Poltrona Wassily, por Marcel Breuer

Tempo de leitura: 3 minutos

Poltrona Wassily, por Marcel Breuer
4 (80%) 2 Votos

A Poltrona Wassily é um modelo de cadeira desenhada pelo húngaro Marcel Breuer entre os anos de 1925 e 1927, produzida posteriormente por Standard-Möbel.

Marcel Breuer sentando em sua Poltrona Wassily
Marcel Breuer sentando em sua Poltrona Wassily

O Designer

Marcel Breuer (21 de maio de 1902, Pecs, Hungria – 1º de julho de 1981, Nova Iorque, Estados Unidos) foi um arquiteto norte-americano de origem húngara.

Fez parte da primeira geração de alunos formados pela Bauhaus, escola vanguardista de arquitetura e design. É de destacada importância seu trabalho com design de mobiliário, cuja obra é vendida até hoje.

Seus móveis contribuíram para revolucionar o mercado de móveis até então.

Formou-se em Weimar (primeira sede da Bauhaus) em 1924 e passou a lecionar na escola até 1928 (quando esta já estava instalada em Dessau). Sua relação com a instituição era bastante estreita, o que acabou lhe rendendo a diretoria da instituição após a saída de Mies Van Der Rohe.

Enquanto professor de Bauhaus, realizou uma série de experimentos no design mobiliário.

Foi aí que projetou e executou os primeiros protótipos da Cadeira Wassily (cujo nome é uma homenagem ao colega Wassily Kandinsky, também professor). A Wassily é, hoje, uma das cadeiras do autor mais famosas do mundo.

Poltrona e Puff Charles Eames

Com a ascensão do nazismo, Breuer instala-se em Londres e associa-se ao escritório F. R. S. Yorke, do grupo MARS.

Poltrona Wassily (1925)

Inspiração

Construída com o mesmo material de sua querida bicicleta Adler, a cadeira B3, mais tarde conhecida com Wassily, é um dos primeiros exemplos de tecnologia de aço tubular se infiltrar no design moveleiro.

Bike Wassily
Bike Wassily

A Poltrona Wassily foi um dos primeiros produtos a emergir da Dessau Bauhaus, ajudando a consolidar a reputação da escola como uma força de liderança no design funcional.

Sin estos dos principios básicos ni el sentido común, ni la experiencia, ni el gusto ni en trabajo son suficientes. — Marcel Breuer. (1902-1981)

Foi também um dos primeiros desenhos a explorar o aço tubular, cujos aspectos, tais como força estrutural, leveza, aparência rígida e elegante, permitiram a criação de móveis em novas e surpreendentes formas.

Poltrona Shell

Poltrona Wassily, Marcel Breuer
Poltrona Wassily, Marcel Breuer

A cadeira foi inicialmente fabricada pela Thonet, companhia austríaca pioneira na fabricação de móveis, e estava disponível apenas em branco, preto ou tecido de malha de arame, nas formas dobrável e não dobrável.

O modelo B3 foi uma solução para o desafio técnico de se redefinir qual deveria ser a aparência de uma cadeira e como ela deveria ser feita.

Poltrona Wassily
Poltrona Wassily

Enquanto sua requintada concha, contornada por finos tubos de metal niquelado, faz com que ela se pareça mais com um desenho técnico linear, na verdade, seu volume espaçoso e seu estilo simples resultam na cadeira perfeita.

O sentido de fluidez e de continuidade de linhas determinada pelos tubos cromados dobrados imprimiam-lhe um ar dinâmico que era acentuado pela tensão introduzida pelas tiras de couro (ou de lona, conforme as versões) que constituíam o assento, o encosto e o suporte para os braços.

Embora aparentemente complexa, a forma desta cadeira teve como base um volume cúbico, uma solução formal que se encontrava presente em outras famosas cadeiras projetadas nesta época, como os sofás de cúbicos de Le Corbusier.

Poltrona Wassily no Hall
Poltrona Wassily no Hall

A sua estética mecanicista e tendencialmente abstrata respondia à tendência do movimento racionalista representado pela Bauhaus, para a criação de formas simples e para o uso de materiais ligados à produção mecânica.

catalogo-arquiteto-designers

O objetivo era possibilitar a construção destes produtos em grande escala, o que permitiria (pelos menos teoricamente) reduzir os seus custos e a consequente democratização do design de qualidade.

Hoje a Poltrona Wassily é comercializada por relativamente poucas lojas de design no Brasil, uma delas é a Essência Móveis de Design, que dispõe da Poltrona Wassily no acabamento em Couro e Pêlo. Acessar link no site da Essência.

Comentários

2 Comentários


  1. Estou interessado em adquirir 2 poltronas Wassily. Gostaria de receber especificações do produto e respectivo preço. Material utilizado e cores, além do prazo de entrega.
    Estou em Belo Horizonte/MG.
    Antonio Carlos

    Responder

    1. Olá Antonio,
      Tudo bem?

      Nós já entramos em contato com o Sr. e queremos sua avaliação sobre nosso atendimento.
      Contamos com sua opinião.

      Um abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *