História dos Móveis: A ideia principal da mobília

Tempo de leitura: 5 minutos

Olá,
Tudo bem?

A história dos móveis desenvolve-se à partir do momento em que o Homem deixa de ser nômade, ou seja, desde o momento em que passa a possuir uma habitação fixa, e acompanha a sua história política, social e artística até à atualidade. Ao longo do tempo, os móveis foram evoluindo ao lado das necessidades humanas, a capacidade técnica e a sua sensibilidade estética. Deste modo a sua caracterização varia muito de acordo com a região e a época, podendo-se fazer uma divisão por períodos ou estilos que se inserem mais ou menos dentro dos grandes movimentos da história da arte.

Nessa série iremos estudar toda a história dos móveis, desde suas criação em determinadas pontos do mundo até a sua atualidade.

Veja o vídeo deste conteúdo:

Móveis na Antiguidade e Antiguidade Clássica

Skara Brae

Estima-se que os primeiros móveis foram construídos no Reino Unido, em Skara Brae, que é uma povoação em pedra, datada do período final do neolítico 3100 a 2500 a.c.. As lajes de pedra serviam de mobília para criar prateleiras, arcas e camas. Essa foi a ideia elementar dos móveis.

Skara Brae
Skara Brae

Antigo Egito

Uma das primeiras sociedades a utilizar móveis foi o Egito. Preservar os mortos e seus pertences possibilitou a descoberta de vários móveis em tumbas como a da Rainha Hetepheres e a do jovem faraó Tutankhamon, tal tradição de mumificar pessoas dizem que passou, mas os desenhos dos móveis ainda continuam o mesmo.

Desde os tempos mais primórdios, os egípcios já utilizavam grande parte dos modelos de móveis que conhecemos hoje, como bancos, cadeiras, camas e mesas. A mobília egípcia divide-se em móveis cerimoniais, associados à representação de poder, com uso de simbolismos, como por exemplo, o trono. E a mobília utilitária, como as camas, bancos pequenos e apoios para cabeça. Hoje não é muito diferente, não?

Os tronos e cadeiras cerimoniais eram revestidos a ouro e/ou prata, já a mobília utilitária possuía pouco acabamento, permanecendo com a cor natural da madeira. O interessante é que mesmo há mil anos atrás, os artesãos egípicios já conheciam sistemas de encaixes para madeira. Para complementar, a decoração egípicia era feita com pedras preciosas, ouro, prata, ébano, marfim, vidro e cerâmica.

Cadeira Egípicia
Cadeira Egípicia

Grécia

Não há muitas informações sobre o mobiliário grego como os egípicios, mas pelo que sabemos, os gregos prezavam pelo conforto, pois desenvolviam móveis que se adaptavam perfeitamente ao corpo. Havia também uma divisão bem clara para cada ocasião, por exemplo, existiam cadeiras para serem usadas em cerimonias ao ar livre, como a kline e outra para o uso diário, como a cadeira klismos, direcionada ao público feminino. Os gregos também usavam pequenas mesas, para fazer as refeições e colocar objetos. Os pertences eram pendurados nas paredes ou guardados em arcas e armários.

A esquerda Cadeira Klismos no túmulo de Hegeso, c. 400 a. C., repare nas formas. A direta, representação do banqueta com a Kline
A esquerda Cadeira Klismos no túmulo de Hegeso, c. 400 a. C., repare nas formas. A direta, representação do banqueta com a Kline

Roma

O mobiliário romano é derivado do móvel grego, mas distingue-se pelo luxo e pelos materiais nobre, como o bronze e o mármore. Os móveis romanos possuem grande variedade de tipos, divididos também entre o uso comum e o uso cerimonial.

Os romanos criaram alguns modelos, como a cadeira semi-circular e as mesas pequenas tripés, usadas para refeições. O vocabulário decorativo do mobiliário inclui os característicos pés com forma de patas de leão e também cariátides e outras figuras mitológicas que sustenta as pernas de mesas.

A esquerda, Lectus, um dos móveis móveis mais utilizados pelos romanos. A direita, a Triclinia consistia em uma estrutura em U, formada por três Lectus
A esquerda, Lectus, um dos móveis móveis mais utilizados pelos romanos. A direita, a Triclinia consistia em uma estrutura em U, formada por três Lectus

Entre os móveis de assento, o Lectus era um dos mais importantes, presente na maioria das casas romanas. Suas funções eram variadas: descanso, refeições, bate-papo… Utilizado como assento e repouso, sobretudo em cerimônias e banquetes. Confeccionado em madeira, tinha uma cabeceira desenhada com motivos decorativos em bronze, que servia como apoio para o braço quando se estivesse recostado.

Já a Cattedra era uma cadeira com encosto, geralmente usada pelas mulheres e idosos.Este modelo é adotado posteriormente no período medieval, no espaço religioso. Mais um móvel de assento utilizado pelos romanos era a Sella Curulle, um modelo sem encosto, derivado dos bancos, com dimensões generosas.

A Cattedra Romana
A Cattedra Romana

Outros modelos de móvel de assento são representativos da suntuosidade e da solidez dos móveis desenvolvidos pelos romanos. Por exemplo os pés com forma de pata de leão e o encosto semi-circular. Entre os móveis romanos destacam-se os modelos utilitários, como algumas mesas e braseiros. As mesas utilizadas em áreas externas eram geralmente confeccionadas em bronze e mármore no tampo. As pernas eram ornamentadas com figuras decorativas e cariátides.

Lindo, não?!

Ainda teremos mais posts sobre a história dos móveis.

Um abraço!

17 Comentários



  1. Sempre que recebo seus emails, abro rapidamente,porque acabo aprendendo algo novo
    e descubro novidades.

    Responder

  2. Esta sua postagem foi extremamente oportuna e útil. Estou cursando História do Mobiliário no Curso de Design de Interiores, neste momento.
    Traz mais informações e as imagens estão muito boas.
    Um abraço,

    Responder

  3. Nossa, que delícia de viagem no tempo!
    Adorei esse post, que ajuda a gente a entender um pouco mais porque somos todos loucos por móveis!!!!

    Responder

  4. Olá,
    adorei a postagem…me salvando em meu artigo acadêmico.
    Poderia me informar as referências sobre o conteúdo?
    Grata! 🙂

    Responder

    1. Pesquisamos em muitos blogs e no próprio Wikipedia. O que fizemos foi dar um pouco mais de dinamismo ao conteúdo. Muito obrigado pelo seu feedback. Um abraço! 🙂

      Responder

    1. Bom dia, Sr. Renan. Tudo bem?
      Agradeço e fico feliz que tenha gostado. Continue nos acompanhando, é um prazer tê-lo em nosso blog!

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Atenciosamente,
      Equipe Essência Móveis de Design
      Televendas: (11) 4872-8131
      Celular e WhatsApp: (11) 9 9711-3126

      Responder

  5. Gostei muito dos textos, bem sucintos e ilustrados.
    Quando terão as próximas etapas?

    Responder

  6. Gostei muito da sua abordagem
    E quero continuar lendo mais sobre o assunto
    Grato

    Responder

    1. Olá! Tudo bem?

      Ele é de setembro de 2012. 😊

      Atenciosamente,
      Equipe Essência Móveis de Design
      Central de Atendimento: (11) 2189-9333
      WhatsApp: (11) 99711-3126

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *