortinas roxo bem escuro e o sofá bege e as paredes pensei no marfim, gosto de cores alegres

      Responder
      • Eder Prado 27 de junho de 2014 às 9:23

        Olá Erisete,
        Tudo bem contigo?

        Sim, pode sim. Se for um bege claro, o roxo vai contrastar bem com o bege. No sofá, uma vez que você já tem bege, eu colocaria outra cor, por exemplo, um branco ou verde clarinho.

        As paredes eu colocaria algo bem clarinho também. Atente-se para não “fechar” o ambiente.

        Dúvidas? Estou por aqui!
        Um abraço!

        Responder
  11. Kleber 6 de dezembro de 2013 às 13:31

    É incrível como algumas pessoas tem, além de criatividade e conhecimento, a disponibilidade para ajudar o próximo, e vc é uma dessa pessoas. Sensacional o blog. E vou aproveitar tb. Tenho uma cozinha toda branca(armários, parede), que tem um pilar(que não pode ser removido) de sustentação vermelho bem no meio. Eu quero colocar prateleiras abertas, mas não sei que cor e material usar, pois o mesmo material das prateleiras eu gostaria de combinar com um conjunto de mesas e cadeiras. Vc acha que madeira fica legal? se sim qual a tonalidade. desde ja agradeço pela força! Abraço!

    Responder
    • Eder Prado 9 de dezembro de 2013 às 19:19

      Kleber,
      Tudo bem?

      Primeiramente muito obrigado pelas palavras. Fico lisonjeado com isso.
      Madeira combina com tudo, já o tom precisa realmente escolher. Eu usaria um tom claro, dê uma olhada nesta foto http://bit.ly/1e1AZhH

      O cinza escuro fica bem bacana também, dê uma olhada http://bit.ly/1d5rMzQ

      Agora, se você quer uma combinação alto astral, utilize amarelo. Amarelo e Vermelho combina, mas tem que gostar.

      Um abraço!

      Responder
  12. Kleber 10 de dezembro de 2013 às 9:57

    Muito bacana! Vc me deu uma idéia sensacional. Acima do pilar vermelho existe uma parede branca e vou pintá-la de cinza. Acho que vai ficar bem bacana. Quando estiver pronto mando o resultado pra vc ver. Obrigado!

    Responder
  13. Raquel 20 de dezembro de 2013 às 18:14

    Olá Eder Prado,
    Minha sala é toda marrom…Sofá marrom,móveis imbuia/preto,chão em madeira!! Quero dar uma vida na minha sala… Queria saber se eu pintar a parede principal com um azul turquesa ,colocar uns detalhes em amarelo e duas colunas em amarelo (puffs,almofadas,jarros) será que vai ficar estranho,exagerado damais!? Aguardando sua resposta!! ;)

    Responder
  14. gisele 21 de dezembro de 2013 às 2:06

    Olá, gostaria que me ajudasse. estou montando minha casa e um dos quartos tem móveis imbuia e preto, cortinas pretas e piso laminado bem claro(decape), gostaria de dicas para pintura de parede. penso em por uma das paredes com papel de parede estampado em tom cinza. Me dê idéias por favor.
    obrigada

    Responder
    • Eder Prado 10 de janeiro de 2014 às 9:48

      Gisele,
      Cuidado ao usar cinza com preto, o efeito é bacana, mas pode deixar o cômodo um pouco triste.
      Sou suspeito pra falar, mas gosto muito de preto e amarelo, mas não sei se seria ideal para o quarto.
      Mas se não quiser mesmo errar, você pode usar todas as paredes brancas e colocar um papel de parede na cabeceira da cama, há várias opções e tenho certeza que vai ficar lindo.
      Um abraço!

      Responder
  15. Edelane puntel 30 de dezembro de 2013 às 13:54

    Olá, me mudei para um apê”zinho”.. pekenino, quarto, cozinha benheiro.. Estou fazendo uma decoração estilo “roots”.. as paredes são em um tom puxado para o amarelo, tipo mostarda, porém mais claro. Gostaria de pintar minha mesa de cozinha e as cadeiras.. tb tenho e banquetinhas.. quero colori-las.. Tem alguma sugestão de cores para as mesas cadeiras e banquetas?? Gosto de cores, pensei em utilizar dus cores e brincar com essas.. Mas tenho medo de errar.. Podem me dar uma luz?? Obrigadaa.. Adoro laranja, azul e pensei tb no vermelho.. Mas preciso de cores q conversem entre si..

    Responder
    • Eder Prado 10 de janeiro de 2014 às 9:43

      Edelane,
      Não tenha medo de errar.

      A combinação “laranja e azul” é tendência para este ano. Não abuse muito de cores fortes, pois pode cansar a vista. Mas se você é uma pessoa alto astral e que gosta de cores quentes, pode até sim rolar um laranja com vermelho.

      Dê uma olhada neste link, vai lhe ajudar bastante a ter inspiração.
      http://bit.ly/decoracao-laranja-azul

      Um grande abraço!

      Responder
  16. Ricardo Alexandre 6 de janeiro de 2014 às 19:47

    Queria comprar cadeiras de jantar preto..meu Ap é pequeno queria pintar a sala de jantar e estar, queria opiniões para combinações de cores com as cadeiras pretas…

    Responder
  17. Priscila Paz 24 de janeiro de 2014 às 15:12

    ola..acabei de colocar o piso do meu quarto ele é de cor amadeirada escura. e agora estou na duvida sobre que cor mando fazer o guarda roupa…poderia me ajudar?

    Responder
    • Eder Prado 5 de fevereiro de 2014 às 19:19

      Priscila,
      Você pode acompanhar o tom escuro do piso, mas tome cuidado com os outros elementos que compõe a decoração, pois a perigo de você deixar a decoração meio pesada.
      Misturar tons de madeira não é uma boa saída.
      Um abraço!

      Responder
  18. Silvana 14 de fevereiro de 2014 às 21:22

    Adorei o quarto em violeta, e gostaria de saber a sua opinião em questão a cor de que piso combina com a cor violeta. Por gentileza, me enviar resposta. Grata !!

    Responder
  19. Aderaldo 1 de março de 2014 às 15:30

    Ola!!!
    estou mudando de casa e gostaria de algumas ideias o piso e de madeira cor IMBUIA quase TABACCO e o rodape e da mesma cor, nao sei que cor pintar as paredes??? ah ainda nao comprei os moveis da sala os outros moveis sao tds brancos bem modernos mais nao queria fazer o clasico branco e preto o que fazer??? eu gostaria de um ambiente com alegria cores vivas mais tenho medo de esagerar…
    obg

    Responder
    • Eder Prado 7 de março de 2014 às 11:17

      Aderaldo,
      Tudo bem?

      Eu gosto muito de paredes brancas para este caso. Madeira Imbuia é escura e vai tirar um pouco da claridade do ambiente. Se os móveis serem brancos, você pode optar por parede cinza claro ou até mesmo arriscar um cimento queimado (claro também e colorido). Com paredes assim, você consegue utilizar quadros, mandalas e outros itens para deixar o ambiente mais alegre. Fica bem mais fácil para mudar, certo?

      Espero ter ajudado.
      Um abraço!

      Responder
  20. Tabata 4 de março de 2014 às 20:58

    Olá, estou começando a decorar meu ap (que é pequeno), o piso vai ser preto e branco com uma das paredes vermelha( papel de parede com desenhos) será que vai ficar bom? Não sei se deixo as outras todas brancas ou uso um tom de cinza oque vc acha?

    Responder
    • Eder Prado 7 de março de 2014 às 11:02

      Tabata,
      Você está indo pelo caminho certo.
      Cinza e preto vai escurecer muito o ambiente, a cor vermelha também não traz muita claridade.
      Por isso, continue com a parede branca no ambiente.
      Abraço!

      Responder
  21. aline 31 de março de 2014 às 20:52

    Ola, sou Aline e estamos reformando o apartamento que por sinal já esta no final, agora so falta a pintura.
    Nosso quanto e grande com laminado e painel e home nas cores de madeira, um amadeirado mais acinzentado e marron e meu banheiro e aberto com vista para todo a quarto a pia e o aparado em mármore branco. não sei que cor usar, quero destacar a pia mas estou com medo de rebocar o quarto pois já tem muita madeira.

    que cor devo usar

    Aline minas gerais

    Responder
    • Eder Prado 8 de abril de 2014 às 19:01

      Aline,
      Tudo bem?

      Você pode pintar as paredes em terno da pai em um verde bem escuro, assim vai realçar a cor branca.
      Outro ponto que você pode melhorar é a iluminação central, em cima da pia, costuma valorizar um pouco mais os objetos.

      O que acha?
      Um Abraço!

      Responder
  22. Daria 3 de abril de 2014 às 2:17

    Ola,comecei a fazer a docoracao da minha casa,o ton da parede e pastel,os meus sofás são pretos igualmente a mobília de sala de visitas,que tipo de curtina uso?que tipo de acessórios uso para decoração?ja que a mobília da sala de jantar tem o tampo mármore escuro e cadeiras brancas.o que me aconselham fazer.obrigada

    Responder
  23. Heveline 3 de abril de 2014 às 10:32

    Socorro Sr. Eder!!!
    O chão de nossa sala é granito lindo preto, o sofá vermelho liso e sem mais nem menos minha mãe pintou as paredes de rosa. Isso tem salvação? Há algo que se possa fazer para atenuar a gravidade das coisas? Uma cor de tapete, móveis ou cortinas, ou mantos no sofá, ou almofadas ou uma mágica para ter harmonia numa sala assim?

    Responder
    • Eder Prado 8 de abril de 2014 às 19:09

      Heveline,
      Tudo bem?

      Branco ou cores bem clarinhas no estilo “pastel”. Tudo que você colocar de cor neste ambiente vai “berrar”, por isso, utilize branco e se ficar muito branco, utilize móveis transparentes (policarbonato ou vidro), assim você vai conseguir neutralizar um pouco mais.

      Qualquer dúvida estou à disposição,
      Um Abraço!

      Responder
  24. izabela 22 de abril de 2014 às 23:10

    boa noite comprei um sofá da cor grafite, mais estou em duvida , queria pinta uma parede da sala de roxo ou violeta , ficaria lega , ai eu ia compra painel branco e o rack ficaria lega ??? obs. a parede vai ser branca somente uma que vou pinta de roxo ou violeta me ajudar :(

    Responder
  25. edina 7 de maio de 2014 às 22:18

    Olá… compramos uma casa nova… na área da piscina os muros são pintados de verde musgo… o piso é de cerâmica no tom telha é muito bonito mas posso melhorar mudando as cores dos muros ou este verde combina???obrigada.. abraços

    Responder
  26. LUCILENE CARIOCA 15 de maio de 2014 às 11:04

    EDER;bom dia.tenho uma parede de tecido branca e preta,gostaria de fazer um aparador de vidro nas laterais.Qual a cor que coloco dos objetos para decorar.Fica bom. Abraço,LUCILENE.

    Responder
  27. Pollyanna Rocha 30 de maio de 2014 às 22:59

    Pintei minha sala com a cor creme e uma parede vermelho goiaba.Sendo que minha cortina e vermelha, e os outros detalhes são marrom,bege e vermelho..O q acha,será muita informaçao.?

    Responder
  28. Karla 31 de maio de 2014 às 12:51

    Olá,tenho um guarda roupas imbuia com preto e a cama box(ainda sem cabeceira), quero colocar três nichos quadrados em cima da cama e não sei de cor pintá-los.As paredes são brancas e quero pintar mas também não sei qual cor devo usar,se em todas ou em uma ou duas?Me ajudem a decidir o que fica melhor.Obrigada.

    Responder
    • Eder Prado 3 de junho de 2014 às 17:29

      Eu colocaria vermelho, além de ser a cor da paixão, vai dar mais vida ao seu ambiente.
      Madeira imbuia com preto e cama box (sem cabeceira) acredito eu que precisa de uma pouco mais de alegria.
      Utilize adesivos decorativos para sua cabeceira, fica bem interessante.

      Um Abraço!

      PS: Ah! Pinte todos os nichos na mesma cor. :)

      Responder
  29. Daniela Brenda 27 de junho de 2014 às 3:36

    Olá, meu quarto é todo branco com uma parede vermelho rubi e os moveis são preto com cinza escuro. Queria mudar um pouco, colocar prateleiras e alguns acessórios de parede, mas não sei q cor usar, queria sair um pouco do cinza com preto…

    Responder
    • Eder Prado 14 de julho de 2014 às 13:54

      Olá Daniela,
      Tudo bem?

      Você pode utilizar prateleiras de vidro transparente ou de madeira de demolição que está super em alta.
      Pra sair um pouco do preto, substitua o cinza ou mesmo o preto por amarelo, costuma contrastar bem.

      No mais, tenha uma ótima semana.
      Um abraço!

      Responder
  30. Luciana 16 de julho de 2014 às 15:45

    Olá!
    Estou decorando minha casa e tenho uma dúvida: minha cozinha tem paredes brancas. A mesa é branca e as cadeiras, vermelhas. Geladeira, fogão e micro ondas são bancos. Minha louça, enfeites, panelas, demais utensílios, são vermelhos e roxos. Comprei 1 armário “estilo livreiro” (sem portas, só prateleiras) em madeira rústica de demolição e uma cristaleira de 1 porta da mesma madeira.
    Minha dúvida é: deixo a madeira crua ou pinto os 2 móveis de branco? Não usarei armários (aqueles comuns, padrão nas cozinhas) na cozinha, só estes dois e um balcão embaixo da pia (que ainda não comprei mas penso em branco…). Usarei prateleiras brancas direto nas paredes.
    Tu pode me ajudar?? Se achar interessante outras dicas, aceito!!!!

    Responder
  31. Gabriela 22 de julho de 2014 às 8:43

    Bom dia, td bem?

    Vou reformar meu sofá e gostei de um tecido étnico com detalhes em rosa e preto.
    Vou fazer a poltrona com o tecido étinico e o sofa de dois lugares em preto.
    Que cor de parede posso pintar minha sala para ficar bem bacana?
    tapete e cortina também sao minha duvida.

    Obrigada!!!

    Responder
    • Eder Prado 24 de julho de 2014 às 14:26

      Rosa e Preto são fortes, eu realmente escolheria uma cor mais clean para a sua sala, de repente uma branco ou até mesmo variantes de creme.
      O tapete deve acompanhar as cores, pode utilizar-se tons de cinza ou marrom, pois combinam com o preto.
      Abraços!

      Responder
  32. Gabriela 22 de julho de 2014 às 8:46

    Bom dia,

    Estou querendo reformar meu sofá e minha poltrona.
    Encontrei um tecido lindo, étnico com as cores predominantes em rosa e preto.
    Gostaria de saber que cor de parede posso pintar a sala e tambem como cor de tapete e cortina.

    Obrigada…

    Responder
    • Eder Prado 24 de julho de 2014 às 14:25

      Rosa e Preto são fortes, eu realmente escolheria uma cor mais clean para a sua sala, de repente uma branco ou até mesmo variantes de creme.
      O tapete deve acompanhar as cores, pode utilizar-se tons de cinza ou marrom, pois combinam com o preto.
      Abraços!

      Responder
  33. Thays 25 de julho de 2014 às 16:57

    Olá, amei essas decorações…
    Estou com uma duvida e gostaria que me orientasse. Meu quarto é lilas e os moveis são tabacos e pretos, e alguns adesivos brancos na parede. Gostaria de saber que cor de prateleiras ficaria mais harmonica, preto ou branco?
    Por favor, me responda o mais rápido que puder…
    Obrigada desde já.
    Beijos

    Responder
    • Eder Prado 27 de julho de 2014 às 22:11

      Olá Thays,
      Tudo bem com você?
      Ótimo gosto o seu, deve ser muito bonito seu quarto.
      Sem dúvida as prateleiras brancas ficariam melhor, as pretas iriam pesar um pouco no seu ambiente.
      Eu quem devo agradecer pela confiança.
      Um abraço!

      PS: Recebo muitos pedidos de ajuda e respondo todos na velocidade que consigo, procuro ajudar todo mundo na ordem de sequencia e me desculpe se a resposta não foi tão rápida como imaginava.

      Responder
  34. CATARINI 27 de julho de 2014 às 23:36

    Boa noite, estou reformando meu quarto e gostaria que me ajudasse em alguns detalhes. A parede da cabeceira da cama esta pintada de Amarelo(grafiato) as demais branca. Comprei um guarda roupas da cor Ciliegio com Patina, a cabeceira da cama e almofadada branca com botoes preto. Estou com duvida em que cores usar no restante dos moveis e decoracoes (criado, painel tv, tapete e cortina), preciso necessariamente usar a mesma cor do guarda roupas no outros moveis? Quais cores posso usar?

    Responder
    • Eder Prado 1 de agosto de 2014 às 15:27

      Olá Catarini,
      Tudo bem? Saiba que é um prazer falar com você.

      Não, você pode abusar e ousar nas cores. Amarelo, branco e ciliegio são cores praticamente “neutras” na decoração. Você pode combinar com cinza, fica muito bacana… o preto também cai bem. Veja uma foto bacana neste link => http://bit.ly/cinza-amarelo-branco

      No mais, espero ter ajudado.
      Tenha um excelente final de semana.

      Um abraço!

      Responder
  35. Bruna 5 de agosto de 2014 às 19:53

    Boa noite,

    Vou comprar meus móveis e serão todos claros, talvez um cinza, ou branco/preto ou até mesmo marrom. Pensei em pintar a sala de branco neve e uma parede de laranja. O quarto pensei em branco neve e uma parede azul ou lilás/violeta.

    Responder
  36. Rita 12 de agosto de 2014 às 6:28

    Olá:
    Precisava de uma ajuda urgente:
    Estou a pintar a minha sala de bege muito claro (cor cetim quase branco) e tenho uma lareira modelo antigo com uma fiada de tijolos à volta da entrada da lareira que estão pintados de branco com juntas pretas. De que côr devo pinatr estes tijolos? E a lareira?
    Obrigada

    Responder
    • Eder Prado 14 de agosto de 2014 às 11:57

      Olá Carla,
      Tudo bem?

      Eu não aconselho utilizar essas duas cores, pois elas são fortes.
      Mas se utilizar, o quarto da sua filha não pode ter paredes com cores fortes, precisa ser branco ou creme bem claro para a decoração não “gritar” muito.
      Eu dei uma pesquisada no google e achei muita coisa sobre decoração laranja e rosa, veja no link à seguir algumas ideias que podem lhe ajudar: http://bit.ly/laranja-e-rosa

      Um abraço!

      Responder
  37. ALANA PENA 21 de agosto de 2014 às 19:32

    oi boa noite quero pintar minha casa e americana meu sofa e preto minha estante e preta com marfim minha mesa de centro e preta e os moveis da cozinha sao branco com detalhe preto meu piso e bege, tava pensando em jogar um laranja fechado em duas parede e bege no resto oq vc acha.vai ficar bom

    Responder
  38. Regina 4 de setembro de 2014 às 17:39

    Oi, minha dúvida é em relação a cor do sofá que devo comprar, já que temos duas poltronas na cor preta ( camurça) com os pés prateados. Que cor de sofá e rack devemos comprar para combinar com essas poltronas. Muito obrigada

    Responder
  39. Elisangela 15 de setembro de 2014 às 11:55

    Ola, estou com uma duvida enorme.Comprei uma casa e a parede esta com uma textura rústica “verde escuro”,não quero outro tom pq gostei.mas não sei o tom dos estofados e as almofadas, e qual tipo de movéis.Podem me ajudar .
    Obrigada!!

    Responder
    • Eder Prado 19 de setembro de 2014 às 10:04

      Elisangela,
      Móveis claros!
      O verde escuro tira a luz do ambiente, então prefira móveis claros.
      Você também pode aplicar um papel de parede um uma das paredes, a combinação ficará fantástica.
      Tenha um ótimo final de semana.
      Abraços! :)

      Responder
  40. Bruna 15 de setembro de 2014 às 11:58

    Bom Eder, tudo bem?

    Vou pintar meu quarto e gostaria da sua opinião..

    Quero pintar a parede que vai ficar a cama de laranjado e o restante das demais parede de bege.
    Será que ficará bom?

    Responder
    • Eder Prado 19 de setembro de 2014 às 10:06

      Tudo ótimo comigo Bruna e com você?
      Eu não arriscaria laranja e bege, se você procurar no Google sobre “Decoração Laranja e Bege” certamente irá encontrar temas de festas.
      Eu utilizaria o laranja com branco, você terá muita luz no ambiente e poderá utilizar móveis escuros.
      Espero ter ajudado.
      Um abraço! :)

      Responder
  41. Paula Moura Parnahyba 19 de setembro de 2014 às 13:25

    Boa tarde,
    Ameeeeei as dicas, as sugestões, as fotos, tudo!!! Está de parabéns!!!
    Mas me tira uma dúvida: quero pintar uma parede do meu quarto de lilás ou roxo, a parede atrás da minha cama. Porém a cortina é verde. Qual cor fica melhor: lilás ou roxo?
    Obrigada.

    Responder
  42. Luciane 21 de setembro de 2014 às 9:41

    Oláaa..me ajude?! Comprei uma casa e estou em dúvida em relação a sala. Tenho um sofá preto mas sempre com a capa branca,pensei em pintar a parede de palha ou pérola pois acho aconchegante, mas tenho almofadas em marron, bege,vermelho escuro e mostarda. Pensei em um tapete bege claro,fica legal? Tenho baús tailandezes que adoro mas os móveis da Tv e laterais do sofá são brancos.. obrigada desde já

    Responder
    • Maria Estevam 24 de outubro de 2014 às 18:02

      Olá Luciane.
      Como suas almofadas são em tons quentes, a parede em cor de palha combinaria melhor. Tapete bege claro também fica dentro de uma paleta de cores favorável!

      Obrigada pelo contato.
      Um abraço.

      Maria Estevam (Minuto Decoração)

      Responder
  43. Tania Cruz 23 de setembro de 2014 às 16:05

    Olá!
    Adoro suas dicas!Vamos lá!
    A parede da minha sala, que fica de frente para a porta de entrada, ao fundo, foi pintada numa cor entre o salmão e o laranja e as restantes continuam brancas.
    Pergunta 1 – Cabe colocar quadros com armação em inox e vidro na frente, nesta parede colorida? Uns dizem é que espelho fica legal ,principalmente quando de frente para a porta de entrada; outros ,dizem que não, que o que fica legal são quadros…
    Quanto a TV:
    Pensei em colocá-la nesta parede, mas não vai dar porque a janela é ao lado e,mesmo que eu coloque cortina, não vai dar para ver direito.
    Então, estou pensando em colocá-la na parede entre a porta do quarto e esta janela, que possui um espaço bem bacana, dá até para colocar um painel e um rack( não penso em colocar rack no momento.)Esta parede é a da esquerda de quem entra.

    Na parede à direita(deve ter uns 3,5/4 metros de distância entre as duas), será onde colocarei o sofá, talvez de madeira com almofadas, com quadros do tipo que citei acima.

    Outra pergunta(UFA!): São 6 gatos em casa e você já imagina o estrago no sofá que já possuo, daí querer trocar por um de madeira com almofadas. rsrsr
    Quais tipos de tecidos você me recomenda usar? Se bem que tb gosto de sofás pretos, mas o problema é saber os tipos de tecidos
    Desculpe te crivar de perguntas, mas gostaria muito de sua opinião
    Desde já, agradeço sua resposta!
    Um abraço,
    Tania

    Responder
    • Maria Estevam 24 de outubro de 2014 às 17:54

      Olá Tania.
      Bom, muitas pessoas gostam de colocar em frente a porta de entrada, diz a lenda que evita maus fluidos. Mas acredito que telas que representem bem o seu gosto são ótimas para entrada da casa, e gosto muito delas em vidro, pois ele da movimento.
      A colocação da TV deve levar em conta principalmente a distancia do sofá e se a luz que reflete nela não vai atrapalhar a visão.
      Para evitar que seus gatos destruam seu estofado, prefira tecidos com a trama bem fechada, pois ai a unha do seu gato não vai destruir tão facilmente o tecido. E cores mais escuras são indicadas para quem tem animal em casa, pois escapar da manchas é difícil.

      Obrigada pelo contato.
      Um abraço.

      Maria Estevam (Minuto Decoração)

      Responder
  44. stella 24 de setembro de 2014 às 9:18

    Olá…adorei suas dicas! Preciso mto de sua ajuda! Minha sala é americana, meus moveis da cozinha são preto com branco, o balcão que separa a sala/cozinha é revestimento maderado e os moveis da sala são um aparador de madeira de demoliçao e sofa antigo rústico com madeiras do lado no couro meio marrom bege rssss! Quero saber qual tipo de tapete uso na sala? Sendo que atrás do sofá tenho uma mesa em madeira oval com quatro cadeiras e quero colocar um tapete em baixo dela tbém! As paredes são tds brancas! Minha intenção é pintar em tons pastéis! Rssss. Socorrooo….pode me ajudar! Obrigadaaaa. Abraçoss

    Responder
    • Maria Estevam 24 de outubro de 2014 às 17:46

      Olá Stella!
      Sua sala já tem bastante informação, como me disse que seus moveis tem estilo rustico, um tapete com tons amarronzados cairia bem. O tapete perto do sofá, pode ser mais felpudo, ou mais grosso. Já o das cadeiras prefira um mais liso.

      Obrigada pelo contato.
      Um abraço.

      Maria Estevam (Minuto Decoração)

      Responder
  45. Andrea Gomes 24 de setembro de 2014 às 21:00

    Adorei o blog, você é muito especial por nos passar dicas tão preciosas.
    Parabéns!!
    Tenho uma duvida na minha sala, pois nao sei qual cor de cortina colocar
    na decoração tenho duas telas coloridas, uma parede cinza de frente, um puf amarelo e uma coluna com piso imitando madeira. Nãi quero colocar cortina branca. Qual cor fica melhor e qual modelo ?

    Responder
    • Maria Estevam 24 de outubro de 2014 às 17:38

      Olá Andrea.
      Coloque alguma das cores presentes em suas telas, assim você foge do branco, mas segue a coloração do ambiente.
      As cortinas de tecido são mais clássicas e as de persiana mais praticas. O tipo de cortina depende muito do estilo da sua decoração, e da iluminação que você quer na sala.

      Obrigada pelo contato.
      Um abraço.

      Maria Estevam (Minuto Decoração)

      Responder
  46. Jaqueline 2 de outubro de 2014 às 8:42

    Olá Eder. Estou gestante e estou montando o quartinho do bebê. Porém, o bebê irá dividir o quarto com meu outro filho 6 anos. Todos os móveis desse quarto é da cor marfim, e meu desejo era colocar um berço marfim também, mas não estou encontrando berço nessa cor para comprar, somente todo branco, ou branco com outros tons de madeira, tipo: mel, carvalho, etc., que são madeiras claras mas de tons diferentes do marfim. O que seria mais aconselhável fazer nesse caso para garantir uma combinação melhor?

    Responder
    • Maria Estevam 24 de outubro de 2014 às 17:28

      Olá Jaqueline.
      Nesse caso eu apostaria em uma cor, em um berço colorido, afinal como você vai dividir o quarto, o berço se destacaria. Coloque ele na cor que desejar, afinal marfim é neutro e combina com quase tudo.

      Obrigada pelo contato.
      Um abraço.

      Maria Estevam (Minuto Decoração)

      Responder
  47. Aldilley 2 de outubro de 2014 às 20:55

    Boa noite,

    Estou muito em dúvida…
    Meu piso é beje, tapete puxado pro marron, estante branca com marron (mais branco) e sofá quase um bege…. quero muito mudar a cor da minha parede, minha sala é bem pequena… Pensei em amarelo gem para todas as paredes acham que combina???
    Como posso enviar uma foto da minha sala pra vcs????

    Obrigada

    Responder
    • Maria Estevam 24 de outubro de 2014 às 17:23

      Olá Aldilley.
      Olha se sua sala é pequena, não arriscaria em pinta-la toda de amarelo, colocar um tom de amarelo não tão berrante em apenas uma parede, ai sim essa cor ficaria alegre e não atrapalharia o desenvolvimento do ambiente.

      Obrigada pelo contato.
      Um abraço.

      Maria Estevam (Minuto Decoração)

      Responder
  48. Cristiane 2 de outubro de 2014 às 23:48

    ola, preciso urgentemente de uma dica para meu quarto de casal, quero colocar uma textura rustica vermelho cardinal e não sei o que colocar nas outras paredes se coloco cor palha, marfim ou areia
    Desde já agradeço!

    Responder
  49. talita 5 de outubro de 2014 às 0:43

    Oi…tudo bem? Queria muito a ajuda de vocês, tenho um sofá na cor camurça, que cor devo pintar uma parede para se destacar e o tapete que cor deve ser?

    Responder
    • Maria Estevam 24 de outubro de 2014 às 17:18

      Olá Talita.
      Tudo bem e você?
      Bom, cores como vermelho goiaba, ou azul tiffany realçam bem os tond de camurça. E no tapete, acredito que um tom de camurça bem claro, quase bege.

      Obrigada pelo contato.
      Um abraço.

      Maria Estevam (Minuto Decoração)

      Responder
  50. Flórda 6 de outubro de 2014 às 4:47

    Oi,
    Eutou para pintar a minha casa, meu sofá é castanho escuro a mesa de centro também com um vidro transparente, o televisor é preto assim como o rack, a mesa de jantar e respectivas cadeiras cor preta. Gostava de saber quais as cores que devo usar para a sala e cor das cortinas que devo colocar.
    Cumprimentos
    FG

    Responder
    • Maria Estevam 24 de outubro de 2014 às 17:14

      Oi!
      Para as paredes de sua sala, uma cor que fica bonita em tonalidades de castanho escuro é o azul, ele destacaria seus moveis pretos. Mas não em todas as paredes, apenas em uma ou duas. nas outras um tom de areia bem clarinho, quase branco.

      Obrigada pelo contato.
      Um abraço.

      Maria Estevam (Minuto Decoração)

      Responder
  51. Cristina 15 de outubro de 2014 às 12:40

    Boa tarde, Eder, como vai?
    Eu já publiquei esta dúvida ontem, mas chequei o site hoje, e o comentário sumiu.. Portanto, desculpe-me se isso aparecer duas vezes. Lá vai: Eu tenho uma parede em “L” na minha sala, pintada de vermelho goiaba. Em um dos lados dessa parede, eu planejo colocar um buffet, de estilo mais retrô, com pés palito. Eu vi um buffet que eu gostei muito, porém a cor dele é um azul turquesa bem clarinho, de laca brilhante. Gostaria de saber se essa cor combina com a parede, e com o resto da sala. As outras paredes são todas brancas, existe uma mesa de jantar quadrada de vidro preta, com cadeiras pretas do outro lado da sala, junto a um espelho que toma toda a largura da parede. Ainda não temos sofá. A cozinha é americana, e as cores predominantes também são branco e preto, com alguns toques de inox. Eu gostaria de fazer algo diferente do preto e branco na sala, mas tenho medo de errar, e ficar completamente destoante de todo o resto. Você pode me ajudar? Desde já obrigada!

    Responder
    • Maria Estevam 24 de outubro de 2014 às 17:04

      Olá Cristina.

      Se está em duvida se pode colocar o azul turquesa em detalhes da decoração, saiba que sim, ele se destacaria próximo a sua parede cor vermelho goiaba. como você esta procurando um estilo diferenciado, não se prenda ao que combina, aposte em objetos e cores que conversem entre si.

      Obrigada pelo contato.
      Um abraço.

      Maria Estevam (Minuto Decoração)

      Responder
  52. Maria Cecilia 18 de outubro de 2014 às 9:46

    Bom Dia
    Gostaria muito que mim ajudassem a escolher a cor do meu armário da cozinha, porque minha pia é granito preto e as portas da pia são de vidro preto, o revestimento é preto e branco, e tem uma mesa de vidro branca de alumínio com o encosto marrom escuro, pois não queria o armário preto e branco não pois já enjoei do preto e branco gostaria de mudar, o que vocês mim sugerem, desde já muito obrigada, Bjs.

    Responder
    • Maria Estevam 24 de outubro de 2014 às 17:00

      Olá Maria Cecilia.
      Pelo que entendi, você vai trocar os armários, e continuar com a mesa e a pia. Desta forma na sua cozinha ja existem “3 cores”, o branco, preto e marrom.
      Para não ter erro, coloque armários em tonalidades de madeira, marrom, misturando com detalhes em preto.

      Obrigada pelo contato.
      Um abraço.

      Maria Estevam (Minuto Decoração)

      Responder
  53. Silvia Kanehisa 19 de outubro de 2014 às 21:30

    Olá, gostaria de uma sugestão para o meu quarto. Já fiz a pintura que é texturizada o teto é marromescuro e a parede onde a cama ficará encostada também. O resto do quarto é texturizado em verde menta claro. Gostaria que me ajudassem com a cor que eu poderia usar para fazer a decoração. Estou com muitas dúvidas sobre isso, se puderem me ajudar ficarei muito grata. Um abraço, Silvia

    Responder
    • Maria Estevam 24 de outubro de 2014 às 16:51

      Olá Silvia.
      As cores que certamente ficariam bonitas, seriam o próprio tom de verde um pouco mais escuro, apenas em alguns detalhes; a madeira em móveis e objetos, e também tons de areia e bege, pois eles não quebrariam as outras cores como o branco, mas ajudam a iluminar o ambiente.

      Obrigada pelo contato.
      Um abraço.

      Maria Estevam (Minuto Decoração)

      Responder
  54. Fábia 23 de outubro de 2014 às 21:16

    Boa noite, gostaria muito de uma ajuda, vou aplicar na minha sala em duas paredes laterais um tecido floral com flores em vinho, detalhes em marrom e listras no próprio tecido em cinza claro, um tecido super bonito, na parede logo de entrada tem um grafiato, na parede da porta vou deixar ela lisa, gostaria de saber qual cor posso dar para essa parede de grafiato para combinar e a outra lisa, me ajude, tenho medo de pecar com as cores.

    Att.

    Responder
    • Maria Estevam 24 de outubro de 2014 às 16:35

      Olá Fábia.
      Como o tecido que será aplicado nas paredes laterais tem bastante informação, o melhor seria que você utilizasse de tons mais neutro nas outras paredes, mas que componham a paleta de cor do seu tecido.
      Nas outras paredes eu acredito que um cinza claro seria bom, ou caso queira uma cor mais viva, na parede liza, coloque um tom proxio ao vinho da estampa de flores, ou branco mesmo.

      Obrigada pelo contato.
      Um abraço.

      Maria Estevam (Minuto Decoração)

      Responder
  55. Fábia 23 de outubro de 2014 às 21:32

    Olha eu de novo…rsrs

    Já no meu quarto vou usar um tecido somente na parede da cabeceira da minha cama, o tecido também é floral, mas com o tom das flores em violeta com detalhes em verde escuro, quais cores posso usar nas demais paredes? Pensei em uma delas em listras com cores em branco, violeta escuro e cores um pouco mais claras, na parede que vou usar o tecido vou usar o tecido somente na metade da parede, pois na parte de baixo vou usar placas de gesso, que não serão pintadas, vão ficar brancas mesmo.

    Abs.

    Responder
    • Maria Estevam 24 de outubro de 2014 às 16:43

      Olá Fábia.
      Na parede que deseja colocar as listras, acredito que listras mais grossas em tons um pouco mais claros de violeta, tiras um pouco mais finas com a tonalidade violeta igual ao do seu tecido, e umas bem fininhas em verde escuro. e nas outras paredes, coloque tons bem claros de violeta, quase branco, ou branco mesmo. Assim toda decoração vai conversar entre si.

      Obrigada pelo contato.
      Um abraço.

      Maria Estevam (Minuto Decoração)

      Responder
    • Maria Estevam 24 de outubro de 2014 às 16:28

      Olá. Cortinas que certamente combinariam, são de cores como: areia, bege e até mesmo marrom. Mas caso queira cores mais vivas, prefira as cores quente, elas conversam melhor com a tonalidade dos seus moveis em tabaco.

      Obrigada pelo contato.
      Um abraço.

      Maria Estevam (Minuto Decoração)

      Responder
  56. Suelin 24 de outubro de 2014 às 16:04

    Olá! Adorei as dicas! Parabéns pelo blog.

    As paredes da minha sala são todas brancas, o sofá azul petróleo (ou quase isso), poltronas cinza, mesa de centro espelhada, lustre de cristal e painel para TV na cor branca. Gostaria de saber que cores de tapete e cortina posso usar?
    Prefiro ambientes mais aconchegantes e luminosos.

    Desde já, obrigada!

    Um abraço.

    Responder
    • Maria Estevam 24 de outubro de 2014 às 16:18

      Olá, Que bom que gostou das dicas.
      Uma forma ideal de deixar seu ambiente aconchegante e ao mesmo tempo luminoso, seria colocar o tapete e as cortinas em tons de cinza.
      O cinza é uma cor neutra, que realça as outras cores do ambiente.
      No tapete, um cinza mais escuro, nas cortinas talvez um tom mais claro, vai do seu gosto.
      Tomara que tenha ajudado.

      Obrigada pelo contato.
      Um abraço.

      Maria Estevam (Minuto Decoração)

      Responder

Deixe seu comentário

XHTML: Você pode usar html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>